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Sua empresa está realmente pronta para o mundo digital?

   

Por Jorge Antunes

Com o avanço da tecnologia e o crescimento do e-commerce, estar online parece ser uma necessidade óbvia para qualquer negócio. Os números impressionam. Somente o setor farmacêutico cresceu 25% nas vendas online de produtos em 2023, segundo a Ebit/Nielsen.

Porém, entrar no mundo digital vai muito além de abrir um site ou cadastrar-se em um marketplace. Isso exige um preparo estrutural, estratégico e operacional que muitas empresas ainda não dominam completamente. Assim, a verdadeira pergunta é: sua empresa está pronta para operar com sucesso no ambiente online?

Embora o faturamento do e-commerce no Brasil tenha atingido a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), estudos indicam que cerca de 90% das empresas de e-commerce falham nos primeiros 120 dias de operação.

Para evitar essa armadilha, é fundamental que cada detalhe seja planejado e implementado com precisão. Para auxiliar nessa jornada, seguem algumas dicas práticas para que seu e-commerce seja uma fonte sustentável de receita e crescimento:

1. Estoque é essencial


Este princípio parece básico, afinal, o controle de estoque é essencial para qualquer negócio. Porém, no mundo online, por ser tudo muito rápido, é importante que o sistema faça um gerenciamento eficaz e instantâneo, especialmente em períodos de pico e campanhas promocionais. Isso assegura que cada item visto pelo cliente esteja disponível para compra, evita frustrações e mantém a confiança do consumidor.

2. Online também precisa de (um bom) atendimento

Pesquisa da Zendesk mostra que 8 em cada 10 consumidores tomam decisões de comprar com base no atendimento que tiveram e isso se reflete também no online. É fundamental ter um bom canal de contato para dúvidas sobre produtos, entrega e políticas de troca de forma ágil e objetiva.

3. Cuidado até a porta

A experiência do cliente com a loja só termina quando recebe o produto e a forma como isso é feito tem grande impacto na experiência de compra. Uma embalagem adequada e uma entrega bem-feita reforçam o compromisso da empresa com o cliente.

4. Invista em preço e promoções


Preços competitivos e promoções inteligentes, como frete grátis e cupons de desconto, podem ser decisivos também no ambiente digital e participar de campanhas em marketplaces amplia a visibilidade da loja. Porém, vale lembrar que o online tem custos adicionais de site, impulsionamento de vendas e, por isso, balancear preços é essencial para manter a margem de lucro.

5. Escolha os canais certos para vender

Ter seu site próprio pode parecer ideal, mas dá trabalho para gerenciar, requer tempo e conhecimento de marca. Utilizar sites especializados é uma boa opção de chegar a públicos específicos de forma mais fácil e ainda ter ajuda com todos os pontos a seguir, já que os sistemas normalmente incluem gerenciamento de estoque e apoio de logística de entrega.

Com um planejamento estratégico e uma operação alinhada, o e-commerce deixa de ser um desafio para se tornar uma das maiores oportunidades de crescimento. Quando todos os detalhes estão cobertos — desde o controle rigoroso do estoque até o atendimento que encanta o cliente e a logística que surpreende pela eficiência — o digital transforma empresas e marca presença no dia a dia das pessoas. Esse é o caminho para quem deseja mais do que vender, mas construir uma relação de confiança com o consumidor, a cada clique e a cada entrega bem-sucedida.

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Autor: Jorge Antunes é gerente comercial do time Canais Digitais do GrupoSC. Formado em Administração com MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Jorge é especialista em planejamento comercial voltado a expansão por meio de canais diretos e indiretos, em parcerias comerciais e em ações de relacionamento junto a players relevantes no segmento.
Fonte: RelatioNOW
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