Bem vindos!


Uma nova Terceira Idade

Psicóloga da ASBP vê uma percepção renovada que as pessoas a partir dos 60 anos têm de si e desta fase de suas vidas

O envelhecimento é a fase da vida onde as pessoas passam por maiores dificuldades de adaptação, seja pela diminuição do ritmo de vida ou pelo surgimento de limitações naturais quando os anos começam a pesar em nossa rotina. Entretanto, para algumas pessoas que chegaram à melhor idade, estar com primaveras a mais de vida não significa estar parado. Para estas pessoas, a velhice com os seus pesos é coisa há muito tempo ultrapassada.

Há muito tempo que a ciência vem se preocupando com o envelhecimento saudável, e isto se tornou realidade para muitas pessoas. O cuidado com a saúde, o consumo de suplementos e até mesmo a preparação para esta fase da vida é algo já convencionado para muitos brasileiros que chegaram aos 60 anos. Até porque atualmente o Brasil tem cerca de 30 milhões de idosos. Sem uma nova possibilidade de encarar a chegada da terceira idade seria uma complicação.

Para a psicóloga Simone Matias, houve uma mudança significativa no processo de envelhecimento e na forma como as pessoas na terceira idade se comportam, de acordo com a especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental da Associação de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP), Entidade especializada em benefícios e qualidade de vida para pessoas idosas, houve até o ganho de protagonismo por esta parcela da população. “Aqui podemos perceber que o envelhecimento não é mais algo encarado como um processo somente de perdas e lutos, mas sim como uma etapa da vida de novas possibilidades. Nesse sentido, a StarClub vai de encontro a esse novo olhar quanto ao processo de envelhecimento, já que propomos atividades tanto ligadas ao cuidado físico e psíquico como também atividades educativas, como aulas de inglês e informática.”

Qualidade de vida na terceira idade

No Brasil, já se tornou comum ver pessoas com 60 anos ou mais reinseridas no mercado de trabalho. Em alguns casos isso se deve ao sentimento de que ainda podem voltar à vida laborativa normalmente. E a busca por mais qualidade de vida foi impactada por este novo comportamento por parte dos idosos. “As pessoas que chegaram a esta fase da vida estão mais ativas, e isso modifica completamente a percepção que eles têm de si próprios. Eles deixam de enxergar as limitações e impossibilidades e passam a se ver como seres capazes e cada vez mais úteis.”, pontuou Simone Matias, psicóloga da ASBP e profissional que acompanha idosos há 13 anos.

Para a Terapeuta, as atividades e o atendimento da Entidade é fundamental para reforçar o novo conceito do que é ser idoso. “As atividades propostas para este público impactam de modo muito significativo na vida dos idosos, pois promove para eles não apenas os cuidados com a saúde e o bem-estar, mas também um espaço de relacionamento e interatividade.”, comentou.

O amparo necessário

Para muitos dos agremiados da ASBP, o espaço é tido como seu único local de apoio e segurança. Tudo por causa do ambiente familiar, de clima amistoso. É lá que muitos, além de tratamento, vêm para encontrar amigos, serem ouvidos e acolhidos em suas necessidades.

_______________________________________________
Fonte e Imagem: IPQuality Comunicação
Uma nova Terceira Idade Uma nova Terceira Idade Reviewed by Empresas S/A on 10:53 Rating: 5

Nenhum comentário: