A análise de mercado é um ponto importante para o seu negócio.
Neste assunto nós temos 3 tópicos a serem analisados: o cliente ou público-alvo, os concorrentes e os fornecedores.
CLIENTES OU PÚBLICO-ALVO
Então vamos para o primeiro item: estudo do público-alvo.
Esse é um ponto fundamental nos negócios, pois sem clientes, não existe empresa.
Você precisa conhecer muito bem para quem vai oferecer seu produto ou serviço. Em muitos casos, existe mais de um segmento de público-alvo. Lembre-se de elencar aqueles que considera mais importantes. Certamente, quanto mais souber sobre seus clientes potenciais, em melhor situação você estará.
Para conhecer seu público-alvo, você pode contratar uma empresa especializada em pesquisa ou fazer você mesmo, aplicando questionários estruturados, fazendo entrevistas ou mesmo observando atentamente seus concorrentes.
Para compreender melhor seus clientes, siga os passos a seguir e tente responder as perguntas.
Primeiramente você tem que identificar as características gerais do cliente:
· Se o seu cliente é pessoa física saiba qual a faixa etária e o sexo dele?
· Qual a renda familiar?
· Qual o tipo de trabalho do cliente?
· Qual o tamanho da sua família?
· Onde moram e qual sua escolaridade?
· Se o seu cliente é pessoa jurídica, ou seja, seu público-alvo são empresas, é importante saber em que ramo atuam e que tipo de serviços e produtos oferecem.
· Quanto tempo está no mercado e quantos empregados tem?
· Possui filiais ou é franquia?
· Qual a sua capacidade de pagamento?
· Como é sua imagem no mercado?
Respondidas essas perguntas, o próximo passo é a identificação dos interesses e comportamentos do cliente, como:
· Qual a freqüência e a quantidade que o seu público-alvo compra o tipo de produto ou serviço que você está oferecendo?
· Onde costuma adquirir e qual o preço que paga?
Na seqüência, tente identificar o que os leva a comprar:
· O preço?
· A qualidade dos produtos e/ou serviços?
· A marca?
· Os prazos de entrega e pagamento? Ou o atendimento?
Por último, identifique onde estão seus clientes.
Determine o tamanho do mercado que sua empresa atuará: na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no estado, no país ou mesmo em outros países?
Neste ponto, é importante fazer uma análise do seu negócio estar inserido na internet.
E o mais importante: seu público-alvo encontrará a empresa com facilidade?
Então vamos para o primeiro item: estudo do público-alvo.
Esse é um ponto fundamental nos negócios, pois sem clientes, não existe empresa.
Você precisa conhecer muito bem para quem vai oferecer seu produto ou serviço. Em muitos casos, existe mais de um segmento de público-alvo. Lembre-se de elencar aqueles que considera mais importantes. Certamente, quanto mais souber sobre seus clientes potenciais, em melhor situação você estará.
Para conhecer seu público-alvo, você pode contratar uma empresa especializada em pesquisa ou fazer você mesmo, aplicando questionários estruturados, fazendo entrevistas ou mesmo observando atentamente seus concorrentes.
Para compreender melhor seus clientes, siga os passos a seguir e tente responder as perguntas.
Primeiramente você tem que identificar as características gerais do cliente:
· Se o seu cliente é pessoa física saiba qual a faixa etária e o sexo dele?
· Qual a renda familiar?
· Qual o tipo de trabalho do cliente?
· Qual o tamanho da sua família?
· Onde moram e qual sua escolaridade?
· Se o seu cliente é pessoa jurídica, ou seja, seu público-alvo são empresas, é importante saber em que ramo atuam e que tipo de serviços e produtos oferecem.
· Quanto tempo está no mercado e quantos empregados tem?
· Possui filiais ou é franquia?
· Qual a sua capacidade de pagamento?
· Como é sua imagem no mercado?
Respondidas essas perguntas, o próximo passo é a identificação dos interesses e comportamentos do cliente, como:
· Qual a freqüência e a quantidade que o seu público-alvo compra o tipo de produto ou serviço que você está oferecendo?
· Onde costuma adquirir e qual o preço que paga?
Na seqüência, tente identificar o que os leva a comprar:
· O preço?
· A qualidade dos produtos e/ou serviços?
· A marca?
· Os prazos de entrega e pagamento? Ou o atendimento?
Por último, identifique onde estão seus clientes.
Determine o tamanho do mercado que sua empresa atuará: na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no estado, no país ou mesmo em outros países?
Neste ponto, é importante fazer uma análise do seu negócio estar inserido na internet.
E o mais importante: seu público-alvo encontrará a empresa com facilidade?
CONCORRENTES
Com seu público-alvo conhecido e estudado, é hora de partir para o passo seguinte: análise dos concorrentes.
Observar a concorrência é fundamental, pois você será capaz de identificar as deficiências e as vantagens dela e determinar os possíveis pontos fracos e fortes do seu negócio, além de não cometer os erros que já foram cometidos por outras empresas do mesmo ramo de atividade que a sua.
Mas quem são os concorrentes? Os concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você.
Um método interessante para se avaliar a concorrência é fazendo um quadro avaliativo comparando o seu próprio negócio com a concorrência, enumerando os pontos fortes e fracos relacionados, por exemplo, a:
Após fazer as comparações, é hora de tirar algumas conclusões:
· Você será capaz de competir com os concorrentes?
· Qual será seu diferencial?
· O mercado comporta outra empresa do seu ramo ou já está saturado?
Com seu público-alvo conhecido e estudado, é hora de partir para o passo seguinte: análise dos concorrentes.
Observar a concorrência é fundamental, pois você será capaz de identificar as deficiências e as vantagens dela e determinar os possíveis pontos fracos e fortes do seu negócio, além de não cometer os erros que já foram cometidos por outras empresas do mesmo ramo de atividade que a sua.
Mas quem são os concorrentes? Os concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você.
Um método interessante para se avaliar a concorrência é fazendo um quadro avaliativo comparando o seu próprio negócio com a concorrência, enumerando os pontos fortes e fracos relacionados, por exemplo, a:
Após fazer as comparações, é hora de tirar algumas conclusões:
· Você será capaz de competir com os concorrentes?
· Qual será seu diferencial?
· O mercado comporta outra empresa do seu ramo ou já está saturado?
FORNECEDORES
O terceiro item da análise de mercado é o estudo dos fornecedores.
Você deve iniciar essa análise, identificando quem serão seus fornecedores, onde se localizam, tempo para o produto chegar, frete, custos em geral e condições de pagamento.
Essas informações são importantes para determinar o investimento inicial necessário e algumas das despesas do negócio.
Para cada item, escolha três potenciais fornecedores e mantenha sempre contato com todos, independente de escolher apenas um para te abastecer.
Fazer pesquisa de preço facilita a coleta de informações sobre o que se deseja adquirir e aumenta as chances de tomar decisões mais acertadas.
É importante lembrar que alguns fornecedores exigem quantidade mínima de compra.
Fique ligado aqui no Empresas S/A para conhecer outras dicas para o seu negócio: www.empresassa.com.br.
E se ficou com alguma dúvida, mande um email (contato@empresassa.com.br) que teremos prazer em ajudar.
Autora: Tati Klebis – Jornalista, especialista em Administração e Marketing e consultora empresarial. Editora do blog Empresas S/A – www.empresassa.com.br
O terceiro item da análise de mercado é o estudo dos fornecedores.
Você deve iniciar essa análise, identificando quem serão seus fornecedores, onde se localizam, tempo para o produto chegar, frete, custos em geral e condições de pagamento.
Essas informações são importantes para determinar o investimento inicial necessário e algumas das despesas do negócio.
Para cada item, escolha três potenciais fornecedores e mantenha sempre contato com todos, independente de escolher apenas um para te abastecer.
Fazer pesquisa de preço facilita a coleta de informações sobre o que se deseja adquirir e aumenta as chances de tomar decisões mais acertadas.
É importante lembrar que alguns fornecedores exigem quantidade mínima de compra.
Fique ligado aqui no Empresas S/A para conhecer outras dicas para o seu negócio: www.empresassa.com.br.
E se ficou com alguma dúvida, mande um email (contato@empresassa.com.br) que teremos prazer em ajudar.
Autora: Tati Klebis – Jornalista, especialista em Administração e Marketing e consultora empresarial. Editora do blog Empresas S/A – www.empresassa.com.br
Passo a passo - como fazer a análise de mercado
Reviewed by Empresas S/A
on
12:38
Rating:
Obrigada pela informações!
ResponderExcluirObrigado pelo post! Suas explicações e informações relacionadas ao estudo do mercado me ajudaram bastante a entender a necessidade de se fazer análise de mercado para a abertura de uma empresa. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom Obrigada.
ResponderExcluirhello my name is Jimmy armstrong and is it coll
ResponderExcluirby vini
Bom artigo, gostei bastante de ler. Parabéns :)
ResponderExcluirEu precisei de uma empresa com uma ferramenta de Pesquisa, para fazer Sondagens e Questionários, porque acho melhor colocar este trabalho nas mãos de profissionais.
Se você quer que os resultados sejam sempre os melhores, e sem perder o seu tempo, em areas que talvez não domine e que depois ainda pode influenciar o resultado da sua pesquisa, é sempre melhor encontrar uma empresa com experiência que faça a pesquisa.
Eu aconselho a Examinare, em http://pt.examinare.com
Muito bons preços, pode fazer teste, e tudo em Português com suporte 24h/dia.
Obrigado, me ajudou muito essas informações.
ResponderExcluirOtimo me ajudou muito!
ResponderExcluirFoi de grande ajuda para minha pesquisa acadêmica, muito obrigada!
ResponderExcluirAche interessante e agradavel pois tenho passado essa dificuldade em minha empresa
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