A contratação, gestão e manutenção de um bom colaborador dentro de uma empresa estão se tornando um desafio cada vez maior para os líderes. A oferta de empregos é grande (de acordo com a consultoria americana Manpower, o Brasil é o país das Américas que liderou a criação de empregos no segundo trimestre deste ano, com crescimento na ordem de 30%), portanto, manter um bom funcionário requer planejamento e investimento.
É importante que os empresários valorizem a formação de pessoas, tanto de seus colaboradores como franqueados, incluindo clientes e fornecedores. Uma equipe de trabalho desmotivada pode trazer danos a qualquer empresa, pois o funcionário é a imagem da companhia, que tanto podem ser defensores e disseminadores da marca, como podem denegri-la caso algo não esteja a contento. Logicamente o trabalho e o esforço do colaborador devem ser levados em conta, pois sem vontade e perseverança não chegamos a lugar algum.
Alguns pontos devem ser considerados, deixo claro que isso não deve ser uma prática comum somente em grandes empresas, pois funcionário feliz e satisfeito produz mais e melhor em qualquer lugar. O primeiro passo é saber recompensar as pessoas de sua equipe mediante o trabalho desempenhado. Hoje, a maioria busca desafios e acúmulo de experiências, portanto se foi lançado um desafio à equipe e eles conseguiram solucionar e chegar ao resultado esperado, merecem uma recompensa, que pode não ser somente dinheiro, mas também uma premiação, um brinde, uma menção, enfim, há várias possibilidades.
Uma dica básica, porém valiosa, é ser educado e justo. Um gestor deve ser, acima de tudo, um líder e, com isso, conhecer bem as pessoas com as quais trabalha e se esmerar para compreendê-las. É de extrema importância conhecer e entender os funcionários, tratando possíveis problemas de forma educada e diplomática. Não precisa dizer que é o chefe e pronto!
O bom líder não se preocupa apenas em criar possibilidades de crescimento do colaborador dentro da empresa e nas estratégias de motivação. Um bom empregador investe no treinamento do colaborador. Afinal, atualizar a formação da sua equipe, aprendendo novas técnicas, traz bons frutos a todos: o colaborador terá mais conteúdo e o empregador um funcionário com mais conhecimento.
Aliado à formação, é importantíssimo que o colaborador possa aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da empresa, crescendo profissionalmente e pessoalmente. A empresa, inclusive, deve deixar claro, na hora de contratação, o quanto o funcionário pode progredir na instituição.
Outro ponto fundamental é oferecer benefícios aos seus colaboradores. Uma maneira eficaz é fazer uma pequena pesquisa interna com sua equipe para verificar do que mais necessitam, sem medo de investir em benefícios de qualidade, como alimentação, refeição, creche, farmácia, vale presentes, etc.
Na empresa em que sou diretora, as pessoas podem sonhar, temos funcionários que entraram como faxineiros e atendentes, hoje são empresários e sócios. Devemos valorizar a todos que fazem parte da empresa, sem menosprezar ideias e sugestões, pois assim, eles terão vontade de transformar.
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Autora: Vera Nagano é empresária e diretora da 10 Pastéis.
Fonte: Expressa Comunicação - www.expressacom.com.br
Mantendo bons colaboradores
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