Bem vindos!


Backup na nuvem: opção segura para pessoas e empresas


Distribuidora SaaS traz ao Brasil o software de backup da Mozy baseado em cloud computing, que é capaz de criar um backup atualizado que permita restaurar arquivos de maneira fácil, ágil e segura

O crescimento do volume de informações digitais no mundo é exponencial, e aproximadamente 70% desse conteúdo não está nos servidores, mas sim nas máquinas dos usuários. São documentos, imagens, e-mails, apresentações e demais arquivos imprescindíveis para o dia-a-dia dos funcionários e de suas empresas. Essa imensa variedade de dados, que cresce com velocidade espantosa todos os dias, está exposta a todos os tipos de riscos, sejam eles acidentais ou intencionais.

Em ambientes vulneráveis, não ter backup de arquivos pode significar o fim da organização. Segundo estudo da Universidade do Texas, feito com pequenas e médias empresas, 94% não conseguiria sobreviver caso perdesse todos os seus dados armazenados nos computadores dos funcionários e servidores – 51% fecharia em até dois anos e 43% não voltaria a funcionar.

Outro ponto a ser considerado é que, seguindo a evolução das tecnologias de mobilidade, muitas organizações passam a ter estruturas cada vez mais descentralizadas, com funcionários trabalhando remotamente com seu notebook. Por conta disso, estes profissionais carregam uma infinidade de informações em seus dispositivos portáteis, gerando riscos crescentes – já que estes, em geral, estão mais vulneráveis a eventuais incidentes se comparados com os computadores de mesa.

Mas como os usuários e suas empresas lidam com a proteção dos dados para evitar prejuízos caso esses problemas ocorram? Uma solução de backup baseada em cloud computing é uma das opções mais eficientes tanto no quesito segurança como na rapidez e garantia da restauração dos dados. Foi pensando nisso que a Distribuidora SaaS (www.d-saas.net) trouxe para o Brasil o software de backup em nuvem da Mozy, empresa pertencente ao Grupo EMC que tem mais de 1,5 milhão de usuários em todo o mundo e mais de 70 mil empresas clientes.

Por que backup na nuvem? Um backup realmente eficaz é aquele em que o usuário não precisa se preocupar em ter que fazer cópias de segurança de arquivos importantes, pois sabe que tem uma solução que será responsável por realizar backups dentro de uma rotina. Tem seus dados sempre salvos em um local seguro e de onde qualquer destas informações poderá ser restaurada, caso seja necessário.

Muitas empresas parecem se preocupar com a questão, mas optam por alternativas pouco confiáveis. Utilizam métodos manuais de cópias em dispositivos USB, CDs ou DVDs, ou HDs externos, muitas vezes deixados próximos aos computadores dos quais fizeram a cópia – não assegurando proteção contra roubos, incêndios ou qualquer outro incidente no local e com restrição de espaço de armazenamento.

Com a Solução de Backup da Mozy, esses problemas não existem, pois a informação fica armazenada em local seguro e, com login e senha, o usuário pode restaurar seus arquivos de qualquer computador em qualquer lugar do mundo, bastando acessar a internet. E o espaço alocado para o backup é ajustado conforme a necessidade de cada empresa, já que pode aumentar de acordo com a demanda. Essas facilidades garantem que todos os usuários sempre terão espaço disponível para o backup.

70 petabytes: Com Datacenters em várias regiões do mundo, a Mozy está preparada para a escalabilidade desta demanda de soluções de backup na nuvem, pois tem capacidade para armazenar até 70 petabytes de dados. É suficiente para fazer backup de tudo que já foi escrito na história da humanidade em todas as línguas – e ainda sobrariam 20 petabytes (1 petabyte = 1024 terabytes).

Simplicidade de uso: A interface da ferramenta é amigável e totalmente em português. Com quatro cliques, o software da Mozy é instalado. Uma vez programado, o backup é feito automaticamente de acordo com a conveniência do usuário e/ou definições da empresa e é possível designar um administrador para gerenciar as licenças compradas pela empresa. A restauração dos arquivos pode ser realizada pelos usuários de maneira ágil e rápida.

Segurança: Para garantir a segurança, toda informação que vai para a nuvem da Mozy é criptografada antes da transferência dos dados e permanece assim até que o arquivo seja restaurado, evitando qualquer tentativa de violação ou perda de privacidade.

Rapidez: Após o primeiro backup, todos os seguintes acontecem de forma rápida, pois só o que é alterado é enviado para a nuvem. A inteligência do software reduz, descarta, duplica e compacta os arquivos para que não haja consumo desnecessário de banda. A ferramenta também é capaz de fazer backup de arquivos abertos e em uso, permitindo que o usuário trabalhe normalmente, mesmo com o processo de backup em andamento.

Prevenção: Dependendo da necessidade, o software da Mozy pode fazer backup até 12 vezes por dia. Contudo, uma das características mais apreciadas pelos usuários é que as informações dos backups ficam armazenadas de forma independente por 30 dias. Ou seja, todas as versões dos arquivos que foram modificados neste período ficam registradas na nuvem de acordo com a data e hora de cada backup feito. E estes arquivos estão disponíveis a qualquer momento para o caso de o usuário precisar recuperar alguma versão anterior.

O que “backupear”? Para melhorar a produtividade das organizações, o software permite que sejam criadas regras do que vai ou não ser “backupeado” na máquina de cada funcionário, pois pode não fazer sentido para a empresa ter cópias de segurança de fotos ou música, por exemplo. O administrador pode também visualizar o status e a frequência do backup de cada máquina, com isso acompanha a proteção das informações.

Forma de comercialização: Seguindo o conceito de software como serviço, que é a especialidade da D-SaaS, a solução de backup da Mozy é comercializada no Brasil com preços fixados em Reais e cobrança mensal de acordo com o número de licenças em uso pelo cliente e da quantidade de espaço (em Gb) alocado para o backup. Com isso, existe total flexibilidade para o aumento da quantidade de licenças ou do espaço ocupado a qualquer momento, proporcionando aos parceiros da D-SaaS mais uma forma de oferecer um serviço confiável, customizado e flexível.

“O backup da Mozy é uma alternativa moderna, segura e eficiente que traz para o mercado brasileiro uma forma automatizada das empresas de todos os tamanhos terem backups confiáveis e profissionais. Os arquivos ficam armazenados na nuvem com garantia de disponibilidade no momento que forem requisitados pelos usuários. É solução para os clientes e oportunidade para nossos canais”, comenta o diretor comercial da D-SaaS, Marcos Chiavone.

Sobre a SaaS - A D-SaaS é uma empresa especializada em distribuição de softwares como serviços (Software as a Service), desenvolvendo e executando projetos específicos para diferentes modelos de negócios. Com a tecnologia para comercialização eletrônica e distribuição online, a D-SaaS tem como grande diferencial ser um modelo “zero logística”, isto é, capacidade sistêmica de comunicação para garantir a entrega do software ao usuário final. Tudo feito pela web, simples e rápido. Possui modelos específicos para cada tipo de estrutura de negócios, atendendo diferentes canais de venda (ISP, Revendas, Portais, etc).

Matéria enviada por:
BRSA - branding and sales
Coordenadora de imprensa:
Márcia Becker - mbecker@brsa.com.br - 11 8472 9941
Fone: 11 5501 4007
Backup na nuvem: opção segura para pessoas e empresas Backup na nuvem: opção segura para pessoas e empresas Reviewed by Empresas S/A on 08:48 Rating: 5

Nenhum comentário: