Bem vindos!


Entenda o que é Identidade Visual e qual sua relevância no posicionamento de marca

A identidade visual cria um vínculo de credibilidade e confiança com os consumidores, que se identificam com a marca.

Seguindo a ideia de que “a primeira impressão é a que fica”, a identidade visual existe para propor uma primeira experiência positiva ao cliente. Através dela, uma empresa é capaz de realizar a síntese dos seus valores e definir sua personalidade.

Com isso, uma empresa é capaz de se destacar das concorrentes, tendo uma distinção visual delas. Com um padrão bem definido de iconografia, cores e tipografia, é mais fácil do cliente lhe reconhecer entre tantas outras opções.

Claro que o contrário também é válido: se as pessoas não gostam da identidade visual, mais difícil de realizarem negócios com você. Por isso que é tão importante investir na identidade da empresa, pois ela impacta no seu posicionamento no mercado.

Uma identidade visual profissional não deve ser exclusividade de grandes negócios, pequenas e médias empresas também devem buscar se diferenciar dentro do seu segmento. É o que afirma Dênis Costa, que dirige por mais de 13 anos a Sollide Logo é especialista na criação de logotipo para PME com foco na diferenciação e no posicionamento. Para o especialista, um dos primeiros passos - se não for primeiro - de qualquer pequena empresa é investir na identidade visual.

A identidade visual consiste na forma como o nome da empresa aparece nos mais diversos tipos de materiais, inclusive, nas mídias online. É importante que siga um padrão, pois quando a marca for vista, independentemente do local, será memorizada com facilidade. Esse cuidado oferece muitos benefícios. Veja a seguir os principais tópicos selecionados por Dênis a respeito da importância da identidade visual para seu negócio:

  • O que é Identidade visual?
  • Quais são os elementos da identidade visual?
  • Por que é importante uma boa identidade visual?

O que é Identidade visual?

Em conceito, identidade visual se trata da combinação de elementos visuais que visam refletir uma marca, uma ideia, um produto, um serviço, etc. Ou seja, basicamente, busca representar uma empresa em seu todo, como uma síntese.

Para obter uma identidade visual, é necessário seguir os elementos da identidade visual, dentre eles:

Todos esses elementos buscam exibir a sua marca e deixar claro o que sua empresa é em relação ao cliente, sua visão e valores. Através disso, é possível tornar a sua empresa em algo único e diferenciado e definir de maneira clara e sucinta a personalidade da marca.

Quais são os elementos da identidade visual?

Para definir os elementos da identidade visual, é importante entender primeiro o público alvo com o qual sua marca vai se relacionar. Afinal, todos os elementos são parte de uma comunicação, que é criada com o objetivo de interagir com o público e gerar identificação.

Então, a identidade visual não é o reflexo dos gostos pessoais de quem a idealizou, mas sim uma mensagem pensada para uma persona.

Persona se trata da representação semifictícia do cliente ideal, baseada em características de clientes reais.

Os elementos a seguir são pensados nessa representação do público:
  • Família cromática;
  • Família tipográfica;
  • Marca;
  • Iconografia;
  • Estilo de fotografia.


Por que é importante uma boa identidade visual?

Como falado anteriormente, a identidade visual ruim impacta de maneira negativa no posicionamento de marca. Ela não gera identificação, não promove uma cultura e muito menos lhe distingue dos concorrentes.

Contar com um ótimo designer gráfico é essencial para alcançar todos esses objetivos e lhe posicionar com seu público. Esse posicionamento envolve tanto localização (qual seu segmento de atuação) e posição (quão reconhecido é no segmento).

Com uma boa identidade visual, você se posiciona como uma empresa de tal segmento, assim como se destaca dentro do segmento. Reconhecimento é essencial para ter esses dois posicionamentos, assim como identificação.

E aí está a importância da identidade visual para o posicionamento de marca: ela lhe torna visível para o público e torna o público parte da marca. Com isso, mais do que seguidores, a empresa obtém fãs que consumirão e propagarão a sua marca.


_____________________________________________
Fonte e imagens: hidrogenio.digital
Entenda o que é Identidade Visual e qual sua relevância no posicionamento de marca Entenda o que é Identidade Visual e qual sua relevância no posicionamento de marca Reviewed by Empresas S/A on 07:35 Rating: 5

Nenhum comentário: