Bem vindos!


Quais os principais cuidados que devem ser tomados ao abrir uma empresa em 2022

       

Por Leandro Sobrinho

Embora pareça um grande desafio, começar um empreendimento nos dias de hoje tem se mostrado como um amplo desejo de boa parte dos brasileiros. Mas é necessário colocar todas as ações na balança, para não acabar prejudicando a saúde financeira de uma empresa que acabou de ser criada.

Novos empreendedores assumem riscos maiores, porque o negócio ainda está em uma fase de maturação. Portanto, creio que a primeira coisa a se fazer para garantir o bem-estar financeiro de uma empresa que está começando, além de conhecer bem o planejamento do negócio, é ter ciência do fluxo de caixa, entender as entradas e saídas de capital, prazos de pagamento e percentual de inadimplência. Esses são apenas alguns dos pontos básicos que devem ser organizados.

Além disso, o novo empreendedor precisa entender que ele é um funcionário de sua própria empresa, e deve ser remunerado de acordo com sua função. O fato de ser dono e ter o fluxo de caixa em suas mãos, não quer dizer que pode tirar o valor que bem entender. Se você zera o caixa da empresa todos os meses para suprir o seu custo de vida como pessoa física, essa empresa está fadada a viver no vermelho e não deverá ter uma vida longa.

A publicidade é parte essencial de qualquer negócio, mas antes de gastar fortunas com mídias sociais e marketing digital, empresários que estão se aventurando pela primeira vez devem se preocupar com questões básicas, como o atendimento e a experiência dos clientes. Afinal, não adianta nada parecer incrível nas redes sociais, se o cliente não vai ter esse sentimento ao entrar na sua loja ou companhia.

Parte do segredo para conseguir essa excelência de suporte e atendimento, vem de uma equipe engajada com os objetivos da empresa, que confia na sua liderança e vê prosperidade a médio e longo prazos dentro do seu empreendimento.

Pensando nas dificuldades que a Covid trouxe para quem quer empreender, é bom ter em vista que vários produtos estão em falta devido as dificuldades logísticas geradas pela pandemia. Portanto, conheça muito bem o prazo de abastecimento dos suprimentos que você precisa, além da profundidade de estoque que você precisa ter pra não ser pego de surpresa.

Além disso, os últimos anos mostraram que é extremamente necessário apostar em mais de um canal de vendas. Tendo em vista que, em algum momento, tudo pode entrar em colapso, e você sempre estará preparado com outras alternativas para continuar faturando.

Para encerrar, acredito ter uma boa gestão de fluxo de caixa é a premissa básica. Quem não gerencia fundo de caixa de forma correta, não vai conseguir prosperar. Então se mantenha atento a essas dicas para começar seu empreendimento do jeito correto.

____________________________________________
     

Autor: Leandro Sobrinho é empreendedor e apaixonado por gestão. Para mais informações, acesse www.raiseinvestor.com ou pelo Instagram raise.investidor
Fonte e foto: Carolina Lara Comunicação
Imagem de Megan_Rexazin por Pixabay
Quais os principais cuidados que devem ser tomados ao abrir uma empresa em 2022 Quais os principais cuidados que devem ser tomados ao abrir uma empresa em 2022 Reviewed by Empresas S/A on 09:24 Rating: 5

Nenhum comentário: