Bem vindos!


Mãos à obra: como expandir os negócios de forma segura e rentável


Quando o empreendedor inicia um negócio próprio e começa a trabalhar intensamente para desenvolver e manter o seu projeto no mercado, é comum o pensamento de expandir o crescimento e desenvolvimento para se obter um maior retorno financeiro. É fundamental que a empresa programe melhorias para sobreviver no mercado. Porém, quando essa decisão de expansão dos negócios ocorre é necessário a mesma cautela e determinação do início da trajetória.

Primeiramente, é necessário um crescimento pessoal antes do empresarial. O ideal é que o empreendedor se prepare constantemente para estar apto a implementar mudanças e beneficiar o seu negócio com eficácia e responsabilidade. Para ter um negócio de sucesso, o empreendedor deve ter espírito criativo e pesquisador. O indicado é que o gestor esteja sempre por dentro das tendências e inovações do seu negócio. O mercado é constante como a mudança, e o que era eficaz há cinco anos, hoje em dia pode não ser um método atraente. Cabe ao empresário projetar todas as demandas e adequar a sua gestão de acordo com as exigências dos clientes. Semanalmente existem centenas de novidades no mercado de trabalho e para o empresário conseguir acompanhar essa evolução da sua área, o mais indicado é que participe de eventos, seminários e workshops. Com essas ações, além da aprendizagem, o empresário estabelece relações com outras pessoas da área de atuação.

As empresas que buscam novos caminhos e soluções estão mais propensas a crescerem e construírem um ambiente flexível e evoluído. O atendimento ao cliente é um dos pontos que o empresário deve se atentar, já que é um dos principais problemas do mercado atual. Não adianta investir em uma expansão se não tiver como meta uma reformulação e/ou melhoramento do atendimento, pois o bom contato com o cliente é o essencial em qualquer negócio. Para aumentar a fidelização dos clientes, a empresa deve estabelecer uma política permanente de capacitação da equipe.

Um fato de grande importância é dimensionar corretamente os custos envolvidos na operação e entender as peculiaridades do setor. Também é importante analisar a concorrência para identificar os fatores que devem ser considerados na composição de preços dos produtos e serviços da empresa. Por isso, a expansão deve ser realizada de uma forma metódica e controlada, pois falhas podem gerar um grande atraso no negócio em relação à concorrência. Independentemente, em qualquer empreendimento novo, é necessário o cuidado em começar com pequenos passos, fazendo uma pesquisa cautelosa e considerando recursos suficientes para transformar a ideia em realidade. Com discernimento e aperfeiçoamento da gestão administrativa e financeira, o empresário consegue expandir o empreendimento e tornar a empresa mais competitiva para o mercado.


______________________
Autora: Simone Domingues, sócia da Trade Contabilidade, empresa de assessoria contábil especializada em análise tributária e aspectos multiregionais, que exerce atividades desde 1998. Formada em Ciências Contábeis pela FIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.
Fonte: Contato Comunicação & Marketing - http://www.contatocomunicacao.blogspot.com.br
Mãos à obra: como expandir os negócios de forma segura e rentável Mãos à obra: como expandir os negócios de forma segura e rentável Reviewed by Empresas S/A on 06:30 Rating: 5

Nenhum comentário: