Nós Indicamos


Comunicação interna – um importante ingrediente para superar desafios


Todas as empresas, independentemente do seu porte e segmento de atuação, lidam diariamente com inúmeros desafios. Acompanhar o rápido desenvolvimento do mercado, atender bem clientes cada vez mais informados e exigentes, reduzir custos, aumentar a produtividade e a competitividade são apenas alguns deles. Mas, para que todos esses obstáculos sejam superados é necessário olhar com atenção para um outro grande – e talvez mais importante de todos – desafio, a manutenção de um time coeso, motivado e comprometido.

A questão é: como conseguir isso? Não existe uma fórmula mágica, mas, se existisse, certamente uma boa comunicação interna seria um dos seus principais ingredientes. O colaborador – nosso cliente interno – precisa ser o primeiro a vestir a camisa da companhia, defender e acreditar em suas ideias e ideais. E, a melhor forma de alcançar esse objetivo é transmitir as mensagens certas, gerando assim o engajamento necessário.

Para isso, é fundamental que os valores e estratégias, metas, programas e resultados da empresa sejam passados de maneira transparente. O discurso precisa ser único, tanto externa quanto internamente, e suportado por ações condizentes ao que é comunicado. Canais fortes, que informem o público interno sempre em primeira mão sobre os próximos passos da companhia, contribuem – e muito – para esse cenário.

Ferramentas atraentes, dinâmicas, atualizadas, com periodicidade definida e respeitada, , que trazem informações úteis, e comunicados claros e objetivos voltados para o negócio e para os interesses dos funcionários são ações primordiais para que o fluxo da comunicação aconteça de forma eficiente.

Porém, é preciso ir além. A comunicação acontece no dia a dia e ter canais oficiais consolidados e de alta confiabilidade, apesar de importante, pode não ser suficiente. Líderes e gestores precisam estar próximos de suas equipes, cuidando para que as mensagens não sofram ruídos e percam sua essência a cada conversa de corredor. Também é preciso que todos os colaboradores conheçam as estratégias da empresa, saibam com clareza onde ela quer chegar, contruam junto o seu posicionamento e definam, como um verdadeiro time, o seu plano de negócios.

Em um momento como o que estamos passando, no qual a insegurança ganha contornos mais fortes, mais do que nunca precisamos de colaboradores engajados e comprometidos. Eles querem sugerir novas soluções para os desafios que encontram, acredite nisso! Mas, para isso, precisam sentir que, realmente, fazem parte do todo. Por isso, envolva os profissionais que atuam na sua equipe em questões que vão além da sua rotina. Estimule-os, compartilhe informações, dê espaço para a inovação e invista em uma gestão em rede. Prepare os líderes para se comunicarem de forma transparente, traga os colaboradores para as decisões importantes, alinhe suas mensagens aos seus objetivos de negócios. O sucesso é consequência.

______________________
Autor: Clovis Murilo Vasselai é diretor de Infraestrutura da Teclógica
Fonte: Raphaella Cruz
Comunicação interna – um importante ingrediente para superar desafios Comunicação interna – um importante ingrediente para superar desafios Reviewed by Empresas S/A on 09:42 Rating: 5

Nenhum comentário: