Bem vindos!


Millennials na manufatura - Recrutamento, retenção e o ambiente fabril


Por Mariana Moura Picolo 

Atualmente, mais da metade dos trabalhadores de fábricas têm em torno de 55 anos ou mais e estão se aproximando da aposentadoria. Precisamos de sangue novo para manter nossas instalações com a máxima produtividade, no entanto muitos jovens que ingressam na força de trabalho não estão interessados no ambiente fabril ou no comércio especializado.

Isso já levou a uma escassez de mão de obra qualificada em algumas áreas e que deverá crescer à medida que os Baby Boomers se aposentarem. O recrutamento e a retenção dos chamados Millennials (geração nascida nas décadas de 1980 e 1990) e as gerações mais novas serão um problema competitivo crítico para as empresas nos próximos anos.

A escassez de mão de obra futura
Estamos presenciando uma mudança na natureza dos empregos fabris: na maioria dos setores, os fabricantes estão empregando menos trabalhadores, em geral, devido à automação, com isso a escassez de mão de obra e o aumento dos salários provavelmente vão acelerar essa tendência.

A fábrica moderna foi atingida por um “tsunami” de novos sistemas, novas ferramentas e interfaces que estão assumindo postos de trabalho ao longo de cada etapa do processo de fabricação. Todos eles (a partir dos smartphones simples de grau industrial até os óculos inteligentes) devem parecer muito familiares, especialmente para as novas gerações.

Estamos vendo uma grande convergência acontecendo na indústria entre os sistemas voltados ao consumidor e os sistemas de aplicação industrial, tanto em forma quanto em função. Essa convergência, é um propósito e um movimento cuidadosamente orquestrados pela indústria para alcançar um único objetivo: atender às necessidades de alta tecnologia e as expectativas da atual força de trabalho desse século XXI.

É comum, nos dias de hoje encontrarmos jovens que estão profundamente familiarizados com os sistemas de TI ingressando no mercado de trabalho. Eles já sabem como usar a tecnologia para tornar suas vidas mais fáceis, para ter acesso aos dados e ajudá-los a tomar decisões críticas e esperam com naturalidade que seu ambiente industrial faça o mesmo.

Em vez de apertar parafusos e montar peças à mão, os trabalhadores fabris atuais interagem com robôs e sistemas de controle digital complexos. Como resultado, os fabricantes estão cada vez mais encontrando concorrentes de mão de obra qualificada, não só entre si, mas também em outras indústrias. Os jovens que têm o conjunto de habilidades necessárias para o ambiente fabril de hoje também têm muitas outras opções disponíveis.

Mudando a imagem da indústria
Os fabricantes precisam pensar no futuro e desenvolver a próxima geração de trabalhadores especializados nesse ambiente.

A parceria com os sistemas escolares e a criação de programas formais de aprendizado são importantes para atrair esses jovens. Entretanto, é necessário também mudar a visão do antigo ambiente fabril “sujo e insalubre” se quiserem convencer esses jovens a permanecerem no setor.

Os Millennials estão mais preocupados com as condições de trabalho do que seus pais. Isso inclui tanto o ambiente físico quanto as questões sociais, como práticas de gerenciamento, interações entre pares, oportunidades de avanço e missão da empresa. Eles precisam de mais feed backs e esperam mudanças mais rápidas também.

Uma nova geração está entrando no mercado de trabalho com novas expectativas, novas demandas e novas competências. Uma geração que já vem preparada para uma maior interação homem-computador. Uma geração que chega ao ambiente fabril sabendo que a sua ferramenta de trabalho não é a “chave de fenda”, mas sim o “iPad”. Cabe as empresas tornarem esses ambientes e empregos atrativos e que correspondam melhor às necessidades dessa nova geração.

__________________________________
 
Autora: Mariana Moura Picolo é consultora do Grupo Imam, que há mais de 30 anos atua na área editorial, de consultoria e treinamento em logística
Fonte e foto: Vervi Assessoria de Imprensa - www.grupovervi.com.br
Millennials na manufatura - Recrutamento, retenção e o ambiente fabril Millennials na manufatura -  Recrutamento, retenção e o ambiente fabril Reviewed by Empresas S/A on 14:58 Rating: 5

Nenhum comentário: