Bem vindos!


Prós e contras de abrir uma franquia


Reconhecimento de mercado, segurança e rentabilidade. Em uma rápida busca no Google é fácil encontrar informações sobre as vantagens de se investir em uma franquia. Mas, para tomar a melhor decisão, baseada em suas preferências, no seu perfil e/ou a sua realidade, é preciso mais do que isso. Você deve entender a fundo todas as peculiaridades desse mercado, sejam elas positivas ou negativas. E, para isso, nada mais adequado do que a simples e eficiente lista de prós e contras.

Começando nossa análise pelas vantagens do modelo, temos:

· Força da marca;

· Credibilidade;

· Demanda comprovada pelo produto ou serviço;

· Modelo de negócio testado;

· Rapidez para colocar o negócio funcionando;

· Rede de relacionamento com outros franqueados;

· Treinamento para você gerir seu negócio e,

· Potencial ganho de escala em negociações com fornecedores.

Justamente por apresentar tais características, as franquias são consideradas mais simples e seguras do que a abertura de um negócio próprio. Além de você ter acesso a todo o conhecimento de mercado e gestão do franqueador, o que já irá reduzir seus riscos, como o modelo foi pensado com foco na padronização, suas preocupações iniciais também serão infinitamente menores.

A partir do momento da assinatura do contrato, você vai receber um suporte completo da franqueadora, que irá te fornecer o padrão arquitetônico, a identidade visual da marca, os equipamentos, as informações técnicas e tudo mais que você precisar para colocar seu negócio em funcionamento.

Outro diferencial de investir em uma franquia é que você não irá sofrer da dor mais comum entre os empreendedores, a solidão. Pois, ao ingressar em uma rede, você sempre terá à sua disposição pessoas que estão vivendo o mesmo dia a dia que você e, dessa forma, poderá compartilhar suas ideias, ter referências sobre o mercado e fazer benchmark sempre que julgar necessário, aumentando ainda mais suas chances de sucesso.

Mas, como nem tudo são flores, o franchising também tem as suas desvantagens. Por exemplo:

· Uso da criatividade limitado;

· Custo pelo suporte;

· Restrição quanto à utilização de fornecedores;

· Dependência em relação às decisões do franqueador;

· Restrições para sair do negócio e,

· Risco de outros franqueados causarem prejuízo para a marca.

Sem dúvida, algumas delas você já deve ter ouvido falar, como a falta de flexibilidade, por exemplo. O fato é que por mais que, na maioria das vezes, você tenha que agir como um empreendedor para motivar sua equipe e fazer seu negócio crescer acima do esperado, ao investir em uma franquia você também deverá seguir algumas regras.

Por se tratar de um negócio já formatado, você terá que manter o padrão da rede. Por isso, não é de se admirar que algumas franqueadoras realizem auditorias constantes para verificar se as unidades franqueadas estão cumprindo com suas obrigações, sejam elas financeiras ou operacionais.

Sendo assim, antes de investir nesse modelo, é importante que você tenha a consciência de que é essa interdependência mútua que faz com que o sistema de franquia funcione e se desenvolva com sustentabilidade. Portanto, por mais que seja ruim você não ter toda a liberdade que deseja é uma atitude que você deve abrir mão, caso essa seja a sua escolha.

É claro que os prós e contras podem variar de acordo com a marca escolhida e, na realidade, só você poderá avaliar se o franchising é ou não o modelo mais adequado para você. Para ter essa clareza, pesquise o máximo que puder, acompanhe conteúdos sobre o mercado, pegue essa lista e pese bem quais fatores são mais relevantes para a sua decisão. Tendo tudo isso em mente, tenho certeza que sua escolha será muito mais fácil e o risco de arrependimento praticamente nulo.

_______________________________
 
Autor: Diego Simioni é administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias.
Sobre a FranquiAZ - http://franquiaz.com.br/
A FranquiAZ é uma consultoria especializada no mercado de franquias. A empresa oferece tanto soluções voltadas ao franqueador quanto ao franqueado. Dentre os serviços prestados estão a expansão de redes, a seleção de candidatos a franqueados e o coaching para interessados em investir nesse mercado.
Fonte e foto: InformaMídia Comunicação - www.informamidia.com.br
Prós e contras de abrir uma franquia Prós e contras de abrir uma franquia Reviewed by Empresas S/A on 15:42 Rating: 5

Nenhum comentário: