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Quem planeja sempre alcança


Consultoria afirma que traçar os planos e estratégicas é o caminho menos tortuoso para alcançar os objetivos na vida profissional

O primeiro trimestre do ano está quase no fim, mas nem por isso é hora de desistir dos planos e objetivos para 2017. O ponto de partida para qualquer objetivo: viajar, casar ou investir num novo negócio sempre deve ser o planejamento e começar já é meio caminho para o fim.

De acordo com o sócio-diretor da consultoria de negócios e varejo, ba}STOCKLER, Marcus Cordeiro, a chave para alcançar qualquer objetivo na vida pessoal e profissional, é o planejamento financeiro, que nada mais é do que um processo contínuo que envolve um bom controle de receitas e despesas, programação de poupança, escolha de investimentos e ajustes pontuais, como renegociação de dívidas, a fim de determinar estratégias e desenvolver meios de se alcançar algo: seja adquirir patrimônio (imóvel, automóvel, etc.), realizar despesas extraordinárias (viagens, festas, etc.) ou inesperadas (tratamento médico, cobertura por inatividade etc.), abrir um novo negócio ou programar a aposentadoria. Tudo se resume a ele: o planejamento financeiro.

Planejar, segundo o especialista, muito mais do que listar os objetivos e estimar metas, é colocar na ponta do lápis tudo aquilo que pode influenciar no sucesso (ou insucesso) daquilo que se busca. Por isso, antes de pensar em abrir um negócio, comprar um carro ou imóvel, ou qualquer investimento que demande muito esforço, o ideal é planejar com antecedência a evolução dos gastos, as possíveis variáveis (juros, possível desemprego, inflação etc.) e tomar as decisões em cima disso. “Os consórcios, por exemplo, para imóvel ou automóvel podem ser uma boa alternativa, pois obriga o comprador a fazer uma poupança programada, evita as despesas com juros e os custos administrativos são diluídos ao longo do contrato”, comenta o consultor.

“O primeiro passo é revisar as despesas fixas como plano de celular, TV a cabo, tarifas de banco, cartão de crédito, assinatura de revistas e jornais desnecessárias, academia, plano de saúde; e buscar substituir determinados itens essenciais por itens similares e mais baratos (alimentos, material de higiene e limpeza etc.”, indica o consultor da ba}STOCKLER.

Posteriormente, recomenda-se evitar parcelar compras e poupar antes de comprar buscando fazê-lo à vista e evitando despesas com juros. “Vale também revisar a frequência de hábitos de lazer como restaurantes, viagens, entre outros, etc., trocar o carro por outro mais barato e com custo de manutenção mais barato ou substituí-lo (se possível) pelo transporte público ou pela bicicleta, e até adotar hábitos de consumo sustentável como comprar itens usados e de segunda mão”, orienta o especialista.

“Nesse momento de escassez de recursos é importante abrir do ego em detrimento do dinheiro, principalmente para quem está endividado”, pontua Marcus Cordeiro. Além dessas dicas, o consultor da ba}STOCKLER aponta dez ações para quem quer organizar a vida financeira, e economizar em tempos de crise:
  1. Quitar dívidas;
  2. Passe a acompanhar suas receitas e despesas;
  3. Compare bem os preços antes de adquirir algo. Quanto mais caro for o bem, mais tempo deve ser investido nesse processo;
  4. Evite as tentações e armadilhas de consumo;
  5. Pague à vista quando for possível e evitar despesas com juros;
  6. Usar bem o cartão de crédito. Aproveite suas vantagens (ex. programas de milhagens) e jamais entre no crédito rotativo;
  7. Trace objetivos realistas de curto, médio e longo prazo;
  8. Estabeleça as estratégias para atingir os objetivos e acompanhe o seu desempenho;
  9. Aprenda a investir. Existem inúmeras modalidades de investimento. Encontre a que melhor que adequa ao seu perfil e aptidões;
  10. Tente reduzir ao máximo as despesas fixas e ter mais de uma fonte de receita.
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Autor: Marcus Cordeiro – engenheiro eletricista graduado pela Poli-USP com extensão em administração de empresas pela FGV, possui mais de 20 anos de experiência, principalmente como executivo nos setores industrial e varejista. Trabalhou em empresas como Procter & Gamble, Bimbo do Brasil, Grupo Valdac e MetrixLine. Atualmente é sócio-diretor da ba}STOCKLER e coordena os projetos de captação de investimentos, fusões e aquisições.
A ba}STOCKLER
Criada em 2009, a empresa tem como objetivo oferecer ao mercado uma rede de serviços customizada, com atuação presencial para a elaboração de projetos aprofundados de gerenciamento, otimização de custos e foco no resultado. Entre os serviços oferecidos estão:
  • Consultoria (planejamento estratégico, diagnóstico de negócios e análise financeira, marketing e comunicação, gestão de redes de varejo, formatação de franquia e estudo de viabilidade e escolha da franquia ideal);
  • Expansão (gestão do marketing para captação de candidatos, definição de parâmetros e processos para pontos comerciais e suporte para implantação da franquia);
  • Banco de Negócios (análise e valoração do negócio, elaboração de materiais informativos, seleção de investidores, análise de ofertas, negociação, fechamento da venda da empresa e repasse de franquias). Mais informações: www.bastockler.com.br.
Fonte e fotos: Céu Comunicação - www.ceucomunicacao.com.br 
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