Nós Indicamos


Como lidar com chefe chato


Ter um chefe/superior chato dentro do ambiente de trabalho é um espinho na garganta

Felizmente, no meu caso, em todo o tempo que passei trabalhando para organizações tive poucas oportunidades de ter chefes chatos pela frente. Ah! Eu também fui chefe/superior de muitas pessoas e assim penso que posso falar pelos dois lados.

Não é fácil manter uma aproximação com chefes chatos para tentar uma convivência amigável. Talvez deva creditar isso a incompatibilidade de gênios, ou antipatia pessoal gratuita. O que posso dizer é que, infelizmente, a falta de um melhor relacionamento pessoal pode ser, tanto no meu caso como em outros tantos, um grande motivo para um mau desempenho nas atividades do dia a dia.

Mas, o que é ter um chefe chato?

Num primeiro momento, ter um chefe chato pode nascer do fato de "ter que trabalhar juntos". É como se ele entendesse que você foi imposto por alguém a ele, e ele tenha que "aturar" você na sua passagem naquela organização naquele momento. Ele pode ver você como um mal necessário, um profissional que pode ajudá-lo naquele momento, devido à sua competência.

Nunca espere nada de positivo de um chefe chato. Ele poderá controlar sua chegada e saída, cada minuto de seu dia no ambiente de trabalho. Ele confere cada etapa de seu trabalho. Ele quer saber com quem você falou no telefone. Quer saber por que você anda com tal pessoa da empresa, se ela trabalha em outro setor. Ele se irrita por que você passa determinadas informações sem a autorização dele, mesmo isso que faça parte do seu trabalho. Se você errar, esteja preparado para levar um esculacho na frente de todos os demais colegas.

Não sendo tão extremista, ele nunca dará um aumento salarial por mérito. Promoção então, nem pensar. Na primeira oportunidade, pode esperar, ele fará tudo para que você seja transferido para alguma outra área ou até ser demitido.

Bom, esses são apenas alguns exemplos do que um chefe chato pode fazer e não fazer por você. O problema aqui é como reagir diante de um chefe chato.

A primeira coisa a ter em mente é que tanto você quanto seu chefe estão ali para contribuir com a organização, tendo responsabilidades, deveres, obrigações e também direitos iguais. Portanto, cabe a você fazer a sua parte cumprindo horários e atividades da melhor maneira possível.

A segunda coisa é procurar saber se a situação de mau relacionamento com seu chefe/superior não esteja em você mesmo. Talvez uma maneira de se comportar, de se vestir, de se comunicar pode ser um motivo para um mal estar. Nada que uma boa conversa com ele não possa esclarecer.

Terceiro, procure não "bater de frente" com seu chefe em nenhuma hipótese e circunstância, especialmente se isso acontecer na presença de alguma testemunha. Não se briga com o rei, lembre-se. O prejudicado será sempre você.

Por fim, a definitiva. Se perceber que com esse chefe você não terá mesmo chance de crescer dentro da sua carreira e dentro da organização avalie se é hora buscar novas perspectivas, mudando de área ou até mesmo sair em busca de uma outra oportunidade em outra organização.

Como diz a sabedoria popular não vale a pena ficar dando murro em ponta de faca. Só insista se perceber que tentou e vai valer a pena.

Uma coisa também importante: à medida que for crescendo na sua carreira, procure não ser um chefe/superior espinho na garganta com outras pessoas.

______________________
Autor: Nelson Fukuyama é Editor do Portal Dicas Profissionais com experiências profissionais vividas em organizações multinacionais e nacionais.
Fonte: portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.
Como lidar com chefe chato Como lidar com chefe chato Reviewed by Empresas S/A on 08:06 Rating: 5

Nenhum comentário: