Bem vindos!


Seu dia é curto demais? Saiba como aproveitar melhor o seu tempo


O dia está quase no fim, e você não conseguiu fazer metade das tarefas que havia programado. Essa rotina não faz parte só da sua vida. Com a sobrecarga de atividades que temos e o excesso de estimulação que vivemos cada vez mais, acabamos acumulando uma série de funções que nem sempre conseguimos cumprir no prazo estipulado ou da forma que gostaríamos. O problema passa pela má administração do seu tempo.

Em meio a inúmeras informações e a tantos estímulos, a melhor forma de aproveitar o tempo é priorizar o que realmente importa. Hoje em dia, é praticamente impossível estar por dentro de todos os assuntos ou fazer tudo que queremos. Por isso, dê preferência ao que for mais urgente e/ou importante. Mas como saber o que é prioridade? Além das responsabilidades inevitáveis, como cuidar dos filhos ou da casa, o ideal é focar nas atividades que estejam alinhadas com seus objetivos de vida.

Por exemplo, se uma das suas metas é perder peso, se comprometa e não deixe de fazer suas refeições corretamente e os exercícios físicos. Não desista até atingir a meta estipulada por si mesmo em conjunto com os profissionais de saúde envolvidos (médico, educador físico, nutricionista, etc.). Mas como conseguir isso se trabalho o dia inteiro, chego em casa, e tudo o que quero é desabar na cama?

Bem, você não é a única pessoa que trabalha exaustivamente. Não deixe que isso seja um impeditivo para fazer diversas outras coisas. Se perder peso for realmente uma meta importante, se organize. Acorde mais cedo e vá se exercitar antes do trabalho. Muitas pessoas também aproveitam a hora do almoço para dar uma corridinha. Tudo é uma questão de encaixar as tarefas de acordo com seu cotidiano.

E se, além de emagrecer, eu também quero fazer um curso de especialização para aprimorar meu currículo? Às vezes, é possível conciliar, mas outras vezes, não. Como dito anteriormente, não conseguimos fazer tudo que queremos ao mesmo tempo. Daí a importância de estabelecer suas prioridades. Neste momento, o que é mais essencial: emagrecer ou fazer o curso? Por exemplo, se você precisa perder peso por uma questão de saúde, fica evidente que isso é prioridade. Sendo assim, se sua rotina diária não permite trabalhar, se exercitar e ainda fazer um curso de especialização, deixe o estudo para depois que você atingir a meta de emagrecimento.

No entanto, se a realização do curso é primordial para que você tenha mais chances de conquistar a tão sonhada promoção na empresa, e o emagrecimento for mais uma questão de estética, pode ser melhor optar primeiro por fazer o curso. O ideal é tentar casar seus objetivos. Por exemplo, há a opção de buscar cursos de final de semana e fazer a academia antes do trabalho. Porém, é preciso avaliar as consequências de suas escolhas, afinal, tudo tem seu preço. Você até pode conseguir fazer tudo isso no mesmo momento, mas corre o risco de ficar sob forte estresse, o que pode prejudicar a sua saúde e seu desempenho no curso e no trabalho.

Às vezes, o que é mais importante para você é passar seu final de semana para descansar, curtir a família, os amigos e recarregar as energias para mais uma semana de trabalho. Lembre-se: a vida social não pode ficar de fora da sua agenda. Relacionar-se com outras pessoas, principalmente com quem se gosta, é fator preponderante para manter uma boa qualidade de vida.

Realmente, você pode ter a sensação que o seu dia é curto. É curto, porque você quer fazer milhões de coisas ao mesmo tempo e, de fato, a sociedade cobra que temos que ser multifuncionais e estar a par de tudo. O fato é que ninguém é capaz de ser essa pessoa. Melhor se saem aqueles que sabem eleger prioridades e escolhem as coisas que realmente são importantes para elas, independentemente do julgamento alheio. Muitas vezes, nos deparamos com situações de difíceis escolhas. E, para termos êxito, precisamos nos conhecer e saber qual escolha é mais importante naquele momento. Para aqueles que têm dificuldade em selecionar suas escolhas, o ideal é recorrer a profissionais que auxiliem nessa tarefa, como os psicoterapeutas ou psicólogos-coaches.

Portanto, não queira fazer mais do que pode ou ter uma identidade que não é sua. Quer melhorar sua produtividade sem desrespeitar seus limites? É preciso se organizar: saber identificar seus valores; definir objetivos e metas; fazer um planejamento para verificar a viabilidade de seus objetivos, sem comprometer sua saúde mental e física; agir para produzir suas metas; e, por fim, comemorar a conclusão de cada atividade que você mesmo propôs, e que esteja alinhada com seus objetivos!

____________________________________

Autor: Por Nicodemos Borges, psicólogo; Mestre e Doutor em Análise do Comportamento pela PUC-SP; e Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP; Master-trainer dos cursos de formação de coaches do Instituto Nicodemos Borges; Sócio-Fundador da Contexto Análise do Comportamento e professor universitário
Fonte e foto: Flávia Vargas Ghiurghi 
Seu dia é curto demais? Saiba como aproveitar melhor o seu tempo Seu dia é curto demais? Saiba como aproveitar melhor o seu tempo Reviewed by Empresas S/A on 07:30 Rating: 5

Nenhum comentário: