Nós Indicamos


Os robôs vão às compras - agora também no Brasil


Grandes redes de supermercados dos EUA, Europa e Ásia vêm promovendo uma curva ascendente de investimentos em Inteligência Artificial personificados em boa parcela pelo uso de robôs em estabelecimentos e estruturas comerciais. O movimento ganhou força em 2017, quando um mercado russo baseado em Moscou passou a utilizar promobots para demonstrar produtos, orientar e agradar consumidores. De lá para cá, marcas importantes como a norte-americana Giant Food Stores e a rede australiana de mercearias online Coles, só para citar algumas, também aderiram à onda de modernização tecnológica e já contam com robôs integrados às equipes de funcionários ou à frente de processos da cadeia de produção e serviços.

No Brasil, a tendência global está a um passo de também ganhar realidade”, diz o engenheiro André Araújo, carioca de 42 anos com mais de duas décadas de experiência em automação e robótica. Araújo é um dos pioneiros em soluções usando IA e robótica para usos similares aos que estão sendo implantados nos países de primeiro mundo. Desde 2018, André está à frente da XRobô, primeira startup brasileira especializada no desenvolvimento de aplicações customizadas para autômatos de atendimento.

A empresa, embora absolutamente nova, já está mostrando que criar casos disruptivos faz parte de seu DNA. Com menos de nove meses de vida, no fim do ano passado, a XRobô foi responsável pela criação da inteligência artificial que habita o primeiro robô-concierge do Brasil, além de estar trabalhando no desenvolvimento de novos robôs inteligentes para uma grande cadeia varejista nacional e uma nova rede de hotéis, já se prepara para levar a tecnologia ao setor supermercadista.

Supermercado 3.0

A estratégia, além de acompanhar as tendências globais de transformação digital, vai ao encontro dos novos hábitos dos consumidores, cada vez mais antenados em gadgets e engenhocas de forte apelo futurista e por experiências criativas de consumo. Some-se a isso o fato de que a ida ao supermercado é uma atividade doméstica rotineira que não precisa ser chata e cansativa como muitos a rotulam. Acredite. ‘E bem o contrário.

“Imagine entrar em um supermercado e ser recebido por um simpático robô que dá informações, tira dúvidas sobre setores e onde estão os itens da loja, compara preços e marcas e faz até demonstrações de produtos”, diz André.

De fato, esses pequenos autômatos com cerca de um metro de altura possuem características sob medida para o atendimento em hipermercados e grandes magazines. Além da aplicação embarcada pela XRobô, que faz com que atuem com eficiência e prontidão para atender os clientes, eles possuem feições que imitam humanos, tem braços moveis e câmeras que fazem reconhecimento facial, o que favorece ainda mais a curiosidade e a interação com as pessoas que transitam pelo local.

Os robôs comercializados pela startup contam também com sensores de toque, presença e movimento que permitem desviar de obstáculos e se locomover na velocidade de uma pessoa andando. São ainda capazes de interpretar voz e fala, captando exatamente o que o cliente deseja saber ou para onde deseja ir.

O objetivo, segundo André Araújo, é tornar o robô o mais natural possível, contribuindo para uma experiência de interação muito mais espontânea e prazerosa entre humanos e robôs de serviço.

Com sede na cidade de São Paulo, a XRobô está na web em www.xrobo.com.br e https://www.instagram.com/xrobobrasil

_____________________________________________
Sobre a XRobô: A XRobô é uma empresa brasileira fundada por sócios com mais de 20 anos de experiência em Robótica e Automaçào - e que, em 2012, introduziram no Brasil os primeiros robôs humanoides. Com foco inicial em robótica nos centros de pesquisa e universidades, a companhia passou a desenvolver novas plataformas de software para atendimento a redes de hotéis, lojas, shoppings, restaurantes, bancos, hospitais e clinicas - tornando-se a primeira startup brasileira especializada no fornecimento de robôs de serviços (trabalha em projetos para os autômatos Sanbot Max e Elf, NAO Robot e outros) e na criação de aplicações sob medida para tais robös em diferentes setores corporativos. Como filosofia, a XRobô acredita firmemente que a robótica pode melhorar vidas, meio ambiente e o mundo em que vivemos - quiçá até mesmo a própria raça humana. Na web, a startup de tecnologia e inovação está em www.xrobo.com.br e https://www.instagram.com/xrobobrasil
fONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa XRobô: Allameda.com
Os robôs vão às compras - agora também no Brasil Os robôs vão às compras - agora também no Brasil Reviewed by Empresas S/A on 08:02 Rating: 5

Nenhum comentário: