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Gerenciamento de reputação online


As redes sociais corporativas estão cada vez mais em evidência no Brasil. No ano de 2011, grande parte das empresas Brasileiras aderiu às redes sociais, integrando-as as estratégias de marketing, e agregando um canal a mais para estabelecer um relacionamento e “ouvir” o seu cliente.

Pesquisas mostraram que o fator decisivo para uma compra, são as avaliações on-line. Por isso manter uma presença on-line saudável tornou-se fundamental. Os consumidores tendem cada vez mais a procurar informações na internet sobre os produtos antes de efetuar uma compra. Podendo consultar fóruns, facebook, twitter, blogs, etc... Hoje existem várias opções de busca na internet para obter informações sobre assuntos específicos, produtos, ou até mesmo reputação de empresas. Por isso, é necessário averiguar se os “reviews” da sua empresa ou do seu produto estão adequados.

O gerenciamento da reputação online tornou-se uma característica definidora da vida on-line para muitos utilizadores da Internet, especialmente para as empresas, adequando-se aos cuidados de projetar-se on-line de uma forma que se adapte às audiências específicas e abraçar uma abordagem aberta à troca de informações sobre seus produtos e serviços.

Quando bem gerenciadas, as redes sociais Empresariais podem aumentar a sua reputação online e o valor da marca também. O Twitter e o Facebook são os instrumentos de gestão que estão em evidência para pavimentar um caminho para um fórum ou um diálogo aberto, trazendo a sua reputação a possibilidade de uma conversa com um foco positivo.

O gerenciamento de reputação online deve ser parte fundamental da estratégia de marketing da sua empresa. Não é fácil, e exige cuidado e dedicação. Escutar e responder seus clientes são fundamentais, assim como monitorar a sua presença digital constantemente.

O trabalho inicial deve ser voltado para o planejamento de ações nas redes sociais, além de prever possíveis comentários negativos e pré determinar respostas para determinadas situações. Em segundo, estabelecer o monitoramento da reputação on-line, ou seja, analisar as conversas sobre seus serviços e produtos. A partir deste momento, definir quais conversas ou comentários necessita uma atenção imediata apresentando uma potencial ameaça à marca. Faz-se necessário neste momento preparar uma estratégia de resposta para reverter tal situação antes que tomem proporções maiores. Especialmente sites como o Twitter as notícias podem viajar muito rapidamente através da comunidade online, muitas vezes tão rápido, que a quantidade de tempo necessário para realmente resolver o problema pode ser enorme. Por isso é preciso sempre estar atento aos comentários.

Em terceiro, sempre conversar e interagir com o seu consumidor, para entender qual foi o problema e solucioná-lo o mais breve possível. Pois, um cliente que apresenta um comentário nas redes sociais sobre um problema resolvido, tem um valor imenso. As pessoas tendem sempre a comentar quando seus problemas foram resolvidos, e isto significa uma imagem positiva para a empresa.

Fonte: http://www.brandpress.com.br/Internet-e-e-Business/Gerenciamento-de-reputacao-online.html#ixzz1lYWRoerR
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