Bem vindos!


As leis mentais determinam o azar, a sorte e o castigo?


Certa vez ficamos sem gás no prédio onde morávamos. Por sorte, tinha guardado um botijão de gás vazio, mas não tinha ideia onde comprar o gás. Sai para trabalhar com o botijão no carro. Algo me fez mudar a trajetória naquele dia. Alguns quarteirões à frente encontrei um caminhão de gás parado na rua com pneu furado.

Aparentemente um fato sem muita importância, mas eu poderia ter feito o trajeto rotineiro. Neste caso, provavelmente teria que perder muito tempo e combustível para encontrar e comprar o botijão de gás. Mas, e se esse fato fosse algo muito mais importante e impactante que poderia mudar a trajetória da minha vida?

Por que deu tudo certo tão facilmente? Eu passei na rua certa na hora certa. Se tivesse passado na rua ao lado não teria visto o caminhão de gás. Se tivesse passado dez minutos antes ou depois não teria encontrado o gás. O que faz com que encontre a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa? Será meramente sorte?

A sincronização precisa ser tríplice para que ocorra o fato. Não adianta nada encontrar aquela “pechincha” de imóvel ou automóvel se estiver sem dinheiro. A pessoa tem que estar alinhado no tempo certo. Se o encontro acontecer na hora errada a “pechincha” pode até gerar uma dor de cabeça, como fazer um empréstimo inadequado ao momento.

Mesmo que surja uma ótima oportunidade de emprego, se você não estiver preparado e se não tiver a disponibilidade naquele momento não gerará nenhum fato relevante a não ser a frustação. Também é possível que um profissional preparado não encontre uma oportunidade adequada. O fator determinante é que aconteça a tríplice adequação.

Duas pessoas são envolvidas num acidente em uma esquina. O que faz com que duas pessoas estejam no mesmo lugar, Na mesma hora?. Alguns segundos seriam suficientes para evitar o acidente. Infeliz coincidência ou algo fez com que fossem atraídas para o mesmo lugar na mesma hora?

O encontro casual entre um homem e uma mulher é o ponto de partida para uma união feliz ou infeliz para toda a vida. Creio que não pode acontecer somente devido à atração visual causada pelos hormônios. Há um mecanismo da atração que induz a uma atenção visual. Há algo que faz com que aconteça o encontro.

O que move duas pessoas para o encontro, para o mesmo lugar, na mesma hora? Não seria uma ideia que surge de repente? Para escolher um ramo de negócio, um ponto comercial, uma máquina, tudo, enfim, é decidido por uma ideia que surge repentinamente. Desta forma movemos, somos atraídos para aquele local, aquele objeto ou pessoa, naquela hora.

Se surge de repente uma ideia na nossa mente, a causa também está na nossa cabeça. As ideias infelizes que muitas pessoas chamam de castigo ou azar vem também do nosso imaginário. Existe algo que nos controla de dentro e faz tomar decisões erradas ou certas. Se forem ideias felizes as pessoas chamam de sorte.

Este mundo é regido pela lei de causa e efeito. Fatos e acontecimentos tem uma causa: a ideia que surge repentinamente. Existe uma causa que não é obra do acaso. Creio que exista uma regra, uma lei mental que determina a sincronização da pessoa, local e hora para acontecer o encontro. A lei da atração é uma das leis mentais.

Se não é obra do acaso, por que não planejar a vida? Pior coisa é ser uma ovelha que segue o bando. Não há como planejar sem conhecer as regras que regem os acontecimentos na nossa vida. A ignorância, o desconhecimento é a causa dos piores “castigos” que o homem pode receber.

Creio que vale a pena estudar, entender como funcionam as leis mentais. Leis são regras que são aplicadas mesmo desconhecendo. As chances de sofrer uma queimadura é muito maior se desconhecer que objeto quente provoca queimadura. Não adianta alegar o desconhecimento da lei, será penalizado da mesma forma.

______________________
 
Autor: Orlando Oda é administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode. - Sobre o Grupo AfixCode: www.afixcode.com.br
Fonte: InformaMídia Comunicação - www.informamidia.com.br
As leis mentais determinam o azar, a sorte e o castigo? As leis mentais determinam o azar, a sorte e o castigo? Reviewed by Empresas S/A on 09:31 Rating: 5

Nenhum comentário: