Bem vindos!


5 Dicas práticas para os líderes alcançarem a autorrealização


Como os líderes podem se autorrealizar para conseguir desenvolver empresas e organizações autorrealizadoras? Essas e outras questões serão trabalhadas no curso Psicologia da Autorrealização, que o psicólogo norte-americano Michael Hall dará no Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), Rio de Janeiro, entre os dias 25 de maio e 2 de junho. Focado na excelência humana, Hall é o criador da neurossemântica e do meta-coaching, e adianta cinco dicas práticas para você começar a aplicar agora:

1 - Tenha uma boa intenção - Por que você está liderando? Qual é a sua intenção? Você tem intenções limpas ou você tem intenções contaminadas e você está usando as pessoas para se sentir bem a seu respeito? Então, em primeiro lugar, tenha a sua intenção limpa. Realmente busque trazer o melhor das pessoas porque se a sua intenção for ter prestígio, se estiver ligada ao seu próprio ego, esse tipo de liderança nós já tivemos o bastante dela.

2 - Esteja bem para liderar - Esteja em um estado apropriado. Tenha certeza que você está em um estado apropriado quando você está desempenhando o papel de liderança de maneira que você esteja operando a partir do seu melhor. Nada de agir já cansado, estressado e rabugento, ou com raiva, porque isso vai minar o que você faz. Então, entre em um estado apropriado, qualquer que seja o estado certo para você: se for relaxado, focado, visionário, qualquer que seja esse estado para você.

3 - Aprenda a liberar os recursos dos liderados - Verifique o seu modelo mental do mundo sobre como você pensa sobre as pessoas. AbrahamMaslow separou a “Teoria X” e a “Teoria Y do gerenciamento”. A “Teoria X” é o líder que acha que as pessoas são responsáveis, não animais, e você tem que usar medo para controlá-las. Já na “Teoria Y” as pessoas são seres humanos com vastíssimos recursos e, se você tratá-las bem, elas vão liberar a sua criatividade, elas vão ser responsáveis, elas vão trabalhar duro, elas vão se orgulhar do seu trabalho. Então, tenha certeza que você tem o modelo do mundo sobre as pessoas, sua filosofia sobre as pessoas de maneira que isso apoie a liderança ao invés da ditadura.

4 - Desenvolva as suas competências para liderar - Olhe para a situação que você está liderando. Quais são as competências essenciais que você precisa? Você tem as competências essenciais para as tarefas, objetivos e metas que foram estabelecidos para você? Caso não tenha ainda, então desenvolva essas competências, seja um aprendiz para essas competências.

5 – Estimule a aprendizagem coletiva – Após aplicar em você o desenvolvimento das competências necessárias para liderar, faça o mesmo com as pessoas que trabalham com você. Questione-se: quais são as competências essenciais que elas precisam? Tenha certeza de que elas estão recebendo treinamento, crie uma organização que aprende. Se você criar uma organização que aprende, enquanto líder, então você terá essa aprendizagem coletiva, que vai ser muito mais do que a pessoa mais inteligente do grupo.
______________________
Fonte: Influência Comunicação – Mercia Ribeiro – info@influenciac.com.br
5 Dicas práticas para os líderes alcançarem a autorrealização 5 Dicas práticas para os líderes alcançarem a autorrealização Reviewed by Empresas S/A on 09:11 Rating: 5

Nenhum comentário: