Bem vindos!


Integração de sistemas via rádio otimiza a produção e reduz custos


Aumentar e otimizar a produtividade é o sonho de qualquer agricultor. E, felizmente, a tecnologia tem ajudado muito nisso. Um bom exemplo é o Real Time Kinematic, ou simplesmente RTK, é um sistema de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação - que está revolucionando a produtividade no agronegócio. Utilizando o mapeamento de área por geoprocessamento, o sistema vincula as informações ao Sistema de Posicionamento Global, e faz com que a área útil ao plantio seja integralmente aproveitada.

Após mapear o local, essa tecnologia se torna capaz de guiar as máquinas utilizadas na colheita por um único rádio base com o sinal de um GPS instalado no equipamento. Esse método minimiza a perda de terreno, pois a precisão no gradeamento da terra é cirúrgica. A necessidade de um condutor se dá apenas por questões de segurança para intervir em caso de um imprevisto.

É importante salientar que a comunicação entre o rádio base - que controla as máquinas - é feita via rádio, e para que isso ocorra a contento, faz-se necessário o correto dimensionamento do sistema de radiocomunicação, com vistas a garantir eficácia e eficiência nas áreas de plantio considerando que não raro se estendem por muitos quilômetros. Locar as torres que ampliam e distribuem o sinal ao longo de áreas extensas é o primeiro passo para quem pretende implantar o sistema.

Ciente da necessidade de otimizar a utilização de torres de telecomunicação, a Anatel tem forçado os usuários e concessionários de serviços a compartilharem a infraestrutura de torres, como medida inclusive sócio ambiental, uma vez que as torres de telecomunicação são vistas pela sociedade em geral como fontes poluidoras.

Afora isso, o compartilhamento de torres possibilita a redução de custos, o que torna a empresa mais lucrativa e competitiva. Para se atingir esse refinado grau de governança, há que se pensar os recursos de TIC de maneira integrada, sistêmica e multidisciplinar, haja vista toda a empresa utilizar recursos de TIC.

Dessa forma, um projeto de tecnologia da informação e comunicação inteligente, deve agregar, quando possível na mesma torre de telecomunicação, a maior quantidade de sistemas de informação possível, tais como: internet, dados, voz e RTK. Para que tudo corra bem, as palavras chave são liderança e integração.

Eis aqui a nova fronteira para os provedores de serviços de telecomunicações e gestores de TIC. Administrar otimizando recursos em um ambiente de constantes mudanças, não é fácil. Mas verdadeiramente estimulante para aqueles que apreciam o desafio.

______________________
 Autor: Dane Avanzi é advogado especializado em telecomunicações e gerente de marketing do Grupo Avanzi, consultoria especializada em radiocomunicação.
Sobre o Grupo Avanzi:
www.grupoavanzi.com.br
Fonte: InformaMidia - www.informamidia.com.br
Integração de sistemas via rádio otimiza a produção e reduz custos Integração de sistemas via rádio otimiza a produção e reduz custos Reviewed by Empresas S/A on 10:10 Rating: 5

Nenhum comentário: