Todo mundo quer fazer o tal do networking, mas você sabe como realizá-lo de maneira adequada?
Mais do que conhecer pessoas, o networking é uma rede de contatos que deve ser constantemente atualizada e fortalecida. Alguns truques podem ajudar.
A especialista Ana Paula contou algumas dicas para fazer networking. Ana é arquiteta de marca pessoal e LinkedIn Creator. Além de palestrante, consultora, mentora, jornalista e mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com mais de 17 anos de experiência em gestão de marcas, reputação e comunicação corporativa. Hoje, seu trabalho é ajudar os profissionais a construírem propósito, narrativa de carreira e reputação.
1. Todo networking é interesseiro, mas também precisa ser interessado.
Toda relação humana envolve uma agenda individual, todo mundo se aproxima do outro para obter um ganho e, tá tudo bem, somos animais sociais cooperativos, ninguém é ou faz nada sozinho. Por isso, lembre-se que o bom networking é aquele onde você dá primeiro, pra depois receber. Dê atenção e escuta, informação útil, ajude a resolver um problema da pessoa. Quando você precisar, ela irá retribuir. Mostre-se disponível e pronto para ajudar.
Em compensação, o networking ruim é aquele em que, com pouco ou nenhum vínculo, ou conexão, você já chega pedindo. Por que aquela pessoa te ajudaria? Pense nisso antes de iniciar o contato!
2. O networking é um pilar essencial da sua marca pessoal.
Não saia atirando para todos os lados, entenda a quem você pode ajudar e o tipo de pessoa com quem deseja se conectar. Aborde as pessoas certas e de maneira adequada, conheça o terreno em que está pisando, esteja informado e autoconfiante da imagem que deseja passar.
Afinal, uma interação negativa pode prejudicar a sua reputação e a construção de marca pessoal, por isso, tome cuidado e lembre-se de olhar para as pessoas e interações com carinho.
3. Use as redes sociais de modo adequado.
O Networking também pode ser feito à distância. Se conecte com pessoas interessantes, siga criadores de conteúdo em diversas plataformas, absorva inspiração e referência. Aproveite o lado positivo das mídias digitais.
Atualize o seu próprio perfil com informações relevantes e coerentes. Interaja, amplie a sua base. O Linkedin é perfeito para isso, mas outros espaços também podem ajudar a se conectar com novas pessoas. Tente criar ou um integrar um nicho específico de pessoas com interesses em comum.
Tome cuidado com o que posta em qualquer espaço virtual, nunca sabemos quem está lendo, mesmo em contas privadas. Reclamações podem não ser muito bem vistas, poste apenas aquilo que se conecta com a imagem que deseja transmitir a todos.
4. Participe de grupos e eventos.
Ainda falando sobre interesses em comum, no mundo online é possível encontrar diversas opções de grupos e comunidades sobre vários temas, busque alguns e faça tentativas. Entenda o ambiente, faça interações sutis e aumente conforme o tempo e abertura que receber.
Já no universo off-line, temos muitas opções de eventos temáticos que propiciam o ambiente ideal para criar redes de contatos. Mapeei opções, entenda aqueles quais as pessoas que te inspiram participam e vá, não tenha vergonha de abordar as pessoas e puxar conversas. Mais uma vez, leia o ambiente, vá com calma, mas com coragem e autenticidade.
5. Em qualquer que seja o ambiente, fale, mas também escute.
Às vezes a ansiedade ou a vontade de se apresentar falam mais alto, sim, mas é super importante prestar atenção no outro, mesmo que você já acompanhe suas postagens ou trajetória.
Demonstre interesse, pergunte, compartilhe informações, peça recomendações. Qualquer conversa é uma via de mão dupla, caso contrário, trata-se de um monólogo.
6. Amplie os seus horizontes.
As pessoas certas podem estar em qualquer lugar. Se conecte tanto com pessoas diversas, como pessoas estratégicas, entendendo interesses em comum. Converse várias vezes com as mesmas pessoas, é preciso haver troca constante e relevante.
Esteja no online e no offline, vá a eventos de variadas áreas, faça cursos e atividades fora do ambiente profissional. Explore atividades que sempre teve vontade, mas sempre deixa para depois, como uma aula de cerâmica, que está em alta agora e pode te ajudar a conhecer pessoas novas.
Ao mesmo tempo, não esqueça de atualizar suas redes sociais e construir uma presença digital coerente e alinhada com seus objetivos e com a imagem que deseja passar. Esteja aberto ao mundo!
__________________________________________
Fonte: Growth Comunicação
Imagem de Freepik
Imagem de Freepik
6 dicas para fazer networking
Reviewed by Empresas S/A
on
09:43
Rating:

Nenhum comentário: