Bem vindos!


Seu negócio está pronto para se tornar uma franquia?


Cada vez mais, as empresas têm optado pela expansão do negócio através do modelo de franquia. Contudo, por mais que pareça um processo simples e bastante flexível, não serve para todas as marcas. Por isso, antes de tomar essa decisão é importante avaliar a viabilidade do negócio como franquia e o que é necessário para prepará-lo para a expansão.

Geralmente, a melhor forma de ter um diagnóstico preciso sobre essa possibilidade é investindo em uma consultoria especializada no processo. Mas, existem alguns fatores estratégicos e operacionais que você pode começar a avaliar agora mesmo para saber se o seu negócio é franqueável ou não. Confira!

#1 – Diferencial competitivo e posicionamento estratégico


O primeiro passo para saber se o seu negócio deve ser formatado como franquia é avaliar tanto os seus diferenciais e atrativos para um potencial franqueado, quanto seu posicionamento frente aos seus concorrentes. Se você tiver dificuldade em enumerar esses pontos, será ainda pior para vendê-los a outra pessoa. Observe também a sustentabilidade do negócio. Ele precisa ser replicável e padronizado.

#2 – Plano de expansão

Antes de começar a formatação da sua marca de qualquer jeito, você precisa criar um plano de expansão coerente com os seus objetivos estratégicos. Para isso, defina sua meta, o perfil de franqueado ideal, onde estão os possíveis interessados na sua marca, qual sua capacidade de investimento para a expansão, dentre outras questões.

#3 – Efetividade da operação

Virar uma rede de franquias exige reestruturações internas na empresa. Os processos precisam ser padronizados, mapeados e documentados. Também é preciso estruturar um sistema de gestão do conhecimento para que o seu know-how possa ser transmitido aos seus futuros franqueados e organizar uma logística para que tudo funcione da melhor forma possível.

Esses são alguns pontos primordiais que devem ser avaliados antes de você iniciar a expansão do seu negócio pelo modelo de franquia. Além disso, você também precisa entender o mercado e os papéis de cada parte na organização.

Outra dica é aproveitar esse momento de reflexão para fazer uma avaliação financeira criteriosa e se preparar para manter a operação em funcionamento mesmo que os lucros demorem um pouco a vir. Dessa forma, suas chances de sucesso no franchising serão exponencialmente maiores.

___________________________________
 
Autor: José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.
Sobre a GoAkira- www.goakira.com.br
Fonte e foto: InformaMídia Comunicação - www.informamidia.com.br
Seu negócio está pronto para se tornar uma franquia? Seu negócio está pronto para se tornar uma franquia? Reviewed by Empresas S/A on 15:34 Rating: 5

Nenhum comentário: