Nós Indicamos


Sua empresa é de fato bilíngue?


Primeiramente, a empresa precisa determinar dois grupos:

1) Profissionais que precisam utilizar o idioma estrangeiro, normalmente inglês e/ ou espanhol, por conta da função que desempenham.

2) Profissionais considerados como high potential, ou seja, com grande chance de serem promovidos e assumirem posições-chave na empresa.

Depois disso, é necessário entender o cenário, fazendo um mapeamento desses dois grupos através:

1) Da aplicação de um questionário com as competências necessárias para o desempenho da função e para a estratégia do negócio. É possível estabelecer notas de 0 a 5 para a exposição a cada competência, a saber:

0 - Não usa
1 - Raramente (quase não usa)
2 - Esporádico (em alguns momentos do ano)
3 - Uso mensal
4 - Uso semanal
5 - Uso diário


  
QUESTIONÁRIO

      COMUNICAÇÃO ORAL (conversação e compreensão)
COMPETÊNCIAS
Falar com fornecedores estrangeiros.
Atender a clientes estrangeiros.
Dar palestras.
Realizar apresentações para estrangeiros.
Participar ativamente de reuniões presenciais.
Participar de conference calls.
Receber/ acompanhar estrangeiros.

                   COMUNICAÇÃO ESCRITA (redação e interpretação)
COMPETÊNCIAS
Redigir e-mails sem consulta ou ajuda de colegas, tradutores ou dicionários on-line.
Elaborar relatórios.
Elaborar propostas.
Elaborar contratos.
Ler notícias.
Analisar relatórios.
Analisar propostas
Analisar contratos


2) De uma avaliação completa de proficiência, isto é, oral e escrita, inclusive redação. Neste caso, o ideal é usar a grade CEFR (Common European Framework of Reference) e verificar a porcentagem de profissionais para cada um dos níveis, a saber:

NÍVEIS DA CEFR
DESCRIÇÃO
A1
Beginner
A2
Elementary
B1
Intermediate
B2
Upper Intermediate
C1
Advanced
C2
Proficient

Para considerar sua empresa bilíngue, é importante obter o mínimo de 75% com classificação C1 ou C2, do total de funcionários que precisam usar o idioma estrangeiro ou se preparar para o futuro.

Há várias escolas e consultorias que realizam este mapeamento de forma precisa e também elaboram plano de ação para aqueles que não estão dentro da meta. Portanto, para os RHs que oferecem política de idiomas, é fundamental saber se os resultados estão sendo atingidos, ou seja, se a equipe está mesmo sendo capacitada a usar o idioma para realizar os negócios da empresa.

Sobre a Companhia de Idiomas

Fundada em 1991, pelas sócias Lígia Velozo Crispino e Rosangela de Fátima Souza, a Companhia de Idiomas atua em duas áreas de negócios: cursos in company e à distância, via Skype; e consultoria. Oferece soluções personalizadas para empresas e profissionais com necessidades específicas de aprendizagem em sete idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol, mandarim, russo e português. A empresa presta ainda assessoria a expatriados e cursos de imersão.

______________________
Fonte: EccoPress Comunicação - www.eccopress.com.br
Sua empresa é de fato bilíngue? Sua empresa é de fato bilíngue? Reviewed by Empresas S/A on 06:30 Rating: 5

Nenhum comentário: