Bem vindos!


Brasil avança entre países que atraem empresas em expansão


Não há novidade no fato de o Brasil encontrar-se hoje em uma posição de destaque no mercado global. Empiricamente, ou tomando como base indicadores e dados econômicos e sociais globais, percebe-se que nosso país ganhou visibilidade e despertou interesses mais atentos entre os players mundiais.

Mas nada melhor para comprovar esse tipo de percepção do que a realização de uma pesquisa internacional. A rede BDO promoveu em dez países, incluindo o Brasil, um estudo com líderes de empresas de médio porte com atuação em projetos de expansão internacional para apurar quais as oportunidades e eventuais barreiras existentes para o crescimento global das companhias.

Entre os diversos indicadores apontados pela Pesquisa BDO Ambition 2010: Oportunidades Globais, destaco especificamente o crescente interesse que o Brasil tem despertado entre as empresas que planejam se expandir internacionalmente. Nosso país é atualmente um dos mais lembrados quando os projetos de expansão são traçados.

Por exemplo, nos últimos cinco anos, as companhias que se expandiram internacionalmente tinham o Brasil como décimo destino preferencial, de acordo com o estudo. Já na lista de projetos de crescimento global para os próximos anos, o país ocupa a terceira colocação, ao lado dos Estados Unidos e atrás apenas da China, em primeiro lugar, e da Índia, em segundo.

Trata-se da performance de destaque entre os quatorze países ou regiões mais citados pelos entrevistados, já que o Brasil passou de 7% dos investimentos dos últimos cinco anos para 14% das intenções de expansão internacional das empresas de médio porte. Com a nova configuração global, deixa para trás no ranking dos investimentos em expansão a Rússia, Reino Unido, Oriente Médio, Alemanha, México e Cingapura, que antes figuravam à sua frente.

Outro indicador de destaque no estudo é o que mostra o otimismo das empresas nacionais em relação à expansão internacional, já que 68% delas devem investir fora do território nacional de forma mais agressiva do que fizeram em 2009.

Os principais destinos ambicionados pelos brasileiros são os países vizinhos (na América do Sul), os demais países do BRIC (Rússia, Índia e China) e nações da região Ásia-Pacífico (Aspac). Por outro lado, em especial as empresas de Estados Unidos, Europa e China foram as que mais destacaram o Brasil como destino atrativo à expansão.

É interessante perceber que as empresas internacionais enxergam no Brasil um território propício às oportunidades na área das fusões e aquisições, segmento de negócios que vem de fato crescendo agora em 2009. A disponibilidade de recursos tecnológicos adequados à expansão é citada como outro fator de atratividade, assim como a taxa de crescimento nacional e a demanda crescente por produtos importados.

Claro que ainda temos certas questões a resolver internamente, como a carga tributária, a burocracia, ou a necessidade de investir ainda mais em infraestrutura para atender às demandas do crescimento. Entre as barreiras e desafios existentes no Brasil citados pelos entrevistados, destaque para o protecionismo estatal ou barreiras comerciais, a corrupção e questões éticas e a dificuldade para encontrar localmente os gestores e pessoal ideais para tocar os projetos. São, de fato, problemas a serem solucionados em nosso país, mas, ao final, percebemos que o Brasil adquiriu uma posição de real destaque no mercado global.

Autor: por Eduardo Pocetti, CEO da BDO
Fonte: Economia SC 
Brasil avança entre países que atraem empresas em expansão Brasil avança entre países que atraem empresas em expansão Reviewed by Empresas S/A on 05:04 Rating: 5

Nenhum comentário: