Bem vindos!


Futuro fiscal com entregas automatizadas em nuvem


Aplicação na nuvem, por meio dos serviços ECG, garante segurança de dados entregues ao Fisco, além de reduzir custos operacionais
15 de junho – esse é o prazo para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões (em 2016) transmitirem as informações relativas ao mês de maio de 2018 ao ambiente de produção da Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf). Empresas com faturamento até R$ 78 milhões também terão que fazer a entrega, posteriormente, conforme cronograma do fisco.

A EFD-Reinf abrange todas as retenções do contribuinte sem relação com o trabalho e as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. Diante desta nova obrigação que as empresas precisarão entregar à Receita Federal do Brasil via XMLs, imagine um serviço de mensageria que vai muito além da simples transmissão dos eventos. Esse é o novo serviço – denominado Enterprise Cloud GUEPARDO ECG, ofertado pela FH, visando facilitar e otimizar o trabalho das áreas fisco/contábil das organizações brasileiras.

Acompanhando as novidades do fisco, a FH tem investido fortemente nos últimos anos. De acordo com Fábio Hauagge, Vice President of Software and Services da FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software, do ponto de vista de inovação, hoje, o ECG – entregue por meio da plataforma Camaleo – é o projeto mais inovador que a FH tem no segmento fiscal, mas também um dos maiores no mercado nacional.

O ECG (Enterprise Cloud GUEPARDO), na prática, é um conjunto de APIs, disponibilizando features que cobrirão quatro principais pilares: Dados Mestres, Entrega de Obrigações Fiscais, Business Intelligence Analytics e Auditoria. “Poderíamos, por exemplo, comparar a ECG com os serviços do Google, Amazon Web Services, Microsoft Azure e IBM Cloud, cada um dentro do seu segmento. O ECG, sem dúvida, será a mais completa API fiscal do Brasil”, relata.

Para a entrega da EFD-Reinf, Hauagge explica que, ao invés de desenvolver suas próprias APIS, qualquer sistema pode se conectar ao ECG, “Desde SAP, Totvs, Oracle, MS-Dynamics, Sênior, Benner, Excel, entre outros. Posteriormente, o mesmo poderá ocorrer para as demais features que serão disponibilizadas pela FH. A primeira que estamos entregando dentro do ECG é a mensageria “inteligente”, isso porque ela faz muito mais do que uma simples conexão do EFD-Reinf com o governo. As próximas, entregues ainda em 2018 são as mensagerias de entrada da Nfe e NFSe”.

A segurança é um dos principais pontos do serviço oferecido pela FH. “Nesse sentido, as empresas podem ficar tranquilas. Essa comunicação via ECG écriptografada, ocorrendo apenas no sentido do sistema gerador (como o GUEPARDO, por exemplo) para o ECG, portanto, o cliente não precisa abrir as portas de entrada no seu firewall”, diz Hauagge.

Entre as principais vantagens, ainda podemos destacar: painel de eventos para quem utiliza a Solução GUEPARDO EFD-Reinf, com dashboards gerenciais onde é possível verificar os montantes enviados e receber notificações de envio e retorno dos arquivos XML; velocidade no set up; armazenagem dos arquivos XML e dos recibos de entrega; atualizações automáticas em casos de mudanças de layout ou regras de validação dos registros da EFD-Reinf e validação avançada das regras do manual de orientação da EFD-Reinf.

Para clientes com um menor volume de dados e cenários mais simplificados, existe a possibilidade de preenchimento manual ou carga da apuração de retidos diretamente no ECG que fará a mensageria, dispensando a necessidade de alterações na origem (qualquer ERP ou mesmo Software Fiscal). Outros pontos interessantes para as empresas é a autonomia com suporte; redução de custo com serviço e alocação de profissionais e pagamento por uso. “Esses benefícios são os diferenciais do ECG, além disso, os clientes não precisam disponibilizar mão de obra especializada, a FH dispõe de profissionais altamente capacitados para estas atividade – além de disponibilizar farta documentação. E, caso a receita mude o formato de entrega, a plataforma será adaptada automaticamente. Essa segurança é um grande diferencial”, expõe.

Finalizando, Hauagge relata que, estes serviços entregues via cloud representam o futuro no atendimento às demandas fiscais para todas as empresas, afinal, a modernização do fisco refletirá em organizações de todos os portes e segmentos. “Inclusive, o governo vem dando sinais que os demais Speds também migrarão para este modelo de entrega de obrigações, que utiliza conexão direta via web services e não mais com arquivos de texto via PVAs”, conclui.

 Sobre a FH – No mercado desde 1999, a FH é uma empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. Conta com mais de 250 clientes ativos, 600 colaboradores, oito sedes – Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Joinville, Rio de Janeiro, Brasília, Stuttgart e Madri. A FH tem atuação em mais de 30 países nos mais variados segmentos da indústria, como: varejo, manufatura, fashion, utilities, energia, financeiro, farmoquímica, agroindústria e setor público. A companhia conta com três linhas de negócio: Services, formada pelas áreas de Consulting, Technology e Fiscal – dedicadas à venda e implementação de projetos SAP, projetos omnichannel (SAP Hybris: e-commerce, marketing, faturamento, vendas e serviços em uma única solução) e projetos fiscais; Outsourcing – suporte online 24 x 7 – e Software – Solução Fiscal GUEPARDO e Camaleo (plataforma com aplicação global para desenvolvimento de soluções). Em 2016, a FH conquistou o prêmio de melhor parceira SAP do Brasil – nas categorias SAP S/4HANA, SAP Hybris e VAR-GB. Neste ano, a companhia também recebeu o selo SAP Recognized Expertise em SAP S/4HANA, Hybris Commerce e Cloud for Costumer, que comprova a expertise da empresa, tanto em projetos omnichannel, quanto na implementação do ERP de última geração da gigante alemã. Mais informações em: http://www.fh.com.br.

_______________________________________
Fonte: Comunicação FH: Smartcom - www.smartcom.net.br / facebook_Smartcom /  linkedin_Smartcom
Futuro fiscal com entregas automatizadas em nuvem Futuro fiscal com entregas automatizadas em nuvem Reviewed by Empresas S/A on 11:23 Rating: 5

Nenhum comentário: