Bem vindos!


Festival Economia Criativa


caraffa Foxy Jarra de prata - FOXY - de Aldo Cibic. Vencedora do premio Wallpaper DESIGN AWARDS 2011

Pela primeira vez o Brasil receberá, de 5 a 7 de novembro, no pavilhão da Bienal em São Paulo, o Festival Economia Criativa, evento que ilustrará as experiências das empresas italianas que conseguiram transformar a criatividade em business e a cultura em produto.

O tema que está em alta no Velho Continente é uma oportunidade para o Brasil revitalizar suas tradições nas mais diversas áreas, passando pela moda, música, cinema, teatro, design e até gastronomia.

O projeto é realizado pela BRAZIL S/A que promove uma exposição sobre o design brasileiro há quatro anos, durante a semana do Salão Internacional do Móvel em Milão e pela Diomedea, agência de pesquisa e comunicação com sede na Itália e no Brasil, que interage com instituições e empresas europeias e brasileiras dos setores de Moda e Design.

A ação será composta por palestras de empresas e de profissionais italianos, brasileiros e internacionais que vão apresentar cases de sucesso de suas respectivas atividades. A área Itália S/A será reservada para aqueles que queiram expor o próprio trabalho e iniciar encontros para o desenvolvimento de negócios no Brasil. 

Outra novidade será o Summit, um espetáculo que apresentará experiências em diferentes setores, organizado por Francesca Molteni, descendente da família proprietária de um dos principais grupos industriais italianos do setor moveleiro, a Molteni&C.

José Roberto Moreira do Valle, idealizador de Brazil S/A, aponta que “(...) a escolha da Itália e da economia criativa italiana como modelo do evento está intrinsecamente relacionada à história industrial e às produções do País assinadas por profissionais que criaram produtos determinantes para o design global. Mas não queremos fazer uma reedição histórica do design italiano e sim apresentar a inovação, presente no design e na criatividade italiana. Tomando-a como ponto de partida, apresentaremos uma nova visão da economia criativa: não é somente cultura, e não é somente business, mas é a forma para as empresas aprimorarem a própria competitividade”.

“A capacidade de personalizar produtos e de conceber séries limitadas de produções, porém continuamente renovadas, está à raiz da revitalização da produção local na qual a Itália e seu sistema de distritos ainda tem uma grande vantagem competitiva”, completa Enrico Cietta, sócio majoritário de Diomedea.

“Com este evento, queremos criar a ocasião para o Brasil e a Itália dialogarem sobre uma base de conhecimento comum e construir oportunidades de business partindo das ideias e da cultura empresarial de cada companhia”, ressalta Ricardo Caminada, sócio de BRAZIL S/A.

Aplicação da economia criativa

Uma das empresas pioneiras na coordenação de projetos de economia criativa é a “Muse Factory of Projects”, fundada em 2009 por Francesca Molteni, que acompanha o desenvolvimento de projetos editoriais e multimídias, vídeos, videoinstalações, eventos e sites. Os projetos do MUSE revivem os clássicos produtos por meio de uma forma representativa que sobrepõe métodos criativos diferentes e complementares: por um lado, a empresa tradicional, por outro, os curadores do espetáculo comprometidos com o desafio de renovação.

O “Muse” participa da concepção e produção de programas de televisão, documentários, vídeos institucionais, catálogos, livros, festivais e eventos; além de produtos editoriais e vídeos para instituições italianas reconhecidas internacionalmente, como Cosmit, Dada, Made Expo e Molteni&C.

Público-alvo

Industriais, designers, arquitetos, chefs, profissionais de moda e empresários do setor cultural, alimentício e da hospitalidade brasileira serão convidados a participar do evento que irá proporcionar ideias interessantes, visando melhorar não somente a competitividade das próprias empresas, mas também oportunidades concretas de networking com as empresas convidadas.

SERVIÇO

FESTIVAL ECONOMIA CRIATIVA
Dias 05, 06 e 07 de novembro
Das 14hs às 20hs
Pavilhão da Bienal
Inscrições gratuitas no link:
http://www.festivaleconomiacriativa.com.br/registrati.php

______________________
Fonte e foto: Ponto Texto Comunicação e Conteúdo
Festival Economia Criativa Festival Economia Criativa Reviewed by Empresas S/A on 09:39 Rating: 5

Nenhum comentário: