Bem vindos!


Contratação de aprendizes pelo CIEE cresce 41,8%


A contratação de aprendizes por empresas parceiras do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) cresceu 41,8% em maio de 2012, ultrapassando a marca dos 36 mil jovens contratados para formação profissional.

Sylvana Rocha, gerente do Programa Aprendiz Legal do CIEE, afirma que as perspectivas da adesão de empresas ao programa neste ano são ainda mais promissoras. “Deveremos chegar ao final do ano perto da marca de 40 mil jovens em capacitação em todo o País”, destaca. De acordo com ela, as organizações estão mais sensíveis à responsabilidade de qualificar os futuros profissionais, além de identificarem no Aprendiz Legal uma excelente ferramenta de formação de talentos para a própria empresa. “Inúmeras empresas, mesmo desobrigadas das cotas, vêm utilizando os programas de aprendizagem como estratégia de formação e desenvolvimento de talentos”, afirma Sylvana.

A Lei 10.097, de 19/12/2000, obriga empresas de médio e grande porte a contratar aprendizes em cotas correspondentes de 5% a 15% do quadro de funcionários qualificados. Outra exigência é que eles recebam aulas de capacitação teórica, formatadas de acordo com a área de atuação, concomitantemente ao treinamento prático. “Além de cuidar do recrutamento e seleção, o CIEE oferece a capacitação teórica, pois, além de ter um cadastro com jovens com o perfil exigido pela lei, é uma entidade capacitadora, habilitada a ministrar os cursos durante o período de vigência do contrato”, explica a gerente.

Informações e inscrições para o Programa - Para obter mais informações ou candidatar-se às vagas de aprendizagem oferecidas por empresas parceiras do CIEE, os interessados podem se inscrever pelo site www.ciee.org.br, devendo atender aos seguintes pré-requisitos: idade entre 14 e 24 anos incompletos e cursar ou ter concluído o ensino fundamental. Para participar dos cursos de capacitação teórica, os jovens precisam, necessariamente, serem contratados por empresas, de acordo com a Lei 10.097/2000.

O CIEE oferece, além de completa assessoria, cursos de capacitação teórica, exigidos pela Lei, nas modalidades: comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; telesserviços; turismo; logística; auxiliar de produção; gestão pública; auxiliar de alimentação, e conservação, limpeza e sustentabilidade.

Sobre o CIEE

Fundado há 48 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas de estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

______________________
Fonte: Assessoria de Comunicação do CIEE - www.ciee.org.br
Contratação de aprendizes pelo CIEE cresce 41,8% Contratação de aprendizes pelo CIEE cresce 41,8% Reviewed by Empresas S/A on 08:05 Rating: 5

Nenhum comentário: