Bem vindos!


Trilho ecológico ganha espaço nas ferrovias brasileiras

A rede ferroviária brasileira possui cerca de 30 mil quilômetros de extensão espalhados por 22 dos 26 estados, incluindo o Distrito Federal. O País possui ligações ferroviárias com a Argentina, Bolívia e Uruguai. Praticamente todo a extensão é feita com trilhos provenientes de madeira oriunda de árvores, muitas delas desmatadas. Porém, a grande novidade são os trilhos ecológicos que passam a ganhar espaço no Brasil.


Fabricados pela empresa paulista Wisewood Soluções Ecológicas o dormente ecológico é feito com lixo reciclável transformado em ‘madeira’ plástica. Por meio de um processo de alto padrão de qualidade e tecnologia, a Wisewood iniciou a produção de dormentes quem vêm sendo utilizado para assentar os trilhos das estradas de ferro. As peças servem para emprego nas malhas ferroviárias, metroviárias ou VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos).

A madeira plástica é um produto composto de matéria-prima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, além de não conter nenhuma substância tóxica, das encontradas na madeira tratada, é ecologicamente correta por duas vezes: evita o desmatamento e pode ser novamente reciclada. É o que acontece com esses dormentes. Depois de retirados do local onde foram aplicados, podem ser desmanchados e servirem de base para novos produtos, formando um ciclo que contribui ostensivamente com a preservação do meio ambiente.

As vantagens do uso destes produtos estão na alta durabilidade (vida útil mínima de 50 anos), imunidade às pagas, não soltar farpas, não absorver umidade, ser fácil de limpar, resistentes a corrosão, baixo custo de manutenção, poder ser trabalhada com as mesmas ferramentas usadas na madeira natural, poder ser furado, serrado e aparafusado, aceitar pregos e parafusos, bem como fixação utilizando processos de colagem.

Segundo especialistas, para cada três dormentes composite (madeira plástica,) três árvores deixam de ser abatidas, colaborando com a diminuição do desmatamento predatório de nossas florestas. Além disso, pesquisas realizadas por profissionais da área de reflorestamento constataram que, com uma árvore de 30 cm de diâmetro e 30 anos de idade é possível fazer apenas três dormentes.

Fundada em outubro de 2007 a Wisewood tem o propósito de pesquisar componentes plásticos recicláveis para substituir o uso da madeira em produtos focados para arquitetura, decoração e construção civil. Voltada para o desenvolvimento de soluções com inteligência ecológica, a empresa, com sede em São Paulo, se pauta em diretrizes que buscam harmonizar a mais alta tecnologia e o respeito ao meio ambiente e, com isso, colaborar de maneira significativa para o real aproveitamento do resíduo plástico produzido pelo País.


Serviço:
Wisewood Soluções Ecológicas - Avenida Oswaldo Berto, 450, Dis Alfredo Rela, Itatiba/SP – CEP: 13255-405 - Tel: (11) 4594-5813
(11) 4594 5821 – E-mail: contato@wisewood.com.br Site: http://www.wisewood.com.br/

 
 
Matéria enviada por:
Mark Assessoria & Comunicação

Fernanda Con'Andra - Atendimento
Adriana Santos - Coordenação
Hanriette Soares - Diretora de Comunicação
Escritórios:
São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 628 - Conjunto 23 - Jardim Paulistano - CEP 01452-913 - Tel.: (11) 3438-4006
Rio de Janeiro - Av. das Américas, 1650 - Bloco 04 - Sala 304 - Barra - CEP 22640-101 - Tel.: (21) 2495-2401/7843-7335/Rádio 32*10774
www.markassessoria.com.br
Trilho ecológico ganha espaço nas ferrovias brasileiras Trilho ecológico ganha espaço nas ferrovias brasileiras Reviewed by Empresas S/A on 10:53 Rating: 5

Nenhum comentário: