Bem vindos!


Como integrar pessoas e processos pelas ferramentas de gerenciamento visual


Por Enio Klein

Quando se discute modelos de gestão, os trending points colaboração, trabalho em equipe, organizações ágeis e distribuídas ocupam as primeiras posições. Na ponta da entrega de valor, prontidão, sucesso e experiência do cliente são apontados como caminho crítico para as organizações deste século.

Como tendência, integrar pessoas e processos com metodologias baseadas na gestão visual ganham força e espaço entre profissionais experientes, e conquistam os mais jovens por serem intuitivas, ágeis e flexíveis. A economia e o aumento de produtividade decorrentes desta integração é dramática.

Entre bons exemplos destas metodologias de gestão visual está o “MBWA”, desenvolvida por David Packard, quando engenheiro na General Eletric, que é a versão ocidental do O Gemba Walk, de origem japonesa, que tem como finalidade a observação criteriosa do fluxo produtivo. Trata-se de uma avaliação crítica do passo a passo do processo produtivo, tomando como retrato fiel o que se passa em campo.

O MBWA é implementado em aplicativos na web e em smartphones, permitindo o trabalho em equipes de forma visual, rápida e eficaz. A americana de Boston, Sococo (Social Communication Company), é uma das principais fornecedoras de aplicativos que implementam este conceito na sua solução para workplace digital.

Assim como o Gemba Walk trouxe à gestão organizacional ocidental um conceito oriental, o kanban, que também tem sua origem no chão de fábrica, mais especificamente na Toyota nos anos 50, foi revisitado e trazido para o gerenciamento de processos de todas as naturezas em um modelo visual, de custo baixo e fácil de implementar. Pipefy, Asana, Trello, Jiira são aplicativos que implementam o Kanban para o gerenciamento de processos ágeis.

Somente estas duas metodologias e respectivos aplicativos, atuando de forma integrada nas organizações, representam um salto fantástico na gestão integrada de pessoas e processos. Benefícios tangíveis desta utilização podem ser identificados quando falamos da comunicação interna e entre equipes, diminuição e eliminação de tarefas desnecessárias – lean processes (outra colaboração da Toyota à gestão administrativa), melhoria da capacidade de entregar – melhor experiência do cliente interno e externo, priorização de tarefas e melhoria na gestão de mudanças entre outros que podem ser dimensionados e monetizados com facilidade.

Empresas ágeis são construídas a partir de equipes e processos ágeis, e a tecnologia pode ajudar muito as empresas no sentido de construir este ambiente, utilizando plataformas visuais que, além de interessantes, lúdicas e fáceis de usar, são robustas e garantem a eficiência e melhorias contínuas nos processos de negócio. Integrar processos a equipes é fundamental para transformar sua organização em uma empresa ágil. Está na hora de transformar!. Seja ágil!

Sobre a Doxa Advisers

A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades. Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação de tecnologia e da experiência.

Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade, Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa Advisers possui foco nos seguintes serviços:

- INOVAÇÃO

Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos, processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.

- GESTÃO

Gestão é a capacidade das organizações de utilizar da melhor forma os recursos disponíveis para atingir suas metas e objetivos, planejando e alcançando essas metas em tempo de forma ética e rentável.
________________________________________________
  
Autor: Enio Klein, CEO & General Partner da DOXA ADVISERS, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional pela International Association of Coaching - IAC/SLAC
Fonte e foto: Flávia Ghiurghi -
http://www.doxa-advisers.com.br/
Como integrar pessoas e processos pelas ferramentas de gerenciamento visual Como integrar pessoas e processos pelas ferramentas de gerenciamento visual Reviewed by Empresas S/A on 08:02 Rating: 5

Nenhum comentário: