Nós Indicamos


Startup: o novo Rock and Roll


Empreender é o assunto do momento. Se há alguns anos os jovens estavam ligados em começar uma banda de rock, agora o objetivo de muitos, mais novos ou mais velhos, é uma startup. Empreender, no entanto, envolve muito mais do que uma mudança de área ou uma boa ideia. O diferencial é a forma de desenvolver o conceito.

Falta de tempo, dinheiro ou confiança são problemas comuns, que muitas vezes desanimam quem quer tocar uma boa ideia adiante. Mas o principal desafio das startups é encontrar mercado para aquele produto visionário. Como, afinal, se destacar em um país como o Brasil, que tem quase 22 milhões de empreendedores?

O modelo tradicional de desenvolvimento tem sido o responsável pela alta taxa de fracasso das startups. Algumas técnicas que fogem do lugar comum podem ajudam a impulsionar aquela veia empreendedora. O Lean Startup é uma delas. Essa prática, focada na redução de desperdícios, envolve um conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e trabalhar o mercado de forma bem-sucedida. Ligada aos métodos ágeis, ajuda a eliminar problemas financeiros e de cronograma para o desenvolvimento de um projeto.

Para alcançar um objetivo, é sempre fundamental ter um plano de metas. Nessa parte do projeto é interessante trabalhar com o Road Map, uma linha do tempo com todos os passos necessários para uma startup, desde a concepção até o lançamento do produto.

Durante o desenvolvimento, é importante lembrar que a capacidade de adaptação contínua é fator crucial. Adaptar não é consequência de um erro, e sim uma característica extremamente positiva, uma vez que envolve a capacidade de se adequar a qualquer cenário, extraindo o melhor de cada situação. E essa capacidade deve ser a principal característica de um empreendedor.


______________________
Autor: Alexandre Magno é sócio-fundador da Adaptworks, líder no mercado brasileiro de capacitação e implementação corporativa de métodos ágeis. Ele é reconhecido como o primeiro Certified Scrum Trainer do Brasil, sendo o profissional que mais formou Certified ScrumMasters e Certified Scrum Product Owners em língua portuguesa. Cerca de 3.000 alunos já passaram por seus treinamentos no Brasil e em outros países. www.adaptworks.com.br
Fonte: Ralcoh Comunicação - www.ralcoh.com.br
Startup: o novo Rock and Roll Startup: o novo Rock and Roll Reviewed by Empresas S/A on 08:38 Rating: 5

Nenhum comentário: