Nós Indicamos


Setor de alimentação aposta em ações sustentáveis


As empresas brasileiras estão mais conscientes sobre a importância de implementar ações de sustentabilidade ambiental, inclusive para o desenvolvimento do seu próprio negócio. Porém, mais importante que ficar no discurso é colocar o conceito em prática.

Dentro do conceito de sustentabilidade, um exemplo de empresa que saiu do discurso é a rede MegaMatte. E os números da rede confirmam o sucesso da marca. Com quase 80 unidades em funcionamento, em foram abertas 24 lojas. Já o faturamento aumentou em 42% em relação a 2009 e nenhuma loja foi fechada. Para 2011 o planejamento de crescimento não é diferente e inclui fortalecimento da marca aliado às ações focadas em sustentabilidade e comércio justo.

“Nosso mate é 100% natural, produzido artesanalmente com erva-mate orgânica. Na área socioambiental, veio a adesão ao Comércio Justo e Solidário, modelo e negócio europeu que preconiza transações econômicas transparentes entre fornecedor e franquia. Trocamos os copos plásticos por copos de papel proveniente de reflorestamento. Temos uma unidade em São Paulo criada em moldes sustentáveis com madeira certificada, telhas ecológicas, tintas a base de água, torneiras com sensores para redução do gasto com água, coleta de água da chuva, uso de energia solar e coleta seletiva de resíduos descartados. Nossas ações renderam premiações. Estamos inseridos no Programa Franchising de baixo Carbono promovido pela Associação Franquia Sustentável (AFRAS-ABF)”, resume a diretora executiva da rede, Fátima Rocha.

De acordo com o presidente da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro), Alain Guetta, o bom desempenho do setor de alimentação tem relação com o desempenho positivo da economia brasileira, aumento da oferta de crédito e o aumento do poder de compra da população. “Em termos de faturamento, o segmento de franquias de alimentação foi o que mais cresceu em 2010 registrando alta de 39,9% em relação ao crescimento obtido em 2009”, festeja Guetta que completa afirmando que marcas que se aliam ao conceito de sustentabilidade acabam por obter visualização positiva por parte dos consumidores.

Para a Parceria Social, 1ª empresa brasileira de consultoria que atua na consolidação do Comércio Justo e Solidário no Brasil, promover o consumo responsável é uma tendência que permanecerá. Segundo a diretora internacional da WFTO - Organização Mundial de Comércio Justo na América Latina, Ana Asti, também presidente da Parceria Social, os brasileiros estão mais compromissadas em estimular práticas ambientais melhores e a aplicação de métodos responsáveis de produção, sobretudo quando o segmento é alimentação.

“Empresas como a MegaMatte, que aderem ao Fair Trade, traçam  novos rumos no mercado nacional focando suas ações no comercio justo, solidário e sustentável em suas cadeias produtivas. Quando o projeto quando sai do papel e vira uma prática gera bons resultados no desempenho comercial. Como o que vem acontecendo com a rede”, analisa Ana Asti.

Serviço:
MegaMatte - Departamento de Expansão – Endereço: Av. Rio Branco, 50 / 6º andar - Centro - Rio de Janeiro. Telefone: 21 2516-9564. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. www.megamatte.com.br

Parceria Social - Rua Marquês de São Vicente, 225, PUC-Rio, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil – CEP: 22451-900 - Telefone: (21) 3010-4266 / 2540-5144 – Site: www.parceriasocial.com.br

Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio) - Av. Treze de Maio, 23 Gr. 401 - Centro, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2292-5104 Site: www.abfrj.com.br

Matéria enviada por:

Setor de alimentação aposta em ações sustentáveis Setor de alimentação aposta em ações sustentáveis Reviewed by Empresas S/A on 08:02 Rating: 5

Nenhum comentário: