Bem vindos!


Sem tempo ou dinheiro para retomar o inglês em 2014?


A sócia-diretora da Companhia de Idiomas, Rosangela Souza, preparou uma agenda básica para aqueles que não terão tempo de ir a uma escola de idiomas em 2014, mas precisam desenvolver suas habilidades de comunicação em inglês ainda neste ano. Ela afirma: "Se você não tem tempo de se dedicar por várias horas, então tente pelo menos quinze minutos por dia, de forma disciplinada e focada (sem interrupções ou distrações). Este hábito diário vai trazer bons resultados no final de um ano. Muito melhor do que adiar o projeto para 2015 - o que não só interrompe o processo de aprendizagem que pode ter começado, como gera retrocesso - já que, sem praticar, o aluno começa a esquecer o conteúdo. Se você não tem tempo, melhor não se matricular em escolas de baixa qualidade, que não vão cobrar sua dedicação e não vão se incomodar se você faltar muito, chegar atrasado, não prestar atenção ao conteúdo ou não estudar em casa. Mantenha a disciplina do estudo individual diário por quinze minutos, e busque uma alternativa que traga resultados consistentes depois."

As atividades da agenda abaixo podem ser trocadas de acordo com a sua rotina, mas não abra mão dos quinze minutos de atividade. E procure não repetir a mesma atividade mais que duas vezes por semana, para não focar demais em uma habilidade e preterir outra. Todas elas são importantes para o domínio do idioma.

Segunda-feira - Ouça.

Se você tem nível intermediário, inscreva-se nos cursos gratuitos do Coursera (coursera.org) , ou escolha uma palestra no TED (ted.com) e ouça gente inteligente falando sobre temas interessantes enquanto estiver fazendo compras, caminhada, lavando louça ou qualquer outra atividade. Você agrega inglês e informação. Faça isso uma vez por semana.

Terça-feira - Fale.

Todos nós temos um amigo ou parente que tem no mínimo nível intermediário. Peça 30 minutos por semana, para que tomem um café da manhã na padaria, almocem ou se encontrem no parque para falarem em inglês. Ele não é professor, mas sabe mais que você. Se tiver duas pessoas do seu convívio para isso, melhor ainda. Você terá de se alimentar mesmo, então por que não fazer isso falando inglês, uma vez por semana? Se realmente não tiver como fazer isso, contrate uma escola que tenha um programa de aula por Skype ou outra plataforma. Você agenda o dia e horário do bate papo e o custo é mínimo, já que você pode fechar um pacote de 20 minutos por semana, por exemplo. A vantagem é que você será corrigido, além de falar bastante, pois serão só você e o professor.

Quarta-feira - Leia.

Escolha uma notícia por semana, em um portal de notícias em inglês. Mesmo que entenda muito pouco, não desista. Comece por notícias que você já leu ou ouviu em português, para que você entenda o contexto. Aos poucos, você vai adquirindo vocabulário, pois vai relacionar o contexto às palavras usadas na matéria.

Quinta-feira - Aprenda uma estrutura.

De tudo o que viu na palestra, na conversa com seu amigo ou na notícia da semana, escolha uma única estrutura para pesquisar. Faça a você mesmo perguntas do tipo: por que ele usou "would"? o que era mesmo o "have been" ? Tenha um livro de gramática por perto e estude. O mais comum é o English Grammar In Use, que você pode pedir emprestado de um colega. Mas pode ser outro livro de gramática. Se tiver respostas, melhor ainda. Estude a regra, faça os exercícios e confira as respostas. Anote suas dúvidas. Se sobrar um tempinho e algum dinheiro a cada dois ou três meses, agende um dia de imersão (de quatro a oito horas, só você e o professor) em um sábado, nestas escolas que personalizam cursos. Diga que quer algumas horas para esclarecer dúvidas de gramática. Leve tudo o que anotou! Coloque também neste dia algumas horas de conversação, porque esta é a habilidade mais importante e geralmente mais desafiadora para conquistar o domínio. Geralmente em um programa de oito horas/dia você tem três a quatro professores e pode incluir um almoço acompanhado de professor, tudo em inglês. E como pode fechar um único dia, o investimento é baixo e não precisa ser mensal.

Sexta-feira - Aprenda cinco palavras.

Durante as atividades da semana, anote cinco palavras cujo significado você não sabe. Tire um tempo para pesquisar e fazer uma frase com cada uma delas. Não se preocupe muito se a frase está corretíssima. O importante aqui é contextualizar as palavras novas, para você não esquecer. Se for realizar uma imersão a cada três ou quatro meses, uma aula para a correção destas frases seria um ótimo exercício.

Sábado - Aprenda vocabulário, estrutura e pronúncia.

Escolha uma música, daquelas bem antigas que você adora, e estude a letra em inglês e, se necessário, sua tradução. Como a melodia e o som das palavras estão na sua memória há anos, será muito mais fácil aprender vocabulário, estrutura e pronúncia.

Domingo - Mude seu jeito de ver um filme.

Se for ver um filme americano ou inglês na TV ou cinema, apenas tente, por alguns minutos, se concentrar no idioma que ouve (palavras, estrutura, pronúncia) e não apenas ler a legenda.

Assim que puder, busque um professor particular de qualidade, ou uma escola que elabore um programa personalizado para você, para sua família ou para um grupo de colegas no trabalho. Você escolherá a frequência e horário, bem como o local das aulas. Poderá acelerar/desacelerar a carga horária de acordo com suas necessidades e, como o programa será voltado para o que realmente precisa, se manterá motivado, conquistando resultados mais rápidos e permanentes.

______________________
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e Professora de Estratégia na Pós-Graduação da FGV. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Atualmente é aluna de Pós-MBA da FIA/USP.
Fonte: EccoPress - www.eccopress.com.br 
Sem tempo ou dinheiro para retomar o inglês em 2014? Sem tempo ou dinheiro para retomar o inglês em 2014? Reviewed by Empresas S/A on 08:24 Rating: 5

Nenhum comentário: