Nós Indicamos


Projeto Líderes transforma jovens em agentes sociais


Desenvolvido pelo Grupo Lwart, projeto já formou cerca de 300 adolescentes

O Projeto Formação de Líderes, criado em 2002 pelo Grupo Lwart, oferece aos jovens do ensino médio da cidade de Lençóis Paulista e região, no interior de São Paulo, uma chance de descobrir como desenvolver suas habilidades para uma liderança participativa e positiva na comunidade.

Os jovens são estimulados a pensar no bem coletivo e a desenvolver projetos sociais que saem do papel e são implantados na comunidade, fortalecendo o senso de responsabilidade, a autoestima e a liderança dos participantes. A atuação social é percebida de maneira especial na escola e nos grupos em que convivem, ao assumirem papéis importantes na mobilização de mais pessoas.

Adolescentes de 14 a 18 anos são selecionados nas escolas particulares e estaduais da região por meio de fichas de inscrição, dinâmicas em grupo e entrevistas para participarem do programa que tem duração de 10 meses. Durante este período, os alunos têm encontros de duas a três vezes por semana com aulas teóricas e práticas sobre comunicação, política, técnicas de negociação, trabalho em equipe, planejamento, valorização individual edo estudo, responsabilidade social e raciocínio crítico.

Ao final do programa, os jovens estão aptos a se tornarem multiplicadores de ações sociais. Eles desenvolvem seus próprios projetos, captam recursos, envolvem órgãos públicos e seguem com ideias que visam o bem coletivo. “Este projeto tem o objetivo de formar jovens comprometidos com o desenvolvimento social”, explica Eliane Oliveira, gerente de marketing corporativo do Grupo Lwart.

Atualmente, estão em andamento 15 projetos com temas variados, desenvolvidos pelos participantes e líderes já formados. Entre eles, estão programas de conscientização para graves problemas sociais, como campanha de estímulo a motoristas não consumirem bebidas alcoólicas antes de dirigir, de estímulo à denúncia de agressões e abusos infantis, além de programas ligados ao fortalecimento de valores de cidadania e preocupação ambiental.

Os adolescentes beneficiados pelo projeto entendem que a responsabilidade de construir um mundo melhor também é deles e, hoje, enxergam que fazem parte da resolução dos problemas da vida em sociedade e podem elaborar suas propostas.

Sobre o Grupo Lwart

O Grupo Lwart é um grupo industrial 100% nacional estabelecido em Lençóis Paulista desde 1975. Possui três empresas: a Lwart Lubrificantes, que atua na área de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados; a Lwarcel Celulose,que faz o reflorestamento de eucalipto e produz celulose; e a Lwart Química, que fabrica produtos para impermeabilização, pavimentação e isolamento termoacústicos.

Com atuação no Brasil e no exterior, o Grupo Lwart emprega mais de 2,5 mil pessoas, entre colaboradores e terceiros, e teve faturamento de R$ 710 milhões em 2010, um crescimento próximo de 30% em relação a 2009.

Há 35 anos, o Grupo Lwart pratica em suas atividades os pilares que formam a Sustentabilidade Corporativa, que é o equilíbrio entre o sucesso financeiro, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno e a atuação ambientalmente correta. A empresa aproveita todos os resíduos de seus processos industriais, com melhor desempenho financeiro e menor impacto ambiental.

Com investimentos de cerca de R$ 100 milhões, a Lwarcel tornou-se autossuficiente em energia elétrica a partir de 2009, produzida por meio de combustíveis renováveis. A usina termoelétrica à biomassa gera 30MW de energia e 90 toneladas/h de vapor, que são consumidos pelas empresas do Grupo Lwart, em Lençóis Paulista/SP. O excedente na produção de energia elétrica, cerca de 7MW é comercializado no mercado.

Para saber mais sobre o Grupo Lwart, acesse: www.lwart.com.br.

Fonte: ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)

Foto: ADS Assessoria de Comunicações (www.adsbrasil.com.br)
Projeto Líderes transforma jovens em agentes sociais Projeto Líderes transforma jovens em agentes sociais Reviewed by Empresas S/A on 14:17 Rating: 5

Nenhum comentário: