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Impressão instantânea pode fidelizar cliente


Manter os clientes entusiasmados para gastar e ganhar com determinada loja e não com os seus concorrentes depende da capacidade dos varejistas em garantir que seus serviços sejam imediatamente disponíveis e convenientes.

Com a recessão impulsionando o mercado e a concorrência, várias organizações estão buscando maneiras de atrair novos clientes e manter os que já possuem. Os varejistas estão atentos ao mercado de cartões de fidelização e descobrindo que os benefícios vão além do fortalecimento da marca. Baseados em dados detalhados de transações geradas por cartões de fidelidade, os varejistas conseguem acompanhar, gravar e analisar o comportamento de compra e padrões de gastos dos compradores. Com isso, estes comerciantes passam a entender como se comportam seus clientes quanto vão às compras, resultando numa venda muito mais eficaz.

Além disso, os clientes consideram que ter os cartões de fidelidade em sua carteira é uma maneira rápida e conveniente de acumular pontos e recompensas, e guardá-las para futuras compras. O uso desses cartões faz com que o processo de pagamentos de bens e serviços se torne muito mais eficiente, eliminando a necessidade de os clientes se preocuparem em carregar dinheiro em espécie, além de substituir vários outros cartões ao mesmo tempo.

Na América Latina, o mercado de cartões pré-pago oferece uma grande oportunidade para os varejistas locais. Lojas como C&A, Renner, Liverpool e Suburbia são grandes exemplos de estabelecimentos comerciais que já estão se beneficiando com estes cartões. Supermercados como Walmart também perceberam os benefícios e possuem cerca de 5 mil impressoras instaladas em toda a sua rede, que podem imprimir, no ato da compra, cartões de presentes personalizados para um determinado destinatário com uma mensagem. Esta é uma oportunidade duplamente vantajosa, tanto para os varejistas quanto para os clientes. A questão da instantaneidade proporciona um retorno de investimento atraente e, em última análise, aumenta a lucratividade, o rendimento do estabelecimento, bem como a lealdade de quem carrega o cartão. Outros varejistas, como livrarias, lojas de animais e farmácias também estão tendo esta oportunidade.

Este é apenas um exemplo que reflete as principais oportunidades do mercado de fidelidade. Então, como é possível tirar proveito do programa de fidelidade e aumentar o uso de cartões? A emissão instantânea de cartões surgiu como uma forma de persuasão para tirar vantagens desses programas. Esta instantaneidade dá aos varejistas a oportunidade para incentivar seus clientes a começar a participar de promoções e, assim, gastar dinheiro no momento em que estão na loja. É, também, uma maneira muito tangível das lojas em demonstrarem seu compromisso com a satisfação docliente pela prestação de serviço rápido, conveniente e personalizado.

Em nível mais prático, a emissão instantânea reduz os custos e elimina atrasos na entrega, reduzindo consideravelmente o tempo entre o pedido do cliente e o recebimento do cartão. Em comparação, os cartões recebidos pelo correio dias depois exigem algumas etapas adicionais de ativação e,muitas vezes, não chegam a ser ativados. Os clientes também podem escolher sua própria senha no momento da emissão, ficando mais fácil de lembrar os números e, com isso, mais propensos a usar o cartão. No entanto, há uma série de considerações quando os varejistas passam a usarsoluções de emissão instantânea. Muitas vezes eles estabelecem pontos de venda em todo o país e, para maximizar os lucros, cada estabelecimentotem usado mais do seu espaço de varejo para exibir produtos, limitando a área de armazenamento de equipamento de gestão. Outro fator está na dificuldade em dominar ferramentas muito complicadas. Com isso, a facilidade de uso e pouco espaço são as principais preocupações ao escolher as impressoras de cartões.

Outro cuidado que pode ser destacado é com a segurança das informações contidas nos cartões. Com o crescimento do negócio, os varejistas passam a considerar a adição de mais recursos e funções de seus cartões de fidelidade, como um resgate de pontos de bônus, registro dos titulares de compra e dados pessoais. Quanto maior o número de dados armazenados, mais a segurança é necessária para proteger as informações. A implementação de tecnologias de codificação podem garantir uma melhor segurança aos cartões, eliminando ainda possibilidades de fraude e falsificações.

Como os consumidores possuem uma série de maneiras de gastar o seu dinheiro e ganhar recompensas, os comerciantes devem assegurar que a funcionalidade de seus cartões de fidelidade sejam um passo adiante no jogo. Manter os clientes entusiasmados para gastar e ganhar com determinada loja e não com os seus concorrentes depende da capacidade dos varejistas em garantir que seus serviços sejam imediatamentedisponíveis e convenientes. Num futuro próximo, podemos esperar que a emissão instantânea se torne uma tendência crescente no mercado de cartões de fidelização.

Sobre a HID Global
HID Global é líder renomada em soluções que oferecem identificação segura para milhões de clientes do mundo todo. Reconhecida por sua qualidade robusta, designs inovadores e liderança no setor, a HID Global é a fornecedora preferida de OEMs, integradores de sistemas e desenvolvedores de aplicativos que atendem a uma variedade de mercados, incluindo controle de acesso físico e lógico, personalização de cartões, eGovernment, pagamento sem dinheiro, indústria e logística. As marcas principais da empresa, incluem HID®, ActivIdentity™, FARGO®, e LaserCard®. Com sede em Irvine, Califórnia, a HID Global possui mais de 2100 funcionários no mundo todo e opera escritórios internacionais que oferecem suporte a mais de 100 países. HID Global é uma marca do Grupo ASSA ABLOY. Para obter mais informações, visite www.hidglobal.com.
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Autor: Gustavo Gussmann é Diretor de Vendas do Brasil, da HID Global, especializada em soluções de identificação segura.
Fonte: Assessoria de imprensa HID: BRSA – Branding and Sales - www.brsa.com.br
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