Nós Indicamos


Como relacionar seu cliente a uma marca?


Pesquisa do Instituto FSB para a Câmara Brasileira da Construção (CBIC) mostra que 58% das empresas têm projetos de responsabilidade social. Um quatro (24%) montou ações estratégicas, com planejamento, avaliação, divulgação, pessoal dedicado, consultores e/ou orçamento crescente. O estudo foi divulgado no ultimo dia 17.

O relatório vem ao encontro da tendência seguida por consumidores na hora de comprar produtos ou serviços de empresas com foco em ações sócio-ambientais responsáveis. Sabendo deste pré-requisito, grandes marcas apostam em causas de diversos tipos para fidelizar clientes e ganhar maior visibilidade em meio a tantos concorrentes.

Dados divulgados em 2010 pela Fundação Mokiti Okada sobre o Meio Ambiente/Agricultura Natural apontam que 90% dos brasileiros acreditam que consumir produtos sustentáveis e orgânicos ajuda a preservar a natureza. 72,3% das mulheres são as maiores consumidoras, sendo que 82,7% têm mais de 30 anos de idade. Ainda segundo o estudo, 56% dos consumidores de produtos naturais, sustentáveis e orgânicos são casados. 70% possuem nível superior de escolaridade; 58% ganham mais que R$ 3 mil/mês sendo que 90% dos entrevistados consomem esse tipo de conceito há mais de um ano. Para se aproximar ainda mais do perfil dos novos compradores empresas como a MegaMatte, Four Style, Pello Menos, TePe e Sampling Planejamento investem em uma gestão cada vez mais responsável.

“Empresas de vários segmentos estão com pensamentos voltados para ações que representem responsabilidade social, ambiental e ética. A humanização do atendimento e das ações não se restringe apenas na relação empresa e funcionários, mas também em relação aos ambientes sociais, culturais e ecológicos nos quais estão inseridas. O modelo de consumo atual mostra a importância de integrar ações internas nascidas em âmbito empresarial de modo que os reflexos da sociedade sejam positivos. Aliar uma marca a uma causa requer seriedade e respeito em relação ao consumidor", destaca a presidente da ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro), Fátima Rocha.

Com um posicionamento voltado para a área socioambiental, a rede MegaMatte - do segmento de alimentação - aderiu ao Comércio Justo e Solidário, modelo de negócio europeu que preconiza transações econômicas transparentes entre fornecedor e franquia. A bebida mate vendido é 100% natural e orgânico (tanto a erva-mate, quanto o açúcar), produzido artesanalmente com platanção e colheita seguindo os moldes do Comércio Justo (Fair Trade) preconizado pela WFTO (World Fair Trade Organization, ou, Organização Mundial de Comércio Justo, em português). A rede também substituiu os todos os copos de plástico pelos fabricados em papel proveniente de reflorestamento. A empresa também matem uma unidade MegaSustentável em São Paulo. Agora a franqueadora está inserida no Programa Franchising de Baixo Carbono promovido pela Associação Franquia Sustentável - Afras-ABF) e vai incluir em seu funcionamento mecanismos para contabilizar, reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs). Cerca de cinco unidades franqueadas devem participar do programa para, juntas, inventariarem as emissões geradas com o consumo de energia, água, efluentes líquidos e resíduos sólidos.

A Four Style - no segmento de moda e acessórios - é uma marca que trabalha com tecidos inteligentes e ecológicos (fibra de bambu) de avançada tecnologia, desenvolvidos com a finalidade de melhorar a performance do atleta. Os produtos atendem a todas as faixas etárias e transcendem as tendências da estação. utilização de tecidos ecológicos, fibras de sacolas em TNT que podem ser utilizadas posteriormente nas academias, clubes, praias, TAGs com papel reciclado, utilização de madeiras de reflorestadas e demolição na decoração da loja, conscientização da equipe para redução do consumo de impressos e produção de lixo, incentivo ao uso de bikes, incentivo ao uso de luz natural nos ambientes de trabalho, além de trabalhos voluntários e sociais junto as comunidades e entidades cariocas.

Quem mais recomenda os cuidados com a higiene bucal, ajuda quem precisa. Pensando na saúde da boca, a TePe,companhia sueca líder no mercado de escovas dentais na Suécia e Alemanha, com atuação também no Brasil, doa mensalmente escovas dentais. Já foram contemplados com a ação a Comunidade Santa Marta, o Morro do Alemão e o Instituto Pró Criança Cardíaca - com o qual a TePe mantém uma ação permanente.

Água e óleo

Visando diminuir as agressões geradas ao meio ambiente, o Pello Menos - instituto de depilação no setor de saúde e beleza - mantém uma campanha grande relacionada ao despejo responsável do =F3leo utilizado em casas e indústrias. Todo o resíduo de óleo utilizado em suas 41 lojas é encaminhado ao Banco de Cadeiras de Rodas (BCR), que recicla, comercializa o produto e usa a renda em suas ações sociais. O BRC tem como finalidade garantir o direito de cidadania dos portadores de necessidades especiais, emprestando cadeira de rodas, cadeira higiênicas, muletas e andadores, preferencialmente àqueles que não possuem condições de comprá-los. A rede também aposta forte na consciência ambiental apoiando o movimento Hora do Planeta promovido pela WWF-Brasil, quando durante 1 hora todas as 41 unidades da marca apagarão suas luzes, incluindo letreiros em sinal de alerta contra o aquecimento global. A empresa já usa equipamentos com gasto de energia reduzido, orienta e conscientiza seus funcionários sobre a necessidade de utilização de luz natural e economia na energia elétrica.

Quando o assunto é petróleo e gás, a Sampling Planejamento, empresa de consultoria e treinamento para setores marítimo e petrolífero, também possui funcionários “amigos do meio ambiente”. Com uma meta anual de reduzir em 2% o consumo de recursos naturais não-reaproveitáveis, a empresa adotou a reutilização da água gasta no treinamento de combate a incêndio. O líquido fica armazenando em um castelo com capacidade para 40 mil litros.

Serviço:

Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio) - Av. Treze de Maio, =3 Gr. 401 - Centro, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2292-5104 Site: www.abfrj.com.br

Four Style – Departamento de Expansão - Av. Olegário Maciel, 101, Loja C - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro =RJ – CEP: 22621-200 – Tel.: (21) 2428-1837. Funcionamento: segunda a sexta de =h às 18h. Site: www.fourstyle.com.br

MegaMatte - Departamento de Expansão – Endereço: Av. Rio Branco, 50 / 6º andar - Centro - Rio de Janeiro. Telefone: 21 2516-9564. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. = www.megamatte.com.br

Pello Menos Franchising - =800 282 1233 – www.pellomenos.com.br

TePe - Telefone: (21) 2203-0116/2223-0930. www.tepe.com.br


Matéria enviada por:
Mark Assesoria e Comunicação 
Fernanda Con'Andra
Site: www.markassessoria.com.br
Como relacionar seu cliente a uma marca? Como relacionar seu cliente a uma marca? Reviewed by Empresas S/A on 11:54 Rating: 5

Nenhum comentário: