Bem vindos!


Etiqueta e boa convivência no ambiente de trabalho


A consultora Maria Inês Borges da Silveira compartilha dicas simples, porém essenciais, para um bom relacionamento profissional

Para alcançar o tão sonhado sucesso profissional, as pessoas precisam saber que manter a compostura no trabalho é primordial. Nos ambientes profissionais, são levados em consideração diversos detalhes, entre eles as atitudes nas mais variadas situações, o modo de proceder, o talento e o preparo de cada um.

Para Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, alguns cuidados são essenciais e podem fazer toda a diferença. “Devemos ter a preocupação de uma boa convivência e procurar não se envolver em fofocas e intrigas. Caso fique sabendo de alguma demissão, ou medidas impopulares da empresa, não passe adiante. Este é o melhor antídoto contra a fofoca”, aconselha.

A profissional destaca algumas atitudes profissionais adequadas, como sempre bater à porta antes de entrar, de preferência fazendo-se anunciar; aguardar convite para entrar em determinados ambientes e também para sentar-se; manter postura correta com os pés, mãos e sempre com gestos comedidos; jamais mascar chicletes, roer unhas ou lixar suas unhas em reuniões; saber pedir informações e respeitar colegas e superiores.

“O profissional também deve fazer render seu tempo. Procure seguir um método e cumprir metas, planejar sua semana, listar as tarefas e calcular o tempo para executá-las, deixando brechas para interrupções. O ideal é definir um horário para responder e-mails, pois assim terá mais tempo para detalhar e executar seu trabalho. No ambiente de trabalho, é preciso ter cuidado com as intimidades. Um bom profissional precisa manter a postura evitando beijinhos e abraços, e fala com o próximo usando no mínimo uma distância de 50 cm”, completa.

Confira algumas dicas especiais sobre etiqueta e convivência no ambiente de trabalho:

- Seja pontual;

- Devolva o que pedir emprestado;

- Bata na porta antes de entrar;

- Mantenha a postura correta com os pés, mãos e sempre com gestos comedidos;

- Jamais mascar chicletes, roer unhas ou lixar suas unhas em reuniões;

- Jamais utilizar materiais da empresa para uso particular;

- Evite atender telefonemas particulares;

- Não deixe que os problemas externos, fora do interesse da empresa, interfiram no trabalho;

- Trate todos como gostaria de ser tratado;

- Mantenha a serenidade, mesmo nas horas difíceis ou diante de opiniões contrárias;

- Seja proativo e determinado.

______________________
Fonte e imagem: P+G Comunicação Integrada - www.pmaisg.com.br
Etiqueta e boa convivência no ambiente de trabalho Etiqueta e boa convivência no ambiente de trabalho Reviewed by Empresas S/A on 11:00 Rating: 5

Nenhum comentário: