Nós Indicamos


As novas carreiras dentro do Marketing


IgnitionOne aponta alguns cargos em voga com a mistura das áreas de Marketing e TI

A tecnologia transformou completamente a realidade da área do Marketing e da Publicidade. Se antes o Marketing era um braço da Comunicação, com a tecnologia, ele próprio se ramificou em diversas outras áreas de atuação, transformando-se no Marketing Digital.

Enquanto o Marketing Digital de 10 anos atrás se apoiava em conhecimento de design (para criar banners e anúncios on line) e redação, hoje, ele é também marketing de dados. Ou seja, se apoia no Big Data e em inteligências e plataformas programáticas, automatizadas.

A automatização de processos – jogo das máquinas - é um caminho sem volta. Isso significa que mão de obra qualificada é dispensável? Pelo contrário! A boa notícia para quem pensa em atuar com marketing ou TI é que não faltam hoje opções para profissionais que queiram desbravar as novas oportunidades que o avanço tecnológico proporcionou.

O marketing de dados pode assustar no nome, mas ele comanda campanhas(sejam elas de conteúdo, branding ou com foco em vendas)criadas especificamente para cada indivíduo, de acordo com seu comportamento de navegação e interesses pessoais. Essas informações são armazenadas em bancos de dados administrados por plataformas automáticas que juntas reúnem o Big Data.

Manuel Materon, Diretor de Operações da IgnitionOne para a América Latina enumerou algunscargos que surgiram na sequência do Marketing Digital.

Confira:

Web designer
Desenha interfaces que atraiam o usuário e que, além disso, sejam de uso fácil. Envolve também elaboração de websites.

Especialista em Usabilidade - UXDeve oferecer uma experiência de utilização de uma página na web como algo intuitivo e de fácil aprendizagem, para que a página tenha fluidez e navegabilidade.

Especialista em SEM – Search Engine MarketingDeve criar e monitorar campanhas de links patrocinados. Bem como saber avaliar suas métricas e montar novas ações com base em estratégias inteligentes.

TraffickerResponsável por programar, gerenciar e controlar o tráfego de uma página na web, e encarregado de manter o bom desempenho das redes solucionando rapidamente eventuais problemas.

Especialista em SEO – Search Engine OptimizationUma das atividades mais importantes de um site. Deve saber como ranquear melhor, como atrair mais acessos, como otimizar o site da melhor maneira, de forma que fique bem ranqueado organicamente nos motores de busca.

Gerente de Comunidades SociaisEste profissional vai acompanhar as plataformas de redes sociais como LinkedIn, Twitter, Facebook, Youtube, SnapChat, entre outras, para escutar os usuários e traduzir como cada comunidade se sente. Dessa forma, falará sobre a empresa para cada um deles da forma adequada.

BI – Business IntelligenceÉ a união de TI com negócios. Não basta saber só de tecnologia e sistemas, precisa ter conhecimento em negócios, finanças, administração e gestão.

Data ScientistAlguém que olhe para dados para encontrar oportunidades e propor ações, ativações e soluções. Um especialista em dados que saiba analisar as informações disponíveis para ativação de campanhas.

Client ServicesEste profissional deve traduzir as reais necessidades dos clientes para dentro da empresa; medir custos de implementação e desenhar soluções customizadas.

Growth HackerApesar do “hacker” no nome, não existe nada escuro nessa atividade. O profissional deve usar uma abordagem exclusivamente digital para atingir o mercado, entendendo os hábitos, os comportamentos e as tendências. Sempre muito ligado ao que acontece no momento para criar mensagens persuasivas e inseri-las na rotina dos usuários. Esse profissional é especializado em crescimento rápido para startups.

“Hoje em dia o profissional de marketing digital precisa ter uma formação muito mais analítica e de exatas para poder gerir a quantidade de informações que esse meio gera. Perfis como estatísticos e engenheiros hoje em dia podem ter bastante relevância no marketing Digital”, diz Manuel Materon.

Sobre a Ignition OneA Ignition One é líder global em soluções de marketing digital. Sua plataforma integrada permite a centralização e organização de dados dos usuários da internet, entregando às marcas e agências a possibilidade de campanhas cross-channel muito mais eficazes. A IgnitionOne ainda possui uma ferramenta de scoring de engajamento, que determina o valor de cada usuário que busca por um produto de modo que ele pode ser impactado em qualquer canal no exato momento em que ele procura.
A IgnitionOne Brasil, sob o comando de Edmardo Galli, é o braço que mais cresce no espectro global da companhia, tendo quadruplicado de tamanho em apenas 3 anos. “Crescemos mais de 100% ao ano desde 2013”, diz Galli. “Publicidade de dados, marketing digital, programática, tudo isso não é só a bola da vez. Veio para ficar”.

_______________
Fonte: Beatriz Minne Schauff - www.flotereschauff.com.br
As novas carreiras dentro do Marketing As novas carreiras dentro do Marketing Reviewed by Empresas S/A on 10:24 Rating: 5

Nenhum comentário: