Nós Indicamos


Especialista em RH dá dicas para jovens que ainda não sabem que profissão seguir


Líder mundial em seleção e gestão de recursos humanos, Adecco Brasil orienta vestibulandos que ainda não decidiram que carreira cursar

Direito ou medicina? Filosofia ou artes plásticas? Design ou Engenharia? A escolha da carreira nem sempre é uma tarefa fácil. A maioria dos jovens costuma sofrer com as dúvidas que permeiam este momento tão decisivo. Muitos acabam optando pela profissão errada, e acabam tendo que cursar 2 ou 3 anos de faculdade para, então, perceber que não era nada daquilo.

 Foi o que aconteceu com a estudante Claudia Clemente, de 27 anos, estagiária do 5º semestre de Rádio e TV. Aos 18 anos, quando prestou seu primeiro vestibular, ela não tinha nenhum conhecimento sobre o mercado de trabalho ou sobre o que esperar de determinada profissão. Muito jovem, ela acabou se deixando influenciar pelo irmão mais velho, que é engenheiro mecânico. (Foto: Claudia Clemente, estagiária)

“Por não ter certeza de que profissão seguir e sempre ouvir meu irmão falando muito bem sobre o seu trabalho, acabei optando por engenharia ambiental, uma área com a qual eu me identificava”, relembra Claudia. “Foram três anos muito difíceis: as matérias eram muito complicadas, e cheguei a ficar doente com tanta pressão e stress. Depois disso, decidi largar tudo e fui para o Canadá. A viagem me ajudou a descobrir mais sobre mim mesma, e foi quando decidi fazer Rádio e TV. Hoje me sinto muito mais feliz com a minha escolha”, conta a estudante.

De qualquer forma, Claudia não considera como perdidos os anos que se dedicou ao outro curso. “Estudar engenharia me tornou uma pessoa mais prática e objetiva, o que me ajuda muito hoje em dia”, declara a estudante, que hoje faz estágio na área de comunicação interna.

“É importante fazer uma escolha consciente antes de decidir que faculdade cursar. Conversar com profissionais da área, por exemplo, é sempre uma boa alternativa para conhecer melhor o mercado de trabalho. Eles são as pessoas mais indicadas para desenvolver um mentoring com foco na orientação de sua carreira”, afirma Fabiane Cardoso, coordenadora Nacional de Qualidade da Adecco Brasil.  (Foto: Fabiane Cardoso, Adecco Brasil) 







5 dicas para quem ainda não sabe o que prestar no vestibular:

1. Pesquise sobre a área de atuação escolhida. Analise o mercado de trabalho, e tente imaginar como você seria na sua futura profissão.

2. Estipule metas para suas conquistas profissionais, considerando quando e como você pensa atingi-las.

3. Relacione as profissões que um dia você pensou em estudar e analise que aspectos mais te atraem nelas. Depois, compare estes pontos com as suas habilidades. Procure profissionais da área e peça ajuda para avaliar se suas características pessoais são compatíveis com as demandas de cada profissão.

4. Autoconhecimento – faça testes e descubra mais sobre você - Liste seus pontos negativos e positivos – alguns traços de personalidade podem ser determinantes em algumas profissões.

5. Tenha em mente um plano B.

______________________
Fonte: Audentia Comunicação - www.audentiacomunicacao.com.br
Especialista em RH dá dicas para jovens que ainda não sabem que profissão seguir Especialista em RH dá dicas para jovens que ainda não sabem que profissão seguir Reviewed by Empresas S/A on 10:23 Rating: 5

Nenhum comentário: