Bem vindos!


Gestos podem comprometer candidato durante uma entrevista de trabalho


Muitas perguntas são feitas durante uma entrevista de emprego e em processos seletivos. E não são apenas as respostas que determinarão o sucesso dessa etapa. Já ouviu dizer que o corpo fala? Pois é, a reação e os gestos podem indicar até que ponto há sinceridade ou as respostas dadas não passam de uma mentirinha.

No dia a dia, cruzar braços e pernas, ou o simples fato de fazer caras e bocas podem não fazer tanta diferença, quanto numa entrevista de emprego. O comportamento pode revelar muito. “O que o candidato nunca deve fazer é cruzar braços e nem mexer demais os pés, joelhos, pernas, a cabeça, pois representa desinteresse, nervosismo e insegurança. As mãos podem ficar sobre a mesa ou no apoio da cadeira, caso o candidato queira. Se levar algum objeto, como bolsa, deixe-a em cima de uma cadeira ou mesa, nunca a segure nesse momento”, orienta a gestora de RH, Vianei Altafin.

Outra dica é tomar cuidado com o aperto de mão. “As unhas devem estar limpas e o aperto de mão firme. Tem pessoas que ficam tão nervosas que as mãos começam a suar. Antes de cumprimentar o selecionador, lave as mãos e enxugue-as bem”, aconselha Altafin.

Estudos mostram que 7% da comunicação é feita por meio de palavras (verbais), 38% vocais, incluindo volume da voz, entonação, ênfase e colocação vocal e 55% são não verbais, feitas por meio de gestos e movimentos. Tendo como ponto de partida que grande parte de nossa comunicação vem por meio do corpo, nada de coçar olhos e nariz, mexer demais na orelha, ou ainda tapar a boca com as mãos ao falar, coçar o pescoço, passar o dedo nos lábios, no caso dos homens, desapertar o colarinho, pois esses são alguns dos gestos básicos de quem está mentindo. Assim como o aperto de mão, o olhar também diz muito. “Nada de fixar de mais os olhos todo o tempo no entrevistador. Seja natural. Também não abaixe os olhos, pois revela medo e falta de confiança”.

Na lista das dicas também está desligar o celular antes de entrar para a entrevista, ser natural, educado, sincero, pois os avaliadores estão preparados para ler o corpo.

______________________
Serifa Comunicação - www.serifacomunicacao.com.br
Gestos podem comprometer candidato durante uma entrevista de trabalho Gestos podem comprometer candidato durante uma entrevista de trabalho Reviewed by Empresas S/A on 06:00 Rating: 5

Nenhum comentário: