Bem vindos!


Entenda como a mentoria para empreendedores pode ajudar a melhorar o desempenho profissional e nos negócios

           

Por Claudio Brito

Normalmente o empreendedor busca a ajuda de um profissional da mentoria para alavancar resultados e, em outros casos, para resolver um problema. Sempre que falamos sobre o mentor, é importante que ele tenha experiência na área procurada no momento em que oferece esse serviço. Para atender um empreendedor é fundamental se perguntar de que forma pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e é claro, que existem diversos métodos para isso.

Um mentor da área financeira, por exemplo, pode colaborar para um negócio mais enxuto, lucrativo e econômico, com base em diversos recursos, também é possível direcionar os resultados com base no marketing digital, tornando-o mais visível para as pessoas. Outra especialidade é a mentoria com foco em vendas e suas inúmeras ramificações.

Atualmente, é perceptível que empreendedores trabalham em diversas frentes, como o marketing digital para produtos que são vendidos na web, as vendas por call center etc. Na Global Mentoring Group nós trabalhamos constantemente para evoluir essa área, não somente para aplicar em mentorados, mas também como uma ferramenta para escalar os nossos negócios e crescer. Para isso trabalhamos em um framework com quatro etapas que serão exploradas durante o texto.

Conexão

A primeira delas se baseia em entender porque o mentee está buscando essa mentoria através da escuta e também questionamentos. Com isso, é possível saber se iremos conseguir ajudá-lo a superar o desafio que ele está enfrentando. Em um relato, por exemplo, o mentorado pode sugerir que quer melhorias nas finanças e, embora eu entenda do assunto, não é algo que eu goste de fazer, pois prefiro a área de vendas e marketing digital. A partir dessa conversa, posso indicar um profissional mais qualificado e me dedicar aos casos que realmente sinto que posso ajudar. Uma vez que exista a conexão e qualificação é possível seguir para a próxima etapa.

Contrato

Nesse documento é necessário esclarecer qual é o objetivo, o papel do mentor, do mentee e como essa relação vai funcionar, como os prazos para encontros e os valores da sessão. Essa etapa é importante para as duas partes, porque é onde estão os detalhes da relação e uma vez que seja combinado faz com que os pontos sejam decididos, inclusive a forma de trabalho do mentor e a entrega de resultados.

Condução


A terceira etapa é a condução para o processo de melhoria e existem diversas formas de fazer isso. Na Global, disponibilizamos os métodos para a condução de profissionais, para negócios e também para inovação, mas é possível criar um modelo próprio e seguir da forma que preferir, contanto que alcance os resultados esperados com base na experiência do profissional. A mentoria pode ser entregue ao longo do período estipulado por mentor e mentee, que pode ter quartro encontros até o acompanhamento anual.

Conclusão

Nessa etapa é importante conhecer e entender o que ocorreu durante o período de mentoria. É essencial saber se o mentee alcançou os resultados que ele gostaria e também fazer uma avaliação da entrega do mentor, que pode ser feita por meio de uma pesquisa NPS com a nota e justificativa da resposta, que vai gerar insumos para a melhoria contínua e para estabelecer novos parâmetros da mentoria.

Os modelos de entrega (documentos e avaliação) são disponibilizados nos treinamentos da Global Mentoring Group, sendo que cada um é feito para um tipo de mentoria. Já na tripla especialização, também é disponibilizado o modelo de neurociência, uma vez que os mentorados podem ter hábitos difíceis de serem mudados, além de dúvidas e crenças que o afastam dos objetivos.

____________________________________________
       

Autor: Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup
Sobre Global Mentoring Group - O programa de mentoring, da GMG, é baseado nos grandes centros mundiais de estudo e desenvolvimento como MIT, Stanford, Harvard e nos processos de aceleração de startups do Vale do Silício, consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (mentor) orienta um menos experiente (mentee ou mentorado). É um processo de transmissão de conhecimento, que tem como objetivo provocar insights no mentee e é utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira, quanto quem precisa se destacar no cargo em que ocupa, um colaborador que acabou de ingressar em uma corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando, ou vai enfrentar, novos desafios na empresa ou fora dela.
Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup
Fonte e foto: Carolina Lara
Imagem: Tumisu por Pixabay
Entenda como a mentoria para empreendedores pode ajudar a melhorar o desempenho profissional e nos negócios Entenda como a mentoria para empreendedores pode ajudar a melhorar o desempenho profissional e nos negócios Reviewed by Empresas S/A on 09:18 Rating: 5

Nenhum comentário: