Bem vindos!


Gerenciando Desempenho em uma Economia Dinâmica


As vantagens do CPM em um ambiente competitivo e predatório


O ambiente dos negócios do século XXI tem se mostrado cada vez mais competitivo e predatório. Os fluxos de capitais gerados pelo ambiente globalizado transformam-se rapidamente em oportunidades a ameaças, sejam eles produtivos ou especulativos.

Gerenciar uma empresa com eficácia requer habilidade para criar planos que guiem a empresa conforme sua estratégia e de forma alinhada aos seus orçamentos. Neste cenário, a aplicação de CPM - Comprehensive Performance Management, é uma peça fundamental, pois permite que os gestores façam previsões e analisem cenários alternativos rapidamente. CPM nada mais é do que um macro conceito de gestão que inclui Processos, Metodologias, Métricas e Tecnologias que permitem à organização monitorar, medir e gerenciar seu desempenho, não importando o tamanho da empresa.

Períodos de alta competitividade na economia trazem uma grande motivação para a melhor gestão das operações e finanças. Mudanças históricas nos drivers de custos, as taxas cambiais e os novos entrantes de mercado com seus preços altamente competitivos, são exemplos de como uma economia dinâmica pode representar uma época difícil para empresas de porte médio. Tais companhias têm a mesma necessidade de gestão de desempenho das empresas maiores.

Os profissionais de finanças de hoje estão bem cientes da necessidade de transparência quanto a requisitos legais e regulatórios, mas as grandes companhias, em especial as de capital aberto, que demandam auditorias permanentes para seus acionistas e para a CVM, tem de ter esses processos ainda mais transparentes. Esta capacidade é fundamental e embasa todo o processo de tomada de decisão.

Sempre representando um meio para um fim, a TI (Tecnologia da Informação) é fundamental para que realmente ocorra uma melhoria nos processos e na tomada de decisão. Uma solução de CPM é uma suíte de software, o instrumento de tecnologia que permite a implementação do conceito dentro da organização.


Planning, Budgeting & Forecast

Orçamentação, Planejamento e Previsão são três processos distintos, altamente interligados entre si. O Planejamento é estratégico por natureza. Ele identifica e esclarece o impacto total de cenários e estratégias empresariais alternativas no curto e no longo prazo. Seu maior objetivo é descobrir qual será o impacto das decisões de hoje sobre os resultados financeiros de amanhã. Isto significa criar muitos planos baseados em diferentes cenários.

Orçamentação é uma atividade mais colaborativa, pois envolve a inserção de dados por parte de um grande número de colaboradores. Contudo, a condução de todo o processo de orçamentação apenas através de planilhas eletrônicas, resultará em uma atividade frágil e ineficaz.

O objetivo da Previsão é acompanhar o desempenho com relação ao plano e fornecer um olhar preciso para o futuro de acordo com as variações e em conformidade do orçamento. Previsões baseadas em desempenhos anteriores atualizadas enquanto o desempenho real avança dia-a-dia, possibilita antever a necessidade de ajustes ao orçamento. Em um ambiente dinâmico, esses processos são especialmente críticos e devem ser ágeis, flexíveis, adaptáveis, transparentes e confiáveis.

Em uma economia de dinâmica e incertezas, as pressuposições financeiras que eram razoáveis ontem, podem não ser mais amanhã. O ambiente regulatório pode mudar em segundos demandando a montagem de um novo plano de contingência para uma variedade de possíveis cenários. Quando o imprevisto acontece, a capacidade desejada é a aptidão para avaliar rapidamente a situação corrente e gerar um plano revisado, alimentado pelas novas realidades, sob as novas circunstâncias. Em termos de software, isso significa habilidade para fazer modelagem e a criação de cenários e simulações complexas rapidamente criadas pelas pessoas de negócio e não de tecnologia.

Sempre representando um meio para um fim, a TI para finanças é fundamental para que realmente ocorra uma melhoria na tomada de decisão. Uma Solução de CPM é uma suíte de software e o instrumento de tecnologia que permite a implementação do conceito dentro da organização.

Hoje, as soluções de CPM atingiram um grau de maturidade tal que oferecem às empresas o poder real de causar um impacto no seu desempenho. Através do emprego de modelagem multidimensional, colaboração, criação de cenários e simulações, além da gestão do workflow dos processos de planejamento, orçamentação, forecast e consolidação financeira, as soluções atuais habilitam uma organização a entender o que está acontecendo em seu negócio e fazer ajustes rapidamente. Elas vieram para oferecer valor e melhoria na produtividade das atividades que estavam sendo conduzidas por meio de planilhas eletrônicas e trocas de e-mail.



______________________
Autor: Antônio Dutra Jr, Board Member da Sysphera
Fonte: www.rmacomunicacao.com.br
Gerenciando Desempenho em uma Economia Dinâmica Gerenciando Desempenho em uma Economia Dinâmica Reviewed by Empresas S/A on 12:00 Rating: 5

Nenhum comentário: