Bem vindos!


7 dicas para ter sucesso na carreira de docente


Em mais de 25 anos de experiência na Docência do Ensino Superior, tenho a plena convicção de que essa área não pode ser vista apenas como uma oportunidade, mas tem que ser uma escolha daqueles que optam por essa carreira tão imprescindível à realidade em que vivemos.

Com a expansão do ensino superior no Brasil há, nos dias de hoje, uma demanda por formação e habilitação específica para o exercício da Docência Superior, seja em Instituições de Ensino Superior privadas, confessionais, comunitárias, públicas federais, estaduais e municipais.

Estar atento a novos métodos e técnicas, como Coaching, Stortelling e uma boa Oratória, com a finalidade de propiciar a retenção de conhecimento no ambiente de aprendizagem é algo que o docente deve sempre ter em mente.

Além disso, listei algumas dicas para que o profissional tenha sucesso nessa carreira.

1. Acompanhe os cenários

A carreira docente é altamente dinâmica. Os profissionais de sucesso serão aqueles que compreendem as tendências da Educação, as demandas do mercado e se adequam ao cenário atual.

2. Prepare-se continuamente

Com as inovações tecnológicas, as mudanças de paradigmas e os novos cenários da Educação, todos os profissionais que desejam ingressar ou já estão na carreira docente precisam capacitar-se. Não apenas em áreas específicas de sua formação, mas, se possível, em formações complementares.

3. Tenha habilidade em negociação e flexibilidade para mudança

A carreira de docente, quer seja na atuação de professor ou gestor, requer flexibilidade. Esteja disposto a negociar com sua equipe e fundamentalmente com seus aprendizes. Procure conhecer e aprender mais sobre liderança e negociação.

4. Seja bom comunicador, articulador e assertivo

A Educação não pode ser vista como enfado ou agrura. Ser otimista, positivo e bom comunicador fará de sua atuação, quer na sala de aula ou na gestão, um profissional exitoso. Conheça técnicas de Oratória, Storytelling e Teatro.

5. Tenha visão de futuro e capacidade de planejamento

Toda carreira de sucesso requer planejamento. A docência não pode ser vista apenas como uma oportunidade, tem que ser uma escolha, um investimento o que irá requerer a transformação do sonho em planejamento rumo a um futuro de sucesso. Se possível faça um coach educacional em que você traçará suas metas definindo aonde quer chegar.

6. Seja ético e íntegro

Em Educação, lida-se diretamente com a formação de pessoas. Em qualquer nível de ensino, a postura do profissional fará grande diferença no desenvolvimento de seus aprendizes. É preciso educar pelo exemplo. Faça você mesmo a grande virada rumo a uma sociedade melhor!

7. Invista em suas competências duráveis

Quais são seus talentos? A Educação clama por pessoas talentosas. Mas lembre-se: as competências duráveis fazem parte daquilo que você é! Traga isso para sua carreira, com certeza seus aprendizes usufruirão de algo poderoso e verdadeiro.

______________________
 
Autora: Gláucia Yoshida - Professora do curso “Formação em Docência Superior” do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Doutora em Ciências da Educação (UTIC/PY), Mestre em Educação (UFG), Especialista em Docência Universitária, Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil (ASOEC), Psicanálise e Inteligência Multifocal (Faculdade Michelângelo), Socióloga e Docência Universitária (UFG), Formação em Coaching (Internacional Coaching Pensamento & Ação), Design em Storytelling
Fonte: Assessoria de Imprensa IPOG
7 dicas para ter sucesso na carreira de docente 7 dicas para ter sucesso na carreira de docente Reviewed by Empresas S/A on 09:11 Rating: 5

Nenhum comentário: