Bem vindos!


Dia do Veterinário: avanços e desafios marcam a profissão


Desenvolvimento tecnológico, ampla atuação e aumento do número de PETs nos lares brasileiros
elevam status da medicina-veterinária 

No próximo dia 09 de setembro é comemorado o Dia do Veterinário, profissional que, a cada dia, ganha mais importância em diversos setores da sociedade. Em homenagem aos médicos-veterinários, a DrogaVET, líder em manipulação veterinária no País, apresenta os desafios que a área enfrenta e os avanços científicos, que proporcionam ao mercado maior eficiência nas diversas frentes de atuação desta profissão.

“Nos últimos anos o papel exercido pelo médico-veterinário tornou-se mais relevante, principalmente na área clínica, na qual ele trata da saúde e qualidade de vida dos PETs. Essa importância é resultado do aumento do número de animais presentes nos lares brasileiros, como parte integrante da própria família” explica a franqueada da DrogaVET de Bauru, Ana Carla Bruscki.

Assim como filhos, pais e avós, os PETs também geram preocupação nos tutores quando não estão bem. Por esse motivo, o veterinário ganhou o mesmo status de um “médico da família”, tendo que passar confiança e credibilidade ao dono do pet, para atender toda e qualquer emergência com o paciente animal. “Além disso, entender os hábitos da família ajuda no diagnóstico do animal de estimação. Em alguns casos, eles são acometidos de problemas emocionais: tristeza e depressão, oriunda da ausência de um ente, por exemplo, e não necessariamente por estar com alguma bactéria ou vírus. Além disso, a maioria dos donos de PETs possuem mais de um animal, de diferentes espécies e raças, exigindo maior preparo do veterinário para socorrer, ao menor sinal de instabilidade, para que não haja contágio, inclusive dos demais”, pontua Ana Carla.

Nesse sentido, essa disponibilidade e segurança são benéficas para todos os envolvidos: o veterinário, que acaba conhecendo todo o histórico de saúde do animal, as circunstâncias e hábitos da família, podendo realizar diagnósticos mais rápidos e precisos; ao PET, que recebendo esse diagnóstico e sendo medicado logo tem mais chance de se recuperar em menos tempo e sem estresse, por já estar acostumado com o profissional; e a família, que, diuturnamente, tem o respaldo de poder contar com um profissional de confiança.

Em relação a área de atuação, a especialista afirma que o mercado evoluiu e tornou-se abrangente, permitindo que o médico veterinário atue em diferentes áreas, tais como: em diagnósticos por imagens, realizando exames de radiografia, endoscopia e ultrassom, por exemplo; a oftalmologia a cardiologia e a terapêutica; e até na manipulação veterinária, que auxilia e colabora na medicação do pet, sendo mais palatável para ele (em formas e sabores diversos) e preparado na dose certa, diminuindo o estresse e desperdício ao medicar. “Antigamente, o tutor tinha que dividir os comprimidos e até mascará-los em alimentos para conseguir medicar os PETs. Em alguns casos, forçava a ingestão dos mesmos, provocando vômitos e deixando o animal ainda mais vulnerável à situação de enfermidade”, relembra Ana Carla Bruscki.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), até 2015, haviam cerca de 105 mil médicos veterinários atuando nas mais de 80 áreas, em 2017, já são mais de 110 mil profissionais atuantes. Segundo o mesmo órgão, em 2005 haviam aproximadamente 130 cursos de medicina veterinária, atualmente são 277 cursos em atividade. “Esses dados são expressivos e revelam que a profissão continua crescendo. Enquanto os investimentos em pesquisas e desenvolvimento tecnológico contribuem para a modernização e atualização dos profissionais, fazendo com que estes possam tratar dos animais e colocar em prática o dom de amar a vida animal”, finaliza a especialista.

Sobre a DrogaVET

Foi em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade aos animais que, em 2004, surgiu a DrogaVET. Criada pela farmacêutica Sandra Schuster, a empresa é pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil, especializada em produzir e oferecer produtos com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e prolongamento da vida dos animais. Mais informações estão disponíveis no site e na FanPage.

___________________________________
Fonte e foto: Céu Comunicação - www.ceucomunicacao.com.br
Dia do Veterinário: avanços e desafios marcam a profissão Dia do Veterinário: avanços e desafios marcam a profissão Reviewed by Empresas S/A on 13:58 Rating: 5

Nenhum comentário: