Nós Indicamos


Queda no nível dos rios ressalta a importância da pavimentação ecológica


Por serem permeáveis, a pavimentação com paralelepípedos e pisos intertravados ajuda a manter o bom nível do lençol freático

Com o calor excessivo dessa época do ano, o aumento no consumo de água é inevitável e isso leva a uma procura maior por postos artesianos. Acontece que a falta de chuvas, associada a pavimentação asfáltica, que é impermeável, acabam por reduzir drasticamente o nível de água nos lençóis freáticos, que são formadas pela água subterrânea que preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas e dos solos.

É o que está acontecendo na cidade de Americana, interior do estado de São Paulo, onde o lençol freático profundo, que atende o poço Jardim Colina, rebaixou tanto a ponto de impossibilitar a captação da água.

Nesse sentido, a pavimentação ecológica, que pode ser feita com paralelepípedos ou piso intertravado, seria uma alternativa para minimizar esse problema. “Esses pavimentos permitem o desenvolvimento de gramíneas entre suas juntas, que se proliferam e desempenham a função de absorver águas e nutrientes, permitindo a infiltração da água da chuva, o que propicia a recarga do lençol freático e a diminuição da vazão escoada para os mananciais, reduzindo o risco e enchentes. Além disso, elas retém parte dos elementos sólidos trazidos pela água, o que contribui diretamente para a qualidade da água”, explica o engenheiro Claudio Castro, consultor técnico da Tecpar Pavimentação Ecológica, empresa especializada em pavimentação com paralelepípedos e piso intertravado.

E pelo fato de serem permeáveis, a pavimentação com paralelepípedos e pisos intertravados absorvem menos calor que o asfalto, o que contribui para o conforto térmico. “O asfalto tem o poder de absorver calor e liberá-lo para o meio ambiente, mesmo após o sol se pôr. Já o paralelepípedo e piso intertravado acabam absorvendo menos calor pela característica da própria rocha (no caso do paralelepípedo) e pela espessura do calçamento, tornando a temperatura mais amena e o clima mais agradável”, finaliza Castro.

Sobre a Tecpar

A Tecpar Pavimentação Ecológica realiza serviços de pavimentação com paralelepípedo, pisos intertravado, saneamento e construção de muros de pedra. Com pedreira própria e através de parcerias com fornecedores, a empresa atua desde o fornecimento de materiais até a finalização da obra, oferecendo um serviço completo para loteamentos, condomínios, indústrias, postos de combustíveis, transportadores e prefeituras.

Com uma equipe formada por profissionais experientes e especializados, a Tecpar tem em seu currículo a realização de obras para empresas de representatividade nacional, como Rede Graal, Sabesp, Rede Frango Assado, BR Assessoria e Construções, Prazzo Engenharia, Unimed, entre outras grandes empresas.

Para mais informações, acesse: www.tecparpavimentos.com.br e nosso blog: www.tecparpavimentos.worpdress.com .

______________________
Fonte: De Castro Assessoria de Imprensa
Queda no nível dos rios ressalta a importância da pavimentação ecológica Queda no nível dos rios ressalta a importância da pavimentação ecológica Reviewed by Empresas S/A on 10:10 Rating: 5

Nenhum comentário: