Nós Indicamos


Jovens brasileiros lideram abertura de MEI no setor do comércio, revela estudo inédito da Serasa


Levantamento traçou o perfil dos consumidores que se tornaram microempreendedores individuais entre janeiro e setembro de 2018. Pessoas de 41 a 50 anos preferiram apostar na indústria

Os jovens, de 18 a 25 anos, estão no topo quando o assunto é a abertura de MEIs ligados ao setor do comércio. Segundo estudo inédito da Serasa sobre o perfil dos consumidores que se tornaram microempreendedores individuais entre janeiro e setembro de 2018, este grupo representa a maior parte (20,3%) do total de formalizados no comércio (405.296). Considerando todos os brasileiros que viraram MEIs no mesmo período, os jovens respondem por 18,2% e só ficam levemente atrás daqueles com faixa etária de 41 a 50 anos (18,8%). Este grupo de meia idade lidera a criação de MEIs com atuação na indústria (20,3%) e em serviços (19,2%).

Segundo o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola, a opção dos jovens pelo comércio e das pessoas de 41 a 50 pela indústria tem forte ligação com a natureza das atividades. “Normalmente, conduzir uma microempresa ligada ao comércio costuma ser menos complexo e pode não demandar grandes investimentos, já que o empreendedor pode trabalhar com estoque mínimo, na compra e revenda, aumentando seu capital de giro aos poucos. Já a indústria, pode exigir um perfil de vida mais experiente e certa disponibilidade de capital, obtidos com trabalhos anteriores, para investir em equipamentos e infraestrutura. Características muito semelhantes servem para o segmento de serviços”, diz Loyola.

Veja na tabela abaixo as informações completas por idade e setor das MEIs criadas entre janeiro e setembro de 2018:



Número de novos MEIs bate recorde

Com forte influência do baixo dinamismo econômico e estagnação do mercado de trabalho com carteira assinada, o número de novos microempreendedores individuais cresce a cada dia. No acumulado de janeiro a setembro, 1.585.542 MEIs de todos os setores nasceram no país, registrando um recorde histórico. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento registrado é de 16,7%.

“O resultado reafirma como o fenômeno do ‘empreendedorismo por necessidade’ ganhou força e prevaleceu entre os brasileiros que buscaram na criação de micronegócios uma fonte de renda alternativa, em meio a um cenário de recessão, acrescenta Loyola.

Região Sul lidera o crescimento do número de novos MEIs


Embora o Sul do país esteja em segundo lugar na participação total, esta foi a região que apresentou a maior evolução (19,2%) no total de microempreendedores individuais abertos entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017. O Sudeste, que representa 53,3%, teve o segundo maior crescimento (18,2%). Confira a tabela completa a seguir:



Novos MEIs liderados por mulheres são a maioria no comércio e na indústria

Apesar da maior participação masculina (53,8%) frente à feminina (46,2%) no índice geral de MEIs formalizados no período, as microempreendedoras são a maioria no comércio (53,6%) e na indústria (53,1%). Já os homens lideraram no segmento de serviços (57,6%).

Nascimento de MEIs pela segmentação Mosaic Brasil

Para traçar o perfil dos consumidores que viraram MEIs entre janeiro e setembro de 2018, também foi considerada a classificação do Mosaic Brasil – metodologia da Serasa Experian que segmenta a sociedade brasileira para entender melhor as transformações sociais. São 11 grupos e 40 segmentos, que levam em conta não só a renda, mas também critérios, como: educação, geografia, demografia, padrões comportamentais, estilo de vida, entre outros.

De acordo com o estudo, a segmentação “Independência na Casa dos Pais” concentra a maior parte dos novos MEIs (11,5%). Ela é composta por jovens solteiros que, apesar de ainda viverem com suas famílias estendidas, mantêm alguma independência econômica e conseguem se sustentar com seus próprios recursos. Possuem baixo acesso a atividades culturais e são frequentadores de comércio de rua.

O vice-líder (9,0%) foi o segmento “Novos Moradores da Comunidade”, representado por jovens, com menos de 30 anos, que moram sem a família em áreas periféricas, em geral comunidades fora das capitais. Muitos deles chegaram recentemente a essas áreas, sendo que parte vem do interior de Estados mais pobres, buscando melhores oportunidades em centros urbanos.

Estas duas segmentações fazem parte do grupo “Jovens da Periferia”, que representa a maior parte (34,8%) do total do número de novos MEIs. No geral, o perfil desse grupo compreende jovens adultos, moradores de zonas periféricas, com difícil rotina devido às limitações no acesso à educação e por causa da falta de infraestrutura dos bairros onde moram. Porém, perceberam melhoras em sua vida e acreditam num futuro ainda melhor.

O grupo que também expressa boa representatividade no mesmo contexto (12,4%) é o “Juventude Trabalhadora Urbana”, com jovens de até 35 anos, em início de carreira, mas ainda buscando aumentar sua escolaridade, que já é superior à dos pais. São otimistas e antenados, com acesso à tecnologia e de olho nas tendências.

Juntos, estes dois grupos de representatividade dos jovens em geral, alcançam 47,2% do total, o que mostra o protagonismo desse público na abertura de MEIs no país.

Veja mais detalhes sobre cada grupo no site: www.serasaexperian.com.br/mosaic

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa eTwitter @SerasaImprensa
Serasa Empreendedor

O Serasa Empreendedor é uma plataforma desenvolvida para contribuir com o crescimento sustentável das microempresas (MEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) de todo o país. Com acesso gratuito, o portal disponibiliza conteúdos e serviços que orientam o empresário a tomar decisões mais responsáveis, com foco na evolução do autoconhecimento, melhora na saúde financeira e consumo consciente do crédito. Ao reunir informações relevantes e personalizadas, o Serasa Empreendedor reflete o compromisso da Serasa Experian de estar próxima do microempreendedor brasileiro e ajudá-lo o a construir um amanhã melhor.

Para mais informações, visite: www.serasaempreendedor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian


A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

______________________________________
Fonte: Equipe de Relações com a Imprensa Serasa Experian
Imagem: Created by Freepik - www.freepik.com
Jovens brasileiros lideram abertura de MEI no setor do comércio, revela estudo inédito da Serasa Jovens brasileiros lideram abertura de MEI no setor do comércio, revela estudo inédito da Serasa Reviewed by Empresas S/A on 11:59 Rating: 5

Nenhum comentário: