Bem vindos!


Os erros cometidos na formatação de uma rede de franquias


Para ser bem-sucedida, uma rede de franquias necessita de experiência e, para isso, é justo afirmar que uma expansão através do sistema de franchising deve ser realizada dentro de padrões seguros, tanto nos aspectos operacional, administrativo, mercadológico e financeiro, como nos moldes jurídicos. A Lei de Franquia é bem clara ao determinar suas regras e é a partir delas que as partes envolvidas - franqueador e franqueado - estarão seguras no caso de futuras desavenças.

Antes de iniciar o processo de franquia, a empresa deve fazer uma análise profunda de viabilidade do empreendimento, para posteriormente elaborar a documentação jurídica e daí partir para uma expansão.

Vale destacar que um dos erros mais freqüentes cometidos nas muitas empresas que migraram subitamente para o mercado de franchising é a utilização de \"contratos padrão de franquia\", muitas vezes desenvolvidos por profissionais não habilitados, colocando a empresa em um alto grau de risco. É preciso considerar que cada negócio possui suas particularidades e cada contrato deve contemplar essas particularidades.

É comum também acreditar que, ao aumentar o número de unidades - neste caso, franqueadas -, a equipe já existente na empresa franqueadora será capaz de suprir o atendimento e a supervisão necessária para um bom desempenho do franqueado.

Na prática, isso não é verdade, já que todo franqueado necessita de atenção, dedicação e muito treinamento.O suporte adequado ao franqueado é um dos itens que irá ditar o sucesso ou fracasso do empreendimento.

Ter uma marca forte e transformá-la em uma franquia não é garantia de sucesso. O sucesso vem de um planejamento e, para que seja elaborado de forma eficiente, existe uma fórmula: investimento.

O investimento em uma consultoria jurídica especializada na formatação de franquias e na elaboração de documentos (Circular de Oferta e contratos ), em profissionais competentes que conheçam a área e suas vertentes, em sistemas de informação ágeis, plano de expansão, programas de treinamento e suporte ao franqueado farão com que uma empresa séria se torne vencedora no segmento de franchising.

Para aquelas empresas que ainda não estão preparadas para esse investimento, o melhor a ser feito é continuar com operações próprias e aguardar o momento oportuno para uma nova empreitada. Pois é fato: a cada ano aumenta o número de franqueados entrando na Justiça contra franqueadores despreparados.

Autora: Patricia Barreto Gavronski, especialista em franquias
Fonte: Economia SC
Os erros cometidos na formatação de uma rede de franquias Os erros cometidos na formatação de uma rede de franquias Reviewed by Empresas S/A on 05:06 Rating: 5

Nenhum comentário: