Bem vindos!


Utilize o 13o salário de forma saudável


Festas de final de ano, presentes, viagens e até caixinha para o porteiro são alguns dos gastos extras que encontramos no último mês do ano.

Não podemos esquecer que além de toda essa festa, ainda temos as contas que já fazem parte do orçamento mensal, como: luz, água, aluguel entre tantas outras.

Para bancar toda essa festa, ainda bem que o brasileiro conta com o conhecido 13o salário. Porém antes de sair gastando tudo, faça um diagnóstico financeiro e veja qual é a melhor forma de utilizar esse extra.

Para que esse dinheiro não vá junto com o Papai Noel, a Coach financeiro Christiane Monteiro da Mais Money, separou algumas dicas para todos os perfis: endividado, poupador e investidor.

Endividado

Segundo Chris Monteiro, para quem fez as contas e percebeu que existem dívidas a serem quitadas, o segredo é encará-las. Coloque todas as dívidas em uma planilha separadamente, reorganize-a e identifique quanto terá disponível mensalmente para quitar as dívidas e quanto receberá de 13o salário líquido. Identifique também a dívida que possui maior taxa de juros até a menor. Consciente de cada dívida, taxa de juros, valor principal e de quanto tem disponível para pagar, vá até seu credor e negocie um desconto principalmente se for pagar à vista com o 13o.

Dica importante: Se puder escolher uma dívida para quitar faça a opção pela que possui maior taxa de juros, e continua Chris: “Não esqueça de negociar com seu credor somente um valor que você tem certeza que conseguirá pagar”.

Poupador

“Percebeu que está completamente sem dívidas a serem quitadas? A hora é de fazer o pé de meia!”, pontua Chris. É um ótimo momento para poupar e fazer uma reserva para emergências ou Capital Mínimo de Sobrevivência, que de acordo com a especialista, pode ser desemprego, doenças, viagens inesperadas ou algum fator que altere sua renda.

Investidor

Quando o assunto é investimento, há algumas oportunidades disponíveis aos interessados. É primordial que o investidor se posicione no perfil adequado e estabeleça o tempo necessário para utilizar esse recurso. Para Chris Monteiro, com perfil e tempo identificados, é necessário estabelecer estratégias, como:

- Para utilizar esse recurso por mais de 5 anos - Mercado de ações

- Para utilizar esse recurso por 1 a 2 anos - Tesouro direto

- Para utilizar esse recurso por menos de 1 anos – Poupança

A especialista conclui que “a melhor forma de manter uma vida financeira saudável é investir na educação financeira, não construindo dívidas e sempre atento aos juros mais baixos”, finaliza Christiane Monteiro.

Mais Money – www.maismoney.com
Christiane Monteiro, economista, diretora de novos negócios da Mais Money. Atua como assessora de Relacionamento e Planejadora financeira na RJ Investimentos e couch financeiro da empresa Mind Money. Graduação em Economia pela Universidade Estácio de Sá. Possui formação em coaching pessoal, profissional e financeiro pela Universidade Corporativa de Coaching. Pós-graduanda em psicologia positiva, uma interação com o coaching pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação – CPAF/RJ.

______________________
Fonte: Burbury Multicomunicação - www.burbury.com.br
Utilize o 13o salário de forma saudável Utilize o 13o salário de forma saudável Reviewed by Empresas S/A on 08:45 Rating: 5

Nenhum comentário: