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Comunicação via SMS em datas comemorativas: oportunidade para vendas


* Por Silvana Razeira

Datas importantes do calendário nacional garantem, certamente, grandes oportunidades de vendas no mercado brasileiro. Com a proximidade do Dia das Mães e dos Namorados, as chances são ainda maiores, pois as datas são excelentes para o comércio, perdendo historicamente apenas para o Natal. Prova disso foi a movimentação registrada no e-commerce em 2016. Apesar da queda geral nos negócios por conta do cenário econômico do País, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados registraram aumento de 8% e 16% nas vendas online, respectivamente, com um faturamento total de R$ 3,27 bilhões (dados Ebit). Ou seja, boas perspectivas e que vão além do varejo.

Estes momentos do ano são ótimos para atrair consumidores, vender online e estreitar a relação com o cliente. Diferentemente do senso comum que nos faz associar diretamente ao varejo, muitos outros segmentos podem se beneficiar: restaurantes, hotéis e salões de beleza, por exemplo. O segredo para aproveitar ao máximo o potencial destas datas está em um bom planejamento de marketing, qualidade na prestação de serviços e equipe alinhada.

Uma alternativa de comunicação eficiente e de baixo custo é o SMS. Compatível com qualquer aparelho celular, a ferramenta não exige que o usuário esteja conectado à internet e permite que as marcas falem com seu público de forma simples, direta e instantânea. As possibilidades para adequar o SMS ao negócio são muitas e, por isso, apresento aqui algumas dicas:

Envie SMS oferecendo descontos: Mostre ao seu cliente que lembrou dele. Aproveite a facilidade do SMS para oferecer descontos especiais e trazer mais pessoas para sua loja física.

Divulgação de lançamentos: O cliente gosta e tem que ser valorizado. Então, aproveite para enviar novidades em primeira mão: apresente os lançamentos que sua loja preparou para as datas.

Muito além do texto: Use as tecnologias existentes no mercado para enviar mensagens personalizadas, com banners, vídeos e imagens sem consumir o pacote de dados dos seus clientes. Pense como a experiência do seu consumidor com a marca será reforçada no momento em que receber, por exemplo, o catálogo virtual com as principais novidades e promoções por SMS! O recurso também permite combinar textos com mais de 160 caracteres e cria a possibilidade de aprimorar os negócios, ao enviar um relatório de desempenho da campanha, com a quantidade, horário e cidade dos acessos.

Aposte em campanhas para reforçar o e-commerce: Com um faturamento de R$ 53,4 bilhões, esse modelo de negócio cresceu 11% em 2016 no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E tem expectativas de crescimento entre 10% e 15% para 2017 (Ebit). Diante dessa realidade de mercado, reforce seu negócio online também por meio do SMS.

SMS para se relacionar com o cliente:
Além de serem datas ótimas para aquecer as vendas, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados também são momentos especiais e pedem um relacionamento mais próximo. Independentemente do seu negócio, invista nas relações: mande uma mensagem desejando um Feliz Dia das Mães para suas clientes que são mães, por exemplo.

Campanhas para ajudar em atividades relacionadas à data: Mapeie as oportunidades que cercam seu negócio e as tradições relacionados a cada data comemorativa. Para um restaurante, é possível inovar e oferecer um serviço que dê praticidade para o cliente e o estabelecimento. Imagine: a pessoa liga para o restaurante e reserva a mesa para o almoço. Para não esperar na fila, ela recebe (uma hora ou 30 minutos antes) um SMS avisando que sua mesa estará liberada em breve. Assim, evita o transtorno de ficar na porta do estabelecimento e o restaurante pode se organizar melhor.

No caso de um salão de beleza, é possível lembrar as clientes que o sábado anterior à data pode ter a agenda concorrida, sugerindo que já garantam seu horário. É possível, ainda, oferecer pacotes promocionais para mães e filhas.

Seria possível listar outras inúmeras possibilidades de ações, uma vez que o SMS é uma ferramenta versátil e eficiente. O objetivo é mostrar, por meio dessas dicas, que não há limites para soltar a criatividade e uni-la ao conhecimento de mercado para impulsionar as vendas via SMS. Mas lembre-se de nunca deixar de lado as melhores práticas para usar essa ferramenta de comunicação: segmente seu público, personalize o discurso para ele e seja criterioso com datas e horários (evite envios antes das 9h e depois das 21h). Boas vendas!

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Autora: Silvana Razeira é gerente de Negócios da Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis.
Fonte: RMA Comunicação Corporativa - http://rmacomunicacao.com.br/
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