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Qual a forma mais eficaz de gerar conexão entre as gerações dentro da sua empresa?

   

Por Alexandre Cunha e Gustavo Ayres

A presença crescente de colaboradores cada vez mais jovens tem sido uma questão de destaque para as empresas, evidenciando o contraste entre diferentes gerações no ambiente corporativo. Essa dinâmica sublinha a importância de valorizar a diversidade geracional e fomentar uma interação produtiva entre os colaboradores.

Segundo o relatório da McKinsey, espera-se que até 2025 a Geração Z represente cerca de 25% da força de trabalho global. Em paralelo a este fato, um estudo do Harvard Business Review mostra que o envelhecimento populacional está cada vez mais próximo. Prevê-se que até 2034, os adultos com mais de 65 anos ultrapassem os com menos de 18 anos em quase todos esses lugares do mundo.

Equipes multi-geracionais no ambiente de trabalho, devido à mudança demográfica, traz desafios e oportunidades para as organizações. Cada geração tem suas próprias visões e métodos em relação ao trabalho, o que pode causar dificuldades de convivência e até mesmo um baixo engajamento.

Uma pesquisa recente conduzida pela SPUTNiK revela que 8 em cada 10 líderes estão enfrentando dificuldades ao lidar com ambientes multigeracionais. Embora a diversidade seja vista como um ativo para as empresas, 21% dos profissionais identificam os conflitos geracionais como um dos principais obstáculos. De acordo com a pesquisa, a falta de engajamento da Geração Z também tem gerado preocupação para líderes de organizações.

Compreender e gerir as gerações X, Y e Z tem se tornado um desafio constante, pois vai além do convívio e abrange também o engajamento e a proatividade. Abordar a questão com cuidado e atenção é essencial para maximizar os benefícios de uma equipe multi-geracional, ao mesmo tempo em que se minimizam os possíveis impactos negativos.

Com o objetivo de promover uma troca mais produtiva e envolver os colaboradores, algumas organizações passaram a adotar estratégias que estimulam a autonomia e a partilha de conhecimento no ambiente corporativo, visando reduzir o "distanciamento" entre as gerações e criar um ambiente mais propício para interações.

Nós, da ZBRA, empresa de desenvolvimento de software, anualmente realizamos o "ZTalks", que este ano chegou à sua 20ª edição. O evento aconteceu em março na cidade de Recife (PE) e foi direcionado aos colaboradores da empresa. Essa iniciativa foi concebida com o propósito específico de estimular a troca de experiências e aprendizados entre os membros da equipe.

Acreditar no poder transformador do compartilhamento de conhecimento vai além de simplesmente aprender ou ensinar; trata-se de reconhecer o valor intrínseco dessa interação para o crescimento pessoal e profissional, independentemente da idade dos participantes.

Na ZBRA, dois dos valores fundamentais que norteiam nossa cultura são 'Aprender e melhorar continuamente' e 'Colaborar e compartilhar conhecimentos'. Reconhecemos a responsabilidade crucial que temos em cultivar e fortalecer esses valores. Portanto, independentemente da idade dos colaboradores, o que realmente importa é a existência de respeito mútuo e colaboração entre todos.

Embora o foco principal do ZTalks não seja a diversidade geracional, essa é uma questão que permeia o dia a dia dentro da empresa e, por isso, também tem tido um impacto significativo com o evento.

Durante o encontro anual, já pudemos observar efeitos significativos em nossos colaboradores. Eles passaram a sentir um maior senso de pertencimento, interagir mais entre si e demonstrar um engajamento mais forte com o trabalho e a cultura organizacional. A diversidade de experiências, habilidades e perspectivas em cada geração ressalta a importância de prestar atenção a esses detalhes.

A integração das diferentes gerações não é apenas uma questão de inclusão social; é também uma estratégia inteligente para impulsionar a produtividade, desenvolver projetos mais eficientes e criativos para os clientes - garantindo rapidez e qualidade -, além de promover a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

Para superar essas barreiras e minimizar os conflitos potenciais decorrentes da diversidade geracional, é essencial buscar meios de promover a colaboração e o entendimento mútuo entre os membros da equipe, além de entender e abraçar as diferenças individuais e coletivas.

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Autores: Alexandre Cunha e Gustavo Ayres
Sobre a ZBRA - A empresa de consultoria e desenvolvimento de software é liderada por Gustavo Ayres como CIO e Alexandre Cunha, como CEO, e tem mais de 17 anos de experiência no mercado. Sua equipe acredita no potencial de desenvolver soluções utilizando tecnologias de ponta, em um ambiente que estimula a formação de equipes de alto desempenho, com foco em gerar valor e encantar os clientes
Fonte: Mclair Comunicação
Imagem by Freepik
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