Bem vindos!


Quatro dicas para contratar um bom serviço de monitoração de segurança


O que considerar na hora de contratar um serviço de monitoração de segurança

“Se uma árvore cai na floresta e ninguém está lá, ainda faz um som”? Em segurança da informação a pergunta funciona da mesma maneira: “se um incidente de segurança não é detectado, ainda assim ele é um incidente que pode gerar um dano ou violação de segurança no ambiente corporativo”?

Um fato inquestionável é que incidentes acontecem e sempre acontecerão, mesmo em empresas com alto investimento em tecnologia de segurança. Mas como ganhar a luta se não sabemos contra o que estamos lutando? É impossível brigar contra aquilo que não se vê. A resposta para esse desafio é o serviço de Monitoração, oferecido por provedores de segurança.

Em tempos de orçamentos enxutos, uma contratação equivocada pode levar a um desperdício de tempo e de recursos financeiros. Pensando nisso listo abaixo alguns pontos fundamentais que devem ser considerados:

Prova de Conceito (POC): se o seu fornecedor diz que faz, tem que provar. É nesse momento que você pode avaliar a oferta e sua capacidade. É importante estar ciente de que as ofertas divergem de fornecedor para fornecedor. Mas quais as necessidades da sua empresa? A monitoração de disponibilidade (health) não deve ser confundida com monitoração de segurança.

Inteligência de Segurança: provedores de serviços gerenciados de segurança atuam em diversas empresas ao mesmo tempo, o que possibilita um enorme contato com as ameaças que circulam pelas redes mundiais. Esse indicador confere ao provedor maior amostragem sobre vetores de ataques e ameaças emergentes, permitindo determinar as formas de combatê-las mais rapidamente. Além disso, estar associado a grandes organizações mundiais traz um expertise indispensável na hora de lidar com incidentes pouco ou ainda desconhecidos no Brasil.

Infraestrutura: A maioria dos ataques ocorre fora do horário normal do expediente. Para lidar com esse cenário são necessários Centros de Operação de Segurança (SOC – Security Operation Center) redundantes com alta disponibilidade, que funcionam em regime 24x7. Visite as instalações do fornecedor que está considerando contratar e entenda seu processo de entrega. Melhor ainda se tal processo for certificado por algum órgão de acreditação.

Reports: se ao final da POC não são notificados incidentes que estão em voga, estranhe! Até nas empresas com um alto nível de maturidade de segurança eles aparecem.

____________________
Autor: Marcos Bentes é diretor de Desenvolvimento de Negócios da Arcon.
Sobre a Arcon
Atuando no mercado nacional desde 1995, a Arcon é especializada em cibersegurança com foco em serviços gerenciados de segurança (MSS – Managed Security Services). Com um completo portfólio e sólidas parcerias com os principais fabricantes do mundo, a empresa monitora e gerencia ambientes, mitiga os riscos e previne incidentes em empresas de grande porte. A partir de seus SOCs, a Arcon processa 2+ bilhões de eventos por dia, protege mais de 600.000 ativos e possui inteligência de segurança única na América Latina.
É a única empresa de serviços gerenciados de segurança no ranking Exame PME 2015 das empresas que mais crescem no Brasil. Nos últimos anos, firmou-se como líder no mercado brasileiro de MSS, tendo conquistado, o primeiro lugar em MSS no ranking Anuário Outsourcing por 4 anos consecutivos.
Em 2016 passou a integrar o grupo NEC, um dos maiores provedores globais de soluções integradas de TI e Comunicação.
www.arcon.com.br
Fonte: BrainStory - www.brainstory.com.br
Quatro dicas para contratar um bom serviço de monitoração de segurança Quatro dicas para contratar um bom serviço de monitoração de segurança Reviewed by Empresas S/A on 17:25 Rating: 5

Nenhum comentário: