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Franchising na Prática: cuidados indispensáveis para formatar uma franquia


O segmento de franquias continua sendo um dos que mais cresce no Brasil, mesmo em meio à atual crise econômica. Além de atrair milhares de franqueados todos os anos, o segmento também registra um aumento considerável no número de redes.

O negócio é bastante interessante para quem tem um negócio que pode ser replicado, a fim de ganhar escala. Os franqueados atuam como uma espécie de sócios locais, tendo seus direitos e deveres.

Contudo, mais que uma empresa de sucesso, para franquear uma marca é preciso tomar uma série de cuidados e principalmente se cercar de profissionais muito competentes e experientes no franchising. Por ter já passado por todos esses passos, compartilho com você os cuidados indispensáveis que nós tivemos na hora de franquear.

Plano de negócios: Sem um bom plano de negócios, nada irá acontecer. O franqueador precisa ter muito claro suas perspectivas e possibilidades. É hora de definir o modelo ideal, levantar os custos necessários para a formatação e expansão, e ainda desenhar o perfil adequado do seu franqueado.

É o momento de definir a estratégia de abertura de unidades, as regiões prioritárias para expandir, além dos valores da taxa de franquia, royalties, fundo de propaganda e prazo de retorno do investimento feito pelo franqueado. Sem uma projeção clara do quanto será investido e quanto será lucrado, ninguém manifestará interesse em ser seu franqueado. Contar com o apoio de uma consultoria especializada em franchising pode ser a melhor alternativa.

Instrumentos jurídicos: Um dos documentos mais importantes é a COF - Circular de Oferta de Franquia, que é regida pela Lei 8.955/94. Trata-se do contrato que sela os compromissos entre franqueador e franqueado. É preciso um grande apoio jurídico nesse momento, tanto para um lado quanto para o outro.

O franqueador precisa se cercar de bons advogados a fim de garantir que o plano de negócios que ele elaborou na etapa anterior esteja extremamente bem documentado, a fim de evitar processos e outras decepções no futuro. Todo o cuidado nesse momento ainda é pouco.

Padronização: Tendo tudo muito bem definido, é hora de criar os manuais da sua franquia. Neles ficam estabelecidos, nos mínimos detalhes, o projeto arquitetônico e de decoração, os padrões de produtos, serviços e atendimento, o sistema de gestão e tudo o que for importante para garantir que o cliente não perceba nenhuma diferença, mesmo que seja atendido em unidades separadas por quilômetros de distância. Tudo precisa estar devidamente padronizado.

É importante que esse manual seja feito com base numa unidade-piloto, que pode ser um pouco diferente do seu negócio atual, que deve ter que passar por algumas adaptações para se transformar numa franquia. Na unidade modelo, poderão ser realizados diversos testes para que se reproduzam fielmente as condições de trabalho que serão enfrentadas diariamente pelos franqueados que estarão à frente da operação.

Expansão: Depois de ter tudo bem testado e aprovado, é hora de expandir. Algumas redes preferem internalizar a expansão, querendo manter essa área tão estratégica dentro da própria franqueadora. Já outras, preferem contratar empresas especializadas nessa área para aumentar a projeção e a captação de leads.

Muitas definem um plano de expansão em espiral, ou seja, quanto mais perto da franqueadora, melhor. Isso porque no início é preciso ter uma atenção ainda maior, principalmente em relação a fornecedores. Uma barreira geografia pode dificultar isso bastante. Conforme vão ganhando experiência, maturidade e segurança, expandem para regiões mais distantes.

Por fim, gostaria de destacar que, independentemente de qual fase você esteja no seu processo de formatação de uma franquia, é muito importante ser responsável e pensar em primeiro lugar nos seus clientes. Eles seriam os maiores beneficiados nesse processo? Depois, as vantagens para o seu franqueado são mesmo reais? Crie um negócio que seja sólido, para que ele cresça e perdure. Esqueça os ganhos de curto prazo e invista na sustentabilidade e longevidade da sua rede. Só assim será possível atingir o sucesso verdadeiro.

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Autor: Flávio Imamura é sócio fundador da franquia Global Study, franquia de intercâmbio.
Sobre a Global Study:
www.globalstudy.com.br
A Global Study tem como missão democratizar o acesso ao intercâmbio, oferecendo vários destinos com pacotes que incluem passagem aérea, acomodação, escola e, às vezes, até um emprego no país de destino. Com operação desde 2007, a rede possui 13 agências no Brasil e parceria com as melhores escolas em mais de 14 países, entre eles Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, Estados Unidos e Inglaterra. A franquia custa entre R$ 80 e R$ 100 mil.
Fonte e foto: InformaMídia Comunicação - www.informamidia.com.br
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